Português

23/12/2020

ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO

DE ANO LETIVO

 

Fala pessoal, chegamos ao final de nossa jornada letiva em 2020. Antes de irmos embora, contudo, temos duas últimas tarefas.

 

Assim, façam os exercícios da página 64 do Caderno de Atividades e da página 260 do livro didático, para fecharmos o ano com chave de ouro!

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 

A seguir, preparei um vídeo de despedida. Podem assistir sossegados pois não coloquei nenhuma atividade nele!

 

https://youtu.be/iIFR9SQ52cE

 

_____________ 

 

22/12/2020

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

 

Fala galera, tudo bem? Hoje faremos atividades de fixação sobre o uso dos porquês, nas páginas 258-259 do livro didático, para que possamos corrigir em nossa derradeira aula do ano, amanhã.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 

 

______________

 

18/12/2020

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

 

Na sequência do estudo sobre os usos dos porquês, façam as atividades das páginas 62-63 do Caderno de Atividades, para que possamos corrigir posteriormente.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 

 

_____________


15/12/2020

USO DOS PORQUÊS

 

Na língua portuguesa possuímos diferentes grafias para os mais diversos empregos dos porquês. Ainda que na língua falada não notemos qualquer diferença sonora, na modalidade escrita temos funções distintas para cada uso dessa conjunção. A seguir, veremos como isso se dá:


Por que:

O por que apresenta duas utilizações distintas, uma quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”. Para ficar mais clara, confira os exemplos a seguir:

- Por que você não vai ao teatro? (por qual razão)

- Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)

Contudo, quando contarmos com a junção da preposição por + pronome relativo que, teremos o significado de “pelo qual” e suas flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais. Observe:

- Os lugares por que passamos eram maravilhosos. (pelos quais)

 

Por quê

Quando ele aparecer antes de um ponto ( seja ele final, interrogativo, ou exclamativo), o por quê precisa ser acentuado, mantendo o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. Veja a seguir:

- Vocês não limparam tudo? Por quê?

- Andar oitocentos metros, por quê? Vamos de carro.

 

Porque

O “porque” se trata de uma conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”. Para exemplificar, vejamos:

- Não fui ao teatro porque tenho que estudar para a prova. (pois)

- Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

 

Porquê

O porquê é substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Assim, ele é acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral, como podemos observar nos exemplos a seguir:

- O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)

- Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

 

•     •     •

 

►► A seguir, façam as atividades 1-3 sobre o uso dos porquês, localizadas nas páginas 255-257 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.

 

►► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

►► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

  

 

_________

 

11/12/2020

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

 

Dando sequência ao estudo dos usos do modo imperativo, façam primeiramente as atividades 6-9 das páginas 254-255 do livro, e em seguida respondam aos exercícios 2-5 das páginas 60-61 do Caderno de Atividades.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 

 

_________________   


09/12/2020

ATIVIDADE AVALIATIVA

 

Fala pessoal, hoje é dia de nossa atividade avaliativa do quarto bimestre. As questões estarão disponíveis na Plataforma Plurall entre 16h e 20h. Não deixem de fazer!

 

 

_________________


     08/12/2020

 VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!




___________


04/12/2020

USOS DO MODO IMPERATIVO E DO INFINITIVO

 


https://youtu.be/QcsGDJxPsXM

 

Fala galera, tudo bem? Hoje daremos sequência nas atividades sobre o emprego do modo imperativo e das demais maneiras de se expressar essa imperatividade.

 

Assim, façam os exercícios 1-5 da sessão “Atividades: uso do modo imperativo e do infinitivo”, localizada nas páginas 252-253 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 


___________


         02/12/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!










    ____________________________


01/12/2020

USOS DO MODO IMPERATIVO

 

Dentro do texto publicitário é comum o uso dos verbos no modo imperativo, uma vez que este é o modo que contempla as formas verbais que indicam pedido, ordem, conselho, súplica, desejo, convite e sugestão.

 

O modo imperativo se desdobra em duas representações: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo. No imperativo afirmativo o falante tem o objetivo de levar o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. No imperativo negativo o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação.

 

Como a língua portuguesa possui um vasto repertório, podemos encontrar três formas para expressarmos alguma ordem ou recomendação através do uso de verbos ou locuções verbais, como o uso de verbos no imperativo, o uso de verbos no infinitivo e o uso de verbos no futuro.

 

•     •     •

 

Nesse sentido, façam as atividades das páginas 249-251 do livro didático, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula interativa!

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!


 

 ______________ 


27/11/2020

PROPAGANDA

 

https://youtu.be/IGY8S_qW4a8

 

A propaganda é um gênero textual que tem como finalidade a divulgação de uma marca, um produto ou uma ideia. A intenção de qualquer anúncio publicitário é de convencer seu possível consumidor a comprar algum produto ou a simpatizar com alguma ideia.

 

Em sua linguagem, a Propaganda faz uso de imagens – fotos, montagens, ilustrações – e palavras escolhidas cuidadosamente, com o objetivo de destacar as vantagens e qualidades do produto ou ideia que ali está sendo anunciado.

 

A propaganda tem em sua construção a presença de um slogan – frase curta e de fácil memorização, que se ligue à marca de forma rápida –, bem como de argumentos de convencimento para atingir e impactar o possível cliente.

 

É importante destacarmos que a propaganda pode fazer uso de diferentes estratégias discursivas, para chamar a atenção de seu possível consumidor, seja através de um maior destaque para o texto (argumento verbal) ou para a imagem (argumento não-verbal).

 

•     •     •

 

Assim, façam as atividades da sessão “Conexões entre textos, entre conhecimentos”, localizadas nas páginas 245-248 do livro didático, para corrigirmos posteriormente.

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!



______________ 


25/11/2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Fala pessoal, tudo bem? Hoje daremos sequência na interpretação das peças publicitárias dispostas no livro.

 

Assim, leiam o Texto 2 da página 239 e façam as atividades das páginas 240-242 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.


►► TAREFA DO DIA: façam a atividade 1 das páginas 59-60 do Caderno de Atividades! ◄◄

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 

 

______________     


    24/11/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    ____________________________


20/11/2020

A ARTE DO CONVENCIMENTO

 

No mundo moderno, somos atingidos o tempo todo com publicidade, dos mais diferentes tipos e nos mais distintos níveis.

 

Seja ao navegarmos pelo instagram, seja ao andarmos pelas ruas e olharmos para qualquer lugar, lá estará algum anúncio, de algum produto, serviço ou ideia, preparado cuidadosamente para convencer alguém a adquirir algo, contratar alguém ou mesmo a tomar um posicionamento que anteriormente não era de sua vontade.

 

Movendo boa parte das engrenagens sociais dos dias atuais, temos a propaganda como o gênero a ser estudado por agora. Desse modo, leia o Texto 1, da página 236, e faça as atividades das páginas 237-239 referentes a ele.


Em nossa próxima videoaula corrigiremos essas questões e nos debruçaremos com atenção sobre a peça publicitária analisada.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

   

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 


_________________


        18/11/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!


►► TAREFA DO DIA: Façam as atividades da página 229 do livro didático, da sessão “Outro texto do mesmo gênero”. ◄◄



    ____________________________


17/11/2020

DESAFIOS DA LÍNGUA

 

Fala galera, tudo bem? Preparei para vocês um suplemento em vídeo, falando sobre os modos verbais. Não deixem de assistir, pois esse material pode servir de apoio quando vocês forem estudar para nossa atividade avaliativa.

 


 

A seguir, façam as atividades da sessão “Desafios da língua, localizadas nas páginas 225-228, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula interativa!

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

   

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

     


____________________________


        13/11/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    ____________________________


11/11/2020

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

 

Fala galera, tudo bem? Hoje continuaremos com as atividades sobre verbos, dando sequência no estudo que estamos fazendo ao longo dessa semana.

 

Assim, façam as atividades 1-9 das páginas 54-58 do Caderno de Atividades, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula interativa!

 

►► Como TAREFA DO DIA, façam as atividades de acentuação da sessão “Desafios da língua”, da página 58 do Caderno de Atividades. ◄◄

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!




____________________________


10/11/2020

MODOS DO VERBO

 

Os verbos, como temos visto, podem se flexionar em relação ao tempo, ao número e à pessoa do discurso.

 

Contudo, a capacidade de flexibilização dos verbos não se resume a esses tópicos apenas, mas também ao aspecto que evidencia o posicionamento do falante em relação à intenção com a qual o verbo deve ser utilizado.

 

Por conta da flexão de modo, o falante consegue evidenciar suas intenções e perspectivas ao empregar as formas verbais em geral.

 

Existem três modos verbais que se destacam na língua portuguesa, são eles: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.

 

O modo indicativo expressa certeza, aquilo que é certo, factual. O modo subjuntivo, por sua vez, expressa a possibilidade, aquilo que pode ou não acontecer, algo que ainda não é factual, mas possível. Por fim, o modo imperativo pode expressar ordem, pedido, conselho, súplica, desejo ou recomendação.

 

•     •     •

 

A seguir, façam as atividades das páginas 222-224 do livro didático, para que possamos corrigir na próxima aula.

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!




  ____________________________


06/11/2020

VERBO II

 

Vimos anteriormente que os verbos se flexionam para demarcar o tempo no qual se encontra sua ação. Quando pensamos na flexão de pessoa, por sua vez, pensamos na Pessoa do discurso.

 

Dessa forma, pensamos na pessoa que fala (1ª), na pessoa com quem se fala (2ª) e na pessoa de quem se fala (3ª). A partir delas, podemos pensar se flexionamos o verbo e falamos no singular ou no plural, assim atingindo a flexão de número. Vale destacar que as formas verbais se flexionam para concordar com a pessoa e o número das pessoas gramaticais a que se referem.

 

Assim, façam as atividades 1-3 das páginas 221-222 do livro didático. Em seguida, façam as atividades da sessão “Conhecimento em teste”, das páginas 52-53 do Caderno de Atividades.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 



  ____________________________

       

        04/11/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    ____________________________


03/11/2020

TIRINHAS E OPINIÕES

 

Um ponto de vista pode ser defendido de diferentes formas, seja por meio de um poema, de um artigo opinativo, de uma canção ou mesmo através de uma tira em quadrinhos.

 

Nesse sentido, contando com maior ou menor grau de abstração, se faz necessária a interpretação da peça textual para que a opinião ali emitida possa ser extraída e devidamente compreendida.

 

Desse modo, façam as atividades das páginas 218-219 do livro didático, para que possamos discutir sobre em nossa próxima aula.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!




 ____________________________


30/10/2020

ARTIGO DE OPINIÃO

 

O artigo de opinião pode ser compreendido como um texto publicado em jornal, revista ou internet, que se objetiva a expressar a opinião do autor sobre algum determinado assunto, ou seja, é o tipo de texto que se destina a defender ideias.

 

A intenção de um texto desse gênero é a defesa de ideias, e para tanto ele deve se construir a partir de três partes, sendo elas: apresentação, argumentação e conclusão.

 

Enquanto a apresentação introduz o assunto a ser tratado, a argumentação reúne razões (provas/fatos) que sustentam, comprovam uma opinião, com o objetivo de convencer alguém a crer nela.

 

Um argumento pode ser um exemplo, um dado estatístico, a citação de uma autoridade, fatos históricos, entre outros. Um argumento que rebate outro é chamado de contra-argumento.

 

A conclusão de um artigo de opinião finaliza a defesa do ponto de vista abordado pelo autor. A linguagem do artigo de opinião deve ser clara, se adequando ao leitor ao qual se destina.

 

A linguagem de um artigo de opinião precisa ser clara, se adequando ao leitor a que se destina, para facilitar o desenvolvimento da argumentação e a compreensão do ponto de vista defendido.

 

•     •     •

 

►► A seguir, façam os exercícios das páginas 48-51 Caderno de Atividades, para que possamos corrigir na próxima aula.

 

►► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

►► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 



 ____________________________


28/10/2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

E aí pessoal, tudo certo? Hoje daremos prosseguimento nas atividades de interpretação do artigo de opinião de Rosely Sayão.

 

Dessa forma, façam as atividades 1-9 das páginas 213-215, sobre linguagem e construção do texto, para que possamos corrigir na próxima aula!

 

 Acessem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

    


 ____________________________

  

      27/10/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    ____________________________


21/10/2020

OPINIÕES EM JOGO

 

Vivemos na era da informação, um período no qual o conhecimento está cada vez mais acessível e as notícias pululam por toda parte e a todo instante.

 

Dentro desse novo contexto de mundo, bem distinto do que tínhamos nas últimas décadas, somos cada vez mais desafiados a opinar sobre os mais diferentes assuntos, mesmo quando não sabemos nada do tema.

 

Conjuntamente com esse acesso amplo aos mais diversos conteúdos, as ações opinativas se encontram em alta, de forma que quase todo mundo sempre quer ter algo a dizer e encontrar alguma forma de expressar o que pensa.

 

Contudo, opinião sem conhecimento gera desinformação e caos, em diferentes escalas. Num mundo pautado por diferentes vozes aqui e ali, torna-se cada vez mais necessária a compreensão de que somos uma sociedade plural e diversa, e desse modo existem variados pontos de vista para todo e qualquer assunto.

 

Nesse sentido, é essencial não somente emitir opiniões mas também estruturar um pensamento, formular argumentos que deem solidez para o ponto de vista defendido, de modo que a opinião se desgarre do achismo vazio e ganhe substância a partir de uma reflexão consciente.

 

•     •     •

 

Hoje damos início ao estudo do artigo de opinião, um tipo de texto que emite um ponto de vista acerca de um determinado assunto.

 

Assim, façam a leitura do texto das páginas 210-211 do livro, para em seguida responderem às questões 1-9 de interpretação de texto, nas páginas 212-213. Em nossa próxima videoaula interativa discutiremos o artigo lido e corrigiremos os exercícios, ok?

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 



 
 _____________________________

     

20/10/2020

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

Fala galera, tudo bem? Após termos realizado nossa atividade avaliativa bimestral, temos pela frente algumas tarefas antes de iniciarmos a próxima unidade do livro.

 

Dessa forma, façam as atividades das páginas 200-203 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.

 

 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 



 ______________________________


        13/10/2020

   VIDEOAULA!


Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula revisional e interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    _____________________________

       

        09/10/2020

   VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    _____________________________


07/10/2020

ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS

 

Os advérbios são uma classe de palavras que modificam o sentido do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de lugar etc.

Observe os exemplos a seguir:

 

Um lindo balão azul atravessava o céu.

Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.

 

• Nesse caso, lentamente modifica o verbo atravessar, pois acrescenta uma ideia de modo.

A locução adverbial, por sua vez, é toda expressão formada por mais de uma palavra e que funciona com o valor de um advérbio em uma frase. Se atente para os exemplos abaixo:


As notícias chegaram cedo.

As notícias chegaram de manhã.http://img.anotacoes.org/img-blog.gif

      

• Em de manhã temos uma expressão formada pela junção da preposição de com o substantivo manhã. Dessa união se forma uma locução adverbial, pois a combinação dos termos possui valor de advérbio na frase.

Nesta etapa, estamos estudando apenas os advérbios e as locuções adverbiais que acrescentam circunstâncias de tempo, modo e lugar.

Abaixo, se encontram dispostos alguns exemplos de advérbios e locuções adverbiais destas três circunstâncias:


Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de manhã, às vezes, já, jamais, nunca, logo, cedo, etc.http://img.anotacoes.org/img-blog.gif

Modo: bem, mal, assim, devagar, às pressas, pacientemente, lentamente, rapidamente, depressa, assim, apressadamente etc.http://img.anotacoes.org/img-blog.gif

Lugar: lá, aqui, acima, por fora, perto, longe, dentro, embaixo, debaixo, ali, etc.


► Confiram o vídeo a seguir:



► Dessa forma, façam as atividades das páginas 198-199, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula interativa!


 Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!








________________________


06/10/2020

O USO DE FORMAS VERBAIS NO FUTURO

 

Continuando nosso estudo dos verbos, hoje faremos atividades voltadas para o emprego dos verbos no tempo futuro. Dessa forma, façam as atividades 1-7, das páginas 196-197 do livro, para que possamos corrigir na próxima aula.  

 

 Acessem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!




________________________


02/10/2020

ATIVIDADES SOBRE VERBO (CONTINUAÇÃO)

 

E aí pessoal, tudo certo? Hoje eu resolvi trazer pra vocês um material em vídeo, rememorando o que vimos até agora sobre os verbos. Assistam a seguir!

 

 

Dando sequência ao estudo prático que estamos fazendo com os verbos, façam as atividades 7-12 das páginas 194-195 do livro didático, para que possamos corrigir na próxima aula.

 

Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!

 


 
    _____________________________    

 

      30/09/2020

   VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!


►► TAREFA DO DIA 30/09/2020 ◄◄

Como tarefa do dia, façam também os exercícios 1-3 da página 47 do Caderno de Atividades!



    _____________________________    


    29/09/2020

VERBO I

 

Podemos definir o verbo como uma classe de palavras variável, que indica ação, movimento, estado ou fenômeno da natureza, localizando no tempo aquilo que indica. É importante sabermos que os verbos podem sofrer variações de acordo com suas flexões. Vejamos abaixo algumas delas, que consideramos importantes para esse momento de nosso estudo.

 

Tempo

Temos, na língua portuguesa, três tempos verbais. São eles: pretérito (passado), presente, e futuro. Vejamos um pouco mais sobre cada um deles:

►► Presente: tem relação com um fato ou ação que ocorre no momento em que se fala.

Exemplo: A professora está muito bonita hoje.


►► Pretérito: tem relação com um fato ou ação que ocorreu anterior à fala.

Exemplo: A professora estava muito bonita ontem.


►► Futuro: tem relação com um fato ou ação que irá ocorrer posterior à fala:

Exemplo: A professora estará mais bonita amanhã, pois é nossa formatura.

 

Infinitivo

O infinitivo é uma das três formas nominais do verbo, sendo aquela com a qual verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação, apresentando neutralidade em relação às flexões do verbo.

Na língua portuguesa, os verbos são distribuídos em três conjuntos, cada um compondo uma conjugação, de acordo com a terminação de cada verbo no infinitivo:

       1ª conjugação: -ar (exemplos: amar, criar, pagar)

       2ª conjugação: -er (exemplos: comer, fazer, nascer)

       3ª conjugação: -ir (exemplos: fugir, cair, sorrir)

 

•     •     •

 

►►► Nesse sentido, façam as atividades 1-3 da página 189, bem como os exercícios 1-6 das páginas 192-193 do livro didático, para que possamos corrigir em nossa videoaula interativa!


►►► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!



  _____________________________

     

    25/09/2020

VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



    _____________________________


23/09/2020

FAKE NEWS

 

Um dos grandes males da atualidade, as chamadas Fake News (notícias falsas) tem invadido nos últimos anos o cotidiano da sociedade, potencializadas pela velocidade de transmissão de dados via internet.

 

Dessa forma, torna-se cada vez mais essencial o exercício de checagem e conferência de fontes, para que boatos mentirosos não sejam tomados como verdades pela sociedade em geral.

 

A forma como uma informação é transmitida muitas vezes determina a maneira como milhares de pessoas interpretarão aquela notícia, e nessa brincadeira muitas vezes as vidas dos cidadãos são colocadas em jogo, diante de informações desencontradas e muitas vezes caluniosas, manchando reputações e gerando prejuízos dos mais variados para as vítimas daquela notícia falsa.

 

Dito isso, é necessário que nos adaptemos ao cenário que temos no horizonte, e para não consumirmos nem propagarmos informações falsas, devemos nos esforçar para checar as notícias que recebemos, verificando fontes, dados e demais elementos de confiabilidade que, como sabemos, devem constar em uma notícia.

 

Nesse sentido, façam as atividades 1-2 das páginas 186-187, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula, quando falaremos mais sobre o tema.

 

►► TAREFA DO DIA 23/09/2020 ◄◄

Como atividade do dia, façam também os exercícios 1-3 da página 45 do Caderno de Atividades!


 Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

  Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!




 ______________________________


22/09/2020

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

Fala pessoal, tudo bem? Dando sequência às atividades de interpretação do texto lido no início do capítulo, façam as atividades 1-5 de “Linguagem e Construção do Texto”, das páginas 181-183 do livro didático.

 

Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

  Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!


    
    
______________________________


18/09/2020

NOTÍCIA

 

Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que se encontra presente em nosso dia a dia, principalmente nos meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, televisivos ou radiofônicos.

Dessa forma, quando falamos em notícia, falamos de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.

O intuito da Notícia é informar seu leitor sobre acontecimentos significativos sobre o mundo e a sociedade em geral. A estrutura da Notícia enquanto texto contempla elementos como: a manchete, que é o título principal da notícia; linha-fina, frase em destaque logo abaixo da manchete; lide, um resumo das informações disposto logo no início do texto, no primeiro parágrafo; olho, frases importantes destacadas ao longo do corpo do texto.

Para conferir respeitabilidade para a notícia, devem-se utilizar elementos de confiabilidade, como a apresentação de dados tais como lugar, tempo, hora, além de citações de autoridade. O uso de recursos visuais como fotos, ilustrações, tabelas e gráficos é muito bom para complementação e síntese das informações ali registradas. Na notícia, os fatos são registrados por ordem de importância.

A linguagem da notícia é mais precisa e impessoal, o que exige que a escrita dela seja realizada de maneira objetiva e clara, além da utilização de linguagem não verbal, como fotos, desenhos, etc.

 

•     •     •

 

Nesse sentido, leia a notícia localizada nas páginas 178-179 do livro didático e façam as atividades 1-9 de “Compreensão inicial”, para que possamos corrigir na próxima aula.

 

 Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!

 

  Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!

 


  ______________________________

  

    16/09/2020

VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!


_________


►►► TAREFA DO DIA ◄◄◄

Façam os exercícios das páginas 43-44 do Caderno de Atividades, para corrigirmos na próxima aula!



_______________________________________


15/09/2020

EXERCÍCIOS

 

Fala pessoal, tudo bem? Finalizando a quinta unidade de nosso livro, façam as atividades 1-4 da sessão “Desafios da língua”, nas páginas 166-168.

 

Em seguida, respondam às atividades 1-3 da página 42 do Caderno de Atividades.

 

Não deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas aulas!

 

Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



______________________________


11/09/2020

ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

 

Oi pessoal, tudo bem? Hoje daremos prosseguimento ao nosso estudo sobre os pronomes, e nada melhor do que exercícios de fixação para uma devida compreensão dos conceitos que foram trabalhados nos últimos dias!

 

Dessa forma, vocês devem fazer as atividades 1-9 das páginas 38-41 do Caderno de Atividades, para que possamos corrigir em nossa próxima aula!

 

Não deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas aulas!

 

  Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!




____________________________________


09/09/2020

EXERCÍCIOS

 

Fala pessoal, tudo bem? Na aula de hoje temos algumas atividades para lidar, referentes ao conteúdo que estamos estudando nesse bimestre.

 

Dessa forma, façam as atividades 1-4 das páginas 165-166 do livro didático, para que possamos corrigir na próxima aula.


► Como tarefa de casa, façam os exercícios 1-5 da página 37 do Caderno de Atividades.

 

Não deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas aulas!

  

Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!

   


____________________________________

 

    08/09/2020

VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



_______________________________________________________   


    04/09/2020

EXERCÍCIOS

 

Fala pessoal, tudo bem? Dando prosseguimento em nossas atividades, faremos hoje os exercícios das páginas 162-164, sobre pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.

 

 Não deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas aulas!

 

 Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!

 


___________________________________


02/09/2020

VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



________________________________________________________

    

    01/09/2020

    ATIVIDADES

► Na última aula começamos a fazer as atividades sobre os pronomes pessoais. Hoje daremos sequência nessa empreitada, fazendo os exercícios 1-7 das páginas 160-161, para corrigirmos na nossa aula seguinte.

Não deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas aulas!

Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________


28/08/2020

PRONOMES

 Pronomes são palavras que podemos empregar no lugar do substantivo, ou que a ele se referem, ou ainda, que acompanham o nome, qualificando-o de alguma forma.

Grande parte dos pronomes não possuem significados fixos, isto é, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, o qual nos permite recuperar a referência exata daquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicação. Observe os exemplos a seguir:


 ► Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada.

[minha/eu: pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala]

 ► Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada?

[tua/tu: pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala]

 ► A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada.

[dela/ela: pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala]


PRONOMES PESSOAIS

 Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1.ª pessoa), com quem se fala (2.ª pessoa) e de quem se fala (3.ª pessoa).

Eles variam em gênero e número e são classificados de acordo com a função que exercem e sua tonicidade. Quanto à função, são divididos em: Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes pessoais do caso oblíquo. 



► Nesse sentido, façam as atividades das páginas 155-158 do livro didático, para que possamos corrigi-los na próxima aula.

► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________


    21/08/2020

VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Nela revisaremos o conteúdo para a avaliação bimestral, então não percam! Estou esperando vocês!



________________________________________________________


05/08/2020

REVISÃO II

Oi pessoal, tudo bem? Hoje temos o segundo vídeo de nossa  revisão. Confiram a seguir!




________________________________________________________


04/08/2020

REVISÃO I

E aí pessoal, tudo tranquilo? Agosto começou em alta voltagem, e já estamos dando início às nossas revisões para a avaliação bimestral. Por isso, preparei um vídeo para começarmos a retomar os pontos que serão avaliados na atividade. Confiram!


________________________________________________________

24/07/2020
COESÃO TEXTUAL E USO DE PRONOMES

► Para dar prosseguimento ao estudo do uso de pronomes na coesão textual, iniciado na videoaula dessa semana, façam as atividades das páginas 152-154 do livro didático.

► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________

_________________________________________________________

22/07/2020
VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!



________________________________________________________

_________________________________________________________


21/07/2020

ATIVIDADES!

► Fala pessoal, tudo bem? Hoje teremos uma nova leva de exercícios, as atividades 1-7 das páginas 34-35 do Caderno de Atividades. Corrigiremos os exercícios na nossa videoaula de amanhã, junto com as atividades da aula anterior!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________


17/07/2020

ATIVIDADES


► Na sequência da leitura do texto "Férias na Antártica", façam as atividades de "Linguagem e construção do texto", páginas 144-146, para que possamos corrigir em nossa videoaula!

► Não se esqueçam de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________


15/07/2020

RELATO PESSOAL 

O gênero “Relato Pessoal” consiste em uma modalidade textual que narra sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, é possível identificarmos as emoções e os sentimentos expressos pelo narrador.

Assim como em uma narração ficcional, o relato pessoal apresenta um tempo e espaços bem definidos, nos quais o narrador torna-se o protagonista da história.

O narrador do relato pessoal conta os fatos vividos ao mesmo tempo em que participa da narrativa, se mostrando e opinando no decorrer do texto. Dessa forma, podemos observar que o narrador de um relato pessoal utiliza sempre a 1ª pessoa em sua escrita, seja ela no singular (eu), ou no plural (nós).

É válido observarmos que além de narrativo, o relato pessoal pode ser descritivo, apresentando a descrição do local, personagens e objetos que fazem parte do fato relatado.

De acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e o receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal, se tornando mais objetiva quando pretende documentar algo e subjetiva quando se propõe a revelar impressões pessoais do autor sobre o que viveu.

Os relatos pessoais podem ser divulgados por variados meios de comunicação, como, jornais, revistas, livros, redes sociais, dentre outros, sejam em sua modalidade escrita, seja em registros de áudio e/ou vídeo.

 

A seguir, leiam o texto “Férias na Antártica”, contido nas páginas 140-142 do livro didático, e façam as atividades 1-6 de “Compreensão inicial”, na página 143. Na próxima aula corrigiremos os exercícios e daremos prosseguimento nessa nova unidade.

 

Qualquer dúvida em relação às tarefas, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________


14/07/2020
VIDEOAULA!

Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!


________________________________________________________

_________________________________________________________

10/07/2020
DESAFIOS DA LÍNGUA

► Fala pessoal, tudo certo? Na sequência de nossas tarefas dessa semana, façam os exercícios das páginas 30-33 do Caderno de Atividades, na sessão "Desafios da língua". Na próxima aula corrigiremos e daremos sequência em nossas tarefas.

► Não se esqueçam de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________

_________________________________________________________

08/07/2020
VIDEOAULA!

Galera, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!


________________________________________________________

_________________________________________________________

07/07/2020
CONCORDÂNCIA NOMINAL

► Nas últimas aulas nós observamos alguns dos principais determinantes dos substantivos, e hoje faremos algumas atividades que nos mostram a aplicação prática destes determinantes, na execução da concordância nominal. Nesse sentido, façam as atividades 1-4 da página 126 do livro didático.

► Não se esqueçam de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!

► Qualquer dúvida em relação às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________

_________________________________________________________

03/07/2020

ARTIGOS

 

Podemos compreender o artigo como a classe gramatical que antecede costumeiramente um substantivo, apresentando variedade tanto em gênero quanto em número.

O artigo, em geral, antecede o substantivo para fazer referência a ele. Desse modo, ele tanto pode dar especificidade para aquilo que pretende representar, quanto pode dar sensação de vagueza quando antecede elementos que não podem ser especificados.

Desse modo, os artigos não tem funcionalidade sozinhos no enunciado, o que faz com que seja necessária a companhia frequente de outro substantivo junto a ele para que o artigo faça sentido na organização frasal.

 

Artigos definidos:

Os artigos definidos tem esse nome por referenciarem um ser é específico, seja por já ter sido citado anteriormente ou por ser de conhecimento mútuo dos interlocutores. Os artigos definidos variam tanto em relação ao gênero quanto em relação ao número. Observe os exemplos a seguir:

• A pizza de ontem estava maravilhosa.

• Ela quitou a dívida com o dono da padaria.

• Escolhi as frutas que levaremos hoje.

• Os manifestantes se reuniram na praça do Shopping Santa Cruz.


► Artigos definidos: o, a, os, as.

 

Artigo indefinido: 

Os artigos indefinidos, por sua vez, são utilizados para evidenciar uma generalização acerca de algo mencionado, ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, uma vez que é a primeira vez em que aparece no discurso. Os artigos indefinidos variam também tanto em gênero quanto em número. Observe os exemplos a seguir:

• Uma garota perguntou por você hoje.

• Julieta me comprou um jornal.

• Passei umas semanas me recuperando do susto.

• Eu estive fora uns dias.


► Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.

 

NUMERAL

 

Devemos compreender o numeral como uma classe de palavras que varia tanto em número quanto em gênero e se propõe a determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou lugares ocupados em uma determinada sequência. Desse modo, o numeral é a palavra que indica, numericamente, um número exato ou a posição que tal coisa ocupa numa sequência.

Os numerais podem ser compreendidos entre diferentes classificações, observe a seguir:

• Numerais Cardinais: apontam quantidades definidas.

• Numerais Ordinais: Destacam a ordem de elementos encontrados em uma sequência.

• Numerais multiplicativos: Apontam o aumento de uma determinada quantidade.

• Numerais fracionários: Destacam parte(s) de uma totalidade.


► Em seguida, façam as atividades referentes a artigos e numerais, das páginas 123-125 do livro didático.

► Na próxima aula daremos prosseguimento para o conteúdo e corrigiremos as atividades.

► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________

_________________________________________________________

01/07/2020

Gostaria de lembrá-los da aula interativa hoje às 09:30 horas, na Plataforma Plurall!



Tarefa de Português

________________________________________________________

_________________________________________________________

30/06/2020
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO

► Podemos compreender as determinantes do substantivo como palavras ou expressões que acompanham o substantivo, determinando-o, isto é, acrescentando-lhe ideias distintas. Adjetivos e locuções adjetivas são exemplos de classes gramaticais que agem como determinantes dos substantivos. Relembremos o que cada uma dessas classes trabalha:

 

Adjetivos:

Classe de palavras utilizada para caracterizar e qualificar o substantivo.


Locuções adjetivas:

Nome dado a expressões usadas em um texto com a mesma função de um adjetivo, ou seja, caracterizar e qualificar o substantivo.


►► A seguir, façam os exercícios sobre determinantes dos substantivos na página 29 do Caderno de Atividades  e os exercícios 1-3 da página 119 do livro didático, para corrigirmos na próxima aula.


►► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________

_________________________________________________________

03/06/2020
REVISÃO - PARTE II

► Galera, assistam a seguir o segundo vídeo que preparei para nossa revisão conteudística do primeiro bimestre!









► Qualquer dúvida acerca do conteúdo, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


________________________________________________________
_________________________________________________________

02/06/2020
REVISÃO - PARTE I


► Galera, assistam a seguir o vídeo que preparei para darmos início à revisão conteudística do primeiro bimestre!


► Não se esqueçam de conferir a página de gabaritos para verificar as respostas das atividades da última semana.

► Qualquer dúvida acerca do conteúdo, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________
_________________________________________________________

29/05/2020
SUBSTANTIVOS


O substantivo nomeia os seres em geral e pode sofrer variação de gênero, número e grau. Existem diversos tipos de substantivos, conforme podemos observar a seguir:

Substantivo Simples
Os substantivos simples são aqueles formados por apenas uma palavra. Exemplos: casa, carro, camiseta.

Substantivo Composto
Os substantivos compostos são formados por mais de uma palavra. Exemplos: guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor.

Substantivos Próprios
Os substantivos próprios fazem parte de um conjunto de seres considerados em suas individualidades. Utilizam-se letras maiúsculas para diferenciar que esses nomes se referem a indivíduos ou lugares com existências únicas, mesmo que os nomes possam se repetir, cada substantivo será único. Exemplo: nomes de pessoas como Maria, Maria Flor, Maria da Fé.

Substantivos Comuns
Os substantivos comuns são todos aqueles que já foram referidos anteriormente, tais como processos, ações, fenômenos ou objetos substanciais: casa, mesa, cama, cadeira, cachorro, beijo, carinho, passeata, etc. São palavras que possuem características comuns em quaisquer contextos extralinguístico nos quais existem.

Substantivo concreto: 
Designa um ser que existe de maneira independente: casa, mar, sol, automóvel, mãe. São substantivos concretos nomes próprios, pessoas lugares, instituições, por exemplo.

Substantivo abstrato:
É aquele que designa uma existência dependente, ligado a outro ser ou processo, designam ações (abraço, sorriso), estado e qualidade considerados fora dos seres: prazer, beijo, trabalho, saída, beleza, cansaço.

Substantivo Primitivo
Define os substantivos não derivados de outros, aqueles que não vêm de outra palavra da língua. Exemplos: pedra, jornal, gato, homem, terra, fogo, luz, avião, feudo.


Substantivo Derivado
Designa substantivos formados a partir de um substantivo primitivo existente no idioma. Exemplos: pedreiro, jornalista, gatinho, homúnculo, terrestre, fogaréu, luzeiro, aviador, feudalismo. Sendo assim, os substantivos primitivos, acrescidos de um afixo, dão origem aos substantivos derivados, como podemos ver abaixo:
Primitivo  derivado
terra  território

fogo  fogueira

luz  luminosidade
avião  aviador
feudo  feudalismo


Substantivos coletivos
São substantivos comuns, que designam um conjunto de objetos ou espécies, porém se apresentam no singular. Existe uma lista de substantivos coletivos comumente apresentados nas gramáticas como os mais significativos e usuais, seguem alguns exemplos:

Alcateia – de lobos
Legião – de soldados, de fãs
Manada – de bois, búfalos, elefantes
Matilha – de cães de caça
Quadrilha – de ladrões
Ramalhete – de flores
Constelação – de estrelas.
Arquipélago – de ilhas.

ATIVIDADES

► A seguir, façam os exercícios da sessão "Desafios da língua" e "Substantivos", das páginas 23-28 do Caderno de Atividades. São muitas atividades, então não deixem para a última hora!

► Pessoal, não deixem de visitar nossa página de gabaritos, pois lá estão as respostas e explicações acerca das atividades que fizemos nas últimas aulas.


► Caso surja alguma dúvida ou algum problema, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________
_________________________________________________________

27/05/2020
INFOGRÁFICOS (continuação)


O infográfico pode ser compreendido como um gênero informativo, que faz uso de textos verbais e não verbais, como desenhos, fotos ou ilustrações, para informar o leitor sobre um determinado assunto, de maneira ágil e dinâmica.

Para se construir um infográfico, é preciso comungar linguagem verbal e não verbal em regime de complementaridade. Desse modo, na linguagem verbal são necessários textos mais curtos, simples e objetivos.

Ao fazer uso da linguagem não verbal, utilizam-se imagens, cores, diferentes tamanhos de letras, bem como recursos de design inovadores, que levem o leitor a interpretar o conjunto formado pela junção das duas linguagens de modo instantâneo.

Observe o exemplo a seguir, de um infográfico produzido justamente para falar sobre a importância do gênero infográfico na comunicação:



► A seguir, observe um infográfico animado sobre o Zika vírus, e perceba como as informações são dispostas de modo didático e rápido:




ATIVIDADES

► Façam as atividades de "Linguagem e construção do texto", da página 111 do livro didático;

► Em seguida, façam os exercícios das páginas 20-23, sobre os tópicos "Sentido real e sentido figurado", "Recursos estilísticos" e "Formação de Palavras".

►► Na próxima aula corrigiremos as questões e daremos prosseguimento em nossa matéria.

►► Não deixem de visitar nossa página de gabaritos, para conferir as respostas e explicações que deixo por lá, acerca de nossas atividades!

►► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!







________________________________________________________
_________________________________________________________


26/05/2020
INFOGRÁFICOS


O gênero infográfico é produzido com o intuito de transmitir informações de uma maneira mais rápida, clara e facilitada, mesclando de forma integrada textos e ilustrações.

Com a popularização do ambiente digital e a expansão dos meios de comunicação, esse gênero tem sido cada vez mais utilizado pelas mais diversas mídias e pelos produtores de textos do tipo informativo, por fazerem uso de representações visuais (sejam elas fotos ou ilustrações), com o intuito de apresentar dinamicamente uma dada informação.

Etimologicamente, o termo "infográfico" surge da união entre os termos "info" (informação) e "gráfico" (desenho, imagem ou representação visual).

► A seguir, leiam a matéria "Como um animal é declarado extinto?", publicada pela revista Mundo Estranho, nas páginas 108-109 do livro didático, e em seguida façam as atividades de "Compreensão inicial", números 1-6, da página 110, para que possamos corrigir na próxima aula.

► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!

► Não se esqueçam de abrir a página de gabaritos, para conferir as respostas e explicações que deixei por lá, acerca das atividades da última aula.


________________________________________________________
_________________________________________________________

22/05/2020
FORMAÇÃO DE PALAVRAS

►► Observe o poema a seguir:

BUSCA
Mário Quintana
Subnutrido de beleza, meu cachorro-poema vai farejando poesia em tudo,
pois nunca se sabe quanto tesouro andará desperdiçado por aí...
Quanto filhotinho de estrela atirado no lixo!


►► Nos versos acima, do poeta gaúcho Mário Quintana, temos a presença de algumas palavras como "cachorro-poema" e "filhotinho". Em seu processo de formação, cada uma delas seguiu um diferente modo de construção.

► Em "cachorro-poema" temos a formação de uma palavra composta por composição, resultante da união das palavras simples "cachorro" e "poema", como uma forma de ilustrar um animal imaginário que seja capaz de procurar por poesia em qualquer lugar, tal qual o fazem os cães farejadores.

► Em "filhotinho", por sua vez, temos um processo de formação por derivação, a partir da palavra primitiva "filhote", com o acréscimo do sufixo "-inho", para expressar o diminutivo e dar a ideia de afetuosidade.

►► Observe outro exemplo, retirado de uma canção do trio musical Os Tribalistas:

CARNAVÁLIA
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]
(ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE. M. Tribalistas, 2002 (fragmento)

Temos, no terceiro verso, o neologismo “corasamborim” resulta da junção das palavras “coração” + “samba” + “tamborim”

Ao criarem essa nova palavra, por meio da composição entre três palavras, os autores procuram se referir, simultaneamente, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.

• • •

► Tendo esses processos em mente, leiam o suplemento conteudístico das páginas 98-99 e façam as atividades 1-9 das páginas 99-102, para que possamos corrigir na próxima aula.

► Não deixem de conferir a página de gabaritos. As respostas e explicações das atividades da última aula estão lá, e copiá-las é a melhor forma de assimilar o conteúdo.

► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________
_________________________________________________________

20/05/2020
POEMA


► Assistam ao vídeo a seguir, no qual comento sobre o gênero textual que estamos estudando na unidade 3:




RECURSOS ESTILÍSTICOS: LINGUAGEM FIGURADA E EXPRESSIVIDADE

A linguagem figurada se trata de uma ferramenta comunicativa que faz uso de figuras de linguagem para expressar um sentido não literal para um determinado enunciado.

A utilização da linguagem figurada se dá para conferir mais eloquência e vivacidade ao discurso, para amplificar a significação da palavra para além de seu sentido literal.

Além disso, a linguagem figurada é útil para possibilitar significados diferentes para uma frase, assim como atenuar o acentuar o discurso do interlocutor.

A seguir, veremos algumas figuras de linguagem muito comuns na concepção de poemas:

► Personificação: A personificação é a figura de linguagem que atribui qualidades próprias dos seres humanos a seres não humanos, animados ou inanimados.

► Metáfora: A metáfora é uma figura de linguagem em que se acrescenta ao sentido literal de uma palavra, outro sentido que se associe em significado, por relação de semelhança.

► Aliteração: Aliteração é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases. Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia.

► Trocadilho: O trocadilho se trata de uma figura de linguagem resultante da combinação de palavras que possuem sonoridade semelhante ou idêntica, mas cujo sentido - e até mesmo a grafia - muitas vezes difere completamente.

• • •

►► A seguir, façam as atividades 1-3 de recursos estilísticos, das páginas 97-98 do livro, para que possamos corrigir na próxima aula.

►► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!

►► Não deixem de conferir a página de gabaritos e anotar as respostas no caderno, para a fixação do conteúdo.









________________________________________________________
_________________________________________________________

19/05/2020

ATIVIDADES SOBRE POESIA


► A seguir, leia o poema escrito por Patativa do Assaré e responda ao que foi pedido:

Ispinho e Fulô
Cresci entre os campos belos
De minha adorada Serra,
Compondo versos singelos
Brotados da própria terra,
Inspirados nos primores
Nos campos com suas flores
De variados formatos
Que pra mim são obras-primas,
Sem nunca invejar as rimas
Dos poetas literatos.
(Patativa do Assaré, 1988)


1) O poema lido tem a finalidade de:
a) contar uma história de vida.
b) caracterizar a Serra, onde vivia o poeta.
c) destacar a importância da criação de versos.
d) criticar a obra dos poetas literatos.

2) Em todos os versos, nota-se a marca da 1ª pessoa, exceto em:
a) “Cresci entre os campos belos”.
b) “De minha adorada Serra”.
c) “Brotados da própria terra”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.


3) Identifique a alternativa em que um substantivo rima com um adjetivo:
a) “belos” e “singelos”.
b) “primores” e “flores”.
c) “formatos” e “literatos”.
d) “obras-primas” e “rimas”.

4) Registra-se um traço da linguagem informal em:
a) “Compondo versos singelos”.
b) “Inspirados nos primores”.
c) “De variados formatos”.
d) “Que pra mim são obras-primas”.


• • •

O poema é um gênero textual geralmente escrito em versos, que podem formar uma ou mais estrofes. Seu objetivo é emocionar, impactar, divertir e sensibilizar o leitor através do contato com a subjetividade dos versos.

Costumeiramente, sua linguagem se estrutura em versos, que posteriormente podem se agrupar em conjuntos denominados estrofes. Os versos podem conter sonoridade marcada por musicalidade, através do emprego de efeitos rítmicos e de rimas em sua composição.

Na concepção dos versos, o poema pode utilizar linguagem figurada, jogos de palavras e de sentido, recursos visuais e associações entre diferentes linguagens, produzindo desse modo diferentes significados.

Temos no poema um gênero que apresenta alto grau de condensação textual e uma proporcional multiplicação de sentidos e exploração exaustiva dos recursos sonoros e de significação. 

poesia, por sua vez, é um termo que muitas vezes pode ser confundido como sinônimo do poema, mas agrega outros sentidos quando pensamos em uma condição poética, que pode estar presente em uma cena que emocione, em um quadro, em uma música que sensibilize, em fatos, memórias, sensações, experiências etc.

► Nesse sentido, façam as atividades das páginas 93, para que possamos corrigir na próxima aula.

► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!





________________________________________________________


_________________________________________________________

15/05/2020

POEMAS


O poema se diferencia dos textos em prosa desde sua concepção inicial. Se na prosa temos uma escrita corrida, formada por linhas contínuas e sequenciadas através de frases, orações e períodos que juntos formam os parágrafos, no poema temos uma estruturação de escrita através de versos e estrofes, variando em forma, estilo e conteúdo, de acordo com diferentes circunstâncias, em prol do processo criativo.

É forte na escrita do poema a presença da sonoridade na composição das sílabas, das palavras e das junções entre os versos, através de rimas, jogos de palavras e de sentido, de acordo com o grau de complexidade que o poeta consegue atingir em sua expressividade.

O texto poético possui certa musicalidade, não sendo raro o uso de linguagem figurada, de metáforas e de jogos de palavras, para produzir toda uma multiplicidade de sentidos, ou seja, variadas significações para os versos. 

Dessa forma, o poema se constitui em um gênero textual no qual a interpretação se torna essencial e, muitas vezes, diversa.

► Observe o poema a seguir, escrito por Vinicius de Moraes:

SONETO DA FELICIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

► A seguir, assista o poeta declamando sua obra:


► Nessa composição, o "eu lírico", aquele que enuncia os versos, que faz as afirmações e se expressa através do poema, fala sobre o amor através das quatro estrofes, de modo extremamente romântico, prometendo amor absoluto enquanto o sentimento existir entre ele e a pessoa amada, reconhecendo que algumas emoções possuem fim, mas nem por isso deixam de ter a força e a intensidade que possuem.

► Leia os poemas "Cochichos", "O dono das ruas" e "Vento perdido", das páginas 84-86, e responda às atividades correspondentes a cada um deles. Na próxima aula corrigiremos as questões e falaremos mais sobre poemas.

► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



________________________________________________________
_________________________________________________________

13/05/2020

LER E IMAGINAR

Temos visto ao longo desse ano narrativas criadas a partir da realidade, sejam aquelas repassadas através da tradição oral, sejam aquelas contadas por meio as publicações periódicas em jornais e revistas.

O “real” tem sido, ao longo dos séculos, matéria prima para incontáveis histórias, mas a imaginação humana não se limita ao que podemos tomar como palpável, como crível, de modo que tudo pode servir para alimentar nossa mente e nos levar a imaginar, pensar e criar formas de expressão distintas.

Produções textuais podem, muitas vezes, gerar relações de sentido complexas e profundas, a partir da interpretação do leitor em relação às conexões que as diferentes linguagens realizam entre si, gerando novas camadas de significação e de compreensão, a partir da intertextualidade.

Leiam na página 82 do livro didático o poema escrito por José Paulo Paes e ilustrado por Rubens Matuck, e façam as atividades de interpretação do texto, páginas 83-84:
• “Compreensão inicial”: números 1-2;
• “Linguagem e construção do texto”: 1-3

Na próxima aula corrigiremos as questões e daremos prosseguimento ao nosso conteúdo. Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp.



Não deixem de visitar nossa página de gabaritos, para conferir a correção dos exercícios da última aula. As respostas devem ser anotadas no caderno, à mão, para uma melhor fixação do conteúdo!







________________________________________________________
_________________________________________________________

12/05/2020

ATIVIDADE SOBRE CRÔNICA


► E aí pessoal, tudo certo? Deixei as respostas da bateria de exercícios que fizemos na última aula em nossa página de gabaritos. Não deixem de conferir as atividades, anotarem as respostas no caderno e darem retorno em nosso grupo sobre seu desempenho!


► Para encerrarmos a unidade atual sobre narrativas da vida cotidiana, vocês deverão ler a crônica de Mario Prata, "A máquina da Canabrava", nas páginas 75-76 do livro didático, e fazer as atividades propostas na página 76, de 1-4, para que possamos corrigir na próxima aula.

► Qualquer dúvida, como de costume, é só entrarem em contato comigo em nosso grupo do WhatsApp!


_________________________________________________________
_________________________________________________________

08/05/2020
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO – PARTE II

Fala galera, tudo bem? Em nossa página de gabaritos estão as respostas das atividades dos últimos dias. Não deixem de ir lá conferir e anotar no caderno, para uma fixação eficiente do conteúdo.



Dando prosseguimento ao ritmo de atividades que estamos fazendo, façam os exercícios das páginas 17-19 do Caderno de Atividades e as atividades das páginas 72-74 do livro didático, números 2-10. Na próxima aula corrigiremos esses exercícios e daremos prosseguimento em nosso conteúdo.

Qualquer dúvida falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



_________________________________________________________
_________________________________________________________

06/05/2020
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO


Meus queridos, não deixem de conferir na página de gabaritos as respostas das atividades da aula de ontem. Não se esqueçam de copiar as respostas à mão no caderno!

Ontem falamos sobre a distinção entre frase, oração e período, e para deixar esse conceito mais claro pra vocês eu preparei um vídeo. Confiram abaixo:


A seguir, faremos alguns exercícios de fixação do conteúdo:

1) Analise as seguintes frases e aponte quais delas também são orações, justificando sua escolha:
a) Parabéns pela conquista.
b) Que postura agressiva!
c) Será que ela vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.

2) Aponte por quantas orações os seguintes períodos são formados:
a) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.
b) A minha vizinha me emprestou esse livro.
c) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
d) O professor pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
e) Na semana passada fomos ver o filme dos Vingadores.

3) Classifique os períodos vistos no exercício acima em simples ou compostos:
a) Desejo que você concretize todos os seus desejos e seja feliz para sempre.
b) A minha vizinha me emprestou esse livro.
c) Eu li e reli, mas mesmo assim não entendi.
d) O professor pediu atenção e os alunos ouviram em silêncio.
e) Na semana passada fomos ver o filme dos Vingadores.

4) No dia a dia fazemos uso de enunciados que, quando analisados isoladamente não significam nada, mas que dentro do contexto discursivo adquirem sentido completo e podem ser percebidos como frases. Nesse sentido, analise o diálogo a seguir:

- Pai, me leva ao shopping?
- Levo.
- Que dia?
- Terça.

a) Retire da conversa duas frases nominais.
b) Aponte no diálogo duas frases verbais.



• • •

Na próxima aula estaremos de volta para corrigirmos as questões e darmos prosseguimento ao conteúdo. Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!



_________________________________________________________
_________________________________________________________

05/05/2020
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

E aí galerinha, tudo tranquilo? Deixei uma quantidade boa de exercícios gabaritados na nossa página de respostas, para vocês conferirem e anotarem à mão no caderno. Depois de terem feito isso, voltem pra cá, ok?!

Ao longo dos últimos dias temos visto que frases são palavras ou agrupamentos de palavras que se destinam a produzir sentidos a partir de enunciados.

Em uma mesma frase, contudo, podem existir uma ou mais orações.

Uma oração é o conjunto de palavras que geram significação através da presença verbal. Para existir uma oração, é necessária a existência de um verbo.

Uma frase pode ser formada sem verbo, como vimos no caso das frases nominais, e o número de orações que uma frase possui é equivalente ao número de verbos que ela apresenta. Observe os exemplos a seguir:

a) "Que bacana!"
b) "Acabou o milho!"
c) "Bom dia, Dona Ana!"
d) "Peguei minhas coisas, fui embora."

► As frases (a) e (c) são frases nominais e portanto se construíram sem a presença de um verbo. A frase (b) apresenta uma oração, originada a partir do verbo "acabou", enquanto a frase (d) possui duas orações, surgidas dos verbos "peguei" e "fui".

No momento em que uma frase é formada por uma ou mais orações, ela acaba dando origem a um período. Quando esse período é formado a partir de apenas uma oração, o chamamos de período simples. Quando a frase que o origina se estrutura a partir de duas ou mais orações, chamamos de período composto.

Um período composto por coordenação ocorre quando as orações possuem sentido completo e independente entre si, podendo ser conectadas através de palavras de ligação ou até mesmo por vírgulas.

► A seguir, façam as atividades das páginas 68-70. , para que possamos corrigir na próxima aula. Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!


_________________________________________________________

_________________________________________________________

29/04/2020
TIPOS DE FRASES


Fala pessoal, tudo certo? Preparei um vídeo para comentar sobre nossa matéria, explicando brevemente aquilo que temos discutido ao longo dos últimos dias. Confiram abaixo:




A seguir, temos uma série de atividades pela frente:

► Caderno de Atividades, página 15, números 1 e 2.
► Atividades de "pontuação e entonação", páginas 66-67, número 1, do livro didático.
► Atividades de "Frase, oração e período", página 67, página 67, números 1 e 2, do livro didático.

Na próxima aula corrigiremos os exercícios e daremos prosseguimento em nosso conteúdo, ok?! Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!





_________________________________________________________

_________________________________________________________

28/04/2020
FRASES VERBAIS E FRASES NOMINAIS


E aí galera, tudo bem? Abram nossa página de gabaritos, pois temos uma quantidade enorme de atividades corrigidas por lá, esperando por vocês!


Pois então, meus queridos, na última aula falamos sobre os tipos de frases e em como elas se dividem tanto em relação à sua expressividade quanto em relação à sua organização.

Nesse sentido, falamos sobre as frases verbais e as frases nominais, e tivemos uma atividade a ser feita para comentarmos por aqui, na qual deveríamos pontuar as frases de acordo com o sentido do texto. Vamos lá:

Catarata fatal

- Cê tá sabendo que o belarmino morreu?
- Morreu de quê homi?
- Catarata!
- Mas... catarata num mata!
- É que empurraram ele!

► Nas duas primeiras frases temos os verbos "tá", "sabendo" e "morreu" agindo na organização das sentenças. Desse modo, podemos dizer que estas se tratam de frases verbais.
► Na terceira frases, temos uma frase estruturada apenas a partir do substantivo "catarata", sem a presença de um verbo. Por isso, dizemos que esta se trata de uma frase nominal. Esse tipo de frase, quando ocorre, só consegue ser devidamente compreendida pelo devido conhecimento do contexto no qual estão envolvidas.

• Observe a tira a seguir, para responder o que se pede:
a) A diferença na pontuação pode alterar o sentido de uma frase? Se sim, mostre a partir de um exemplo retirado da tirinha acima, realizando as modificações necessárias.

b) Aponte uma frase na qual a pontuação não pode ser modificada de maneira nenhuma, sob risco da frase perder qualquer sentido.

c) Retire da tirinha uma frase nominal e uma frase verbal.

Na próxima aula estaremos de volta para corrigir a atividade acima e darmos prosseguimento em nosso conteúdo.

Não se esqueçam os gabaritos de hoje e anotarem as respostas em seus cadernos, para uma melhor fixação do conteúdo.

Qualquer dúvida, me chamem em nosso grupo do WhatsApp! 


_________________________________________________________

_________________________________________________________


24/04/2020


TIPOS DE FRASES

E aí pessoal, tudo certo? Espero que vocês tenham visitado nossa página de gabaritos, pois deixei lá as respostas dos exercícios que passei na última aula.

Agora, contudo, quero falar um pouco sobre os variados tipos de frases que fazem parte de nossa língua. Vamos lá?


Sabemos que frases são palavras ou conjuntos de palavras que formam enunciados que se objetivam a comunicar algo e produzir sentidos.

As frases podem ser classificadas tanto de acordo com sua pontuação/expressividade quanto em relação à sua organização.

Temos, em relação à pontuação e expressividade, uma série de subdivisões entre os tipos de frases, como as frases declarativas, interrogativas, exclamativas, imperativas e optativas.

As frases declarativas são utilizadas para realizar afirmações ou negações acerca de alguma coisa. Exemplo:
• Eu quis voltar sozinho ontem. (Afirmativa)
• Eu não curti seu último vídeo. (Negativa)

As frases interrogativas são utilizadas para indicar questionamentos, perguntas, direta ou indiretamente. Exemplo:
• Quem sabe quando isso tudo vai acabar?

As frases exclamativas são empregadas para  que se possa expressar diferentes emoções, tais como espanto, alegria, medo, admiração, choque. Exemplo:
• Você tá de brincadeira comigo!

As frases imperativas são usadas para indicarem ordem, pedido, conselho, súplica. Exemplo:
• Me leve ao seu líder!

As frases optativas são empregadas para expressar desejo por algo. Exemplo:
• Deus te abençoe, meu filho.

Em relação à sua organização, as frases se subdividem entre frases verbais e frases nominais.

As frases verbais são aquelas que se organizam a partir da utilização dos verbos, enquanto as frases nominais são aquelas que se constroem sem a utilização dos verbos.

Copiem a piada da página 65 do livro didático em seu caderno, pontuando as frases de acordo com o sentido do texto. Não se esqueça de ler a página toda, para compreender a questão e a totalidade da matéria!

Como atividades, façam as questões do Caderno de Atividades, páginas 5-14, para corrigirmos na próxima aula, dia 28/04/2020. Qualquer dúvida, me chamem em nosso grupo do WhatsApp!


_________________________________________________________

_________________________________________________________

22/04/2020

FRASES - II


Galera, na última aula começamos a falar sobre frases, e nesse sentido realizamos atividades, já corrigidas em nossa página de gabaritos, para podermos compreender de modo mais fácil do que estamos falando.


Devemos entender a Frase como uma unidade de comunicação, ou seja, como uma construção linguística que engloba um enunciado de sentido completo, podendo se formar a partir de uma ou mais palavras, com ou sem a presença do verbo e por uma ou mais orações.

Uma frase se destina a transmitir um pensamento, uma ideia, a expressar algo em determinada situação. Na fala e na escrita podemos perceber o início e o encerramento de uma frase de maneiras distintas, visto que na primeira temos começo e fim marcados pelo sentido e pela entonação, enquanto na escrita a frase se inicia pela letra maiúscula e termina na pontuação, com a qual podemos identificar o sentido proposto para aquela sentença.

Assistam ao vídeo abaixo, para uma melhor compreensão do que falamos até aqui:


• • •

TIPOS DE FRASE

Recursos como a pontuação, a expressividade e a entonação da voz nos auxiliam a reconhecer com maior facilidade a intencionalidade da frase no discurso, seja ele falado ou escrito.

Por isso, devemos considerar o sentido expresso, a letra maiúscula no início da frase e o sinal de pontuação ao final da mesma. É através do sinal que conseguimos interpretar que tipo de frase estamos lendo e somente por meio dele que conseguimos dar sentido para o texto que queremos redigir. 

►Observe os exemplos a seguir:

• "Eu quero pizza?" | "Eu quero pizza!"
• "Você foi ao dentista." | "Você foi ao dentista?"

Nos exemplos acima, o sinal de pontuação ao final de cada sentença produz uma significação distinta para cada frase.

No primeiro exemplo, temos a distinção entre o ponto de interrogação e o ponto de exclamação, de maneira que a primeira frase apresenta uma pergunta do enunciador para si, enquanto a segunda frase apresenta uma afirmação bem enfática do mesmo.

No segundo exemplo, temos na primeira frase uma constatação feita pelo enunciador ao seu interlocutor, demonstrada pelo uso do ponto final, enquanto na segunda frase ocorre um questionamento claro, exposto através da presença do sinal de interrogação.

Nos textos escritos, como pudemos observar, é mais fácil detectarmos o sentido das frases. Nas frases faladas, contudo, é necessário um maior cuidado ao se atentar em relação à entonação dada pelo falante, ao contexto no qual a fala dele se insere, para então decifrar o sentido da frase por ele expressa.

É através dessa variação de entonação e expressividade que sabemos quando estamos escutando uma piada e não uma notícia séria, por exemplo.

• • •

EXERCÍCIOS, P.64

A partir do que discutimos, leia a página 63 de seu livro didático e faça as atividades 4 e 5, para corrigirmos na próxima aula. Vale ressaltar que o exercício 4 deve ser realizado de maneira oral, mas sua leitura é imprescindível para a resolução do exercício 5.

Qualquer dúvida, me chamem em nosso grupo do WhatsApp, pessoal, até a próxima aula!



_________________________________________________________
_________________________________________________________

17/04/2020
FRASES


Fala pessoal, espero que tenham acessado a página dos gabaritos para corrigirem os exercícios que deixei para vocês fazerem.

Nas últimas aulas nós falamos um pouco sobre as narrativas da vida cotidiana e trabalhamos com a crônica de Fernando Sabino, um grande escritor mineiro. 

Um ponto de destaque em "Conversinha mineira", a crônica de Sabino que estudamos, é a ausência da figura do narrador, que fez com que a narrativa se estruturasse a partir dos diálogos entre os personagens.


Tendo esse ponto em mente, devemos destacar que o processo comunicativo efetuado entre o dono da leiteria e o cliente só foi possível pelo fato de ambos terem organizado suas ideias através de frases.

Observe o exemplo a seguir, extraído do livro didático:
Grupo 1:
a) "- Você é dono do café."
b) "- Está bem, você ganhou."
c) "- Quando é que tem leite?"

Grupo 2:
a) Menino o seu vai lavar carro
b) retrato carinho foi
c) conheceu

A diferença entre os dois grupos é perceptível, na medida em que o Grupo 1 apresenta sentenças compreensíveis, enquanto o Grupo 2 apresenta sentenças que não apresentam sentido algum.

Do modo como estão expressas, as palavras nas sentenças do Grupo 2 não conseguem adquirir nenhum tipo de relação coerente de associação, ou seja, não formam frases.

Os exemplos do Grupo 1 foram retirados da crônica de Sabino, e por esse motivo já temos conhecimento do contexto que envolve cada uma das sentenças.

Nos enunciados do Grupo 2 não temos nenhum contexto que possibilite qualquer tipo de interpretação para a sequência de palavras colocadas uma ao lado da outra.

Tendo isso em mente, responda as questões 1-4 da página 62 de seu livro, e na próxima aula voltaremos para corrigir as respostas e darmos sequência na matéria, com mais suplementos escritos e materiais em vídeo. 

Qualquer dúvida que vocês tiverem, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!

ATENÇÃO: Seguindo o calendário escolar, não teremos postagens na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), de maneira que o blog  retornará com as postagens na quarta-feira, dia 22 de abril.



_________________________________________________________
_________________________________________________________

15/04/2020
• • •
OUTRAS LINGUAGENS: FOTOGRAFIA EM REPORTAGEM ; UM POUCO DA HISTÓRIA DAS CRÔNICAS ; O JEITO MINEIRO DE FALAR

Galerinha, a seguir eu quero que vocês abram o livro didático nas páginas 60 e 61, para lerem e fazerem as atividades propostas.

Vocês verão que algumas das informações ali se complementam com o que eu já passei em vídeo e em sala, tanto sobre a crônica, quanto sobre a variação linguística. 

É importante percebermos o quanto os assuntos vão se conectando nesse momento do nosso aprendizado, o que faz com que seja ainda mais importante que cada conteúdo seja bem assimilado!

Na página 60 temos três atividades, enquanto na página 61 temos uma questão a ser respondida. Caprichem nas respostas, na próxima aula retornaremos com a correção dessas atividades, das Tarefas de Casa e com matéria nova. Acredito em vocês!



_________________________________________________________
_________________________________________________________

14/04/2020
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, PÁGINA 57, NÚMEROS 1 A 6


E aí pessoal, como foram de feriado? Comeram bastante chocolate? Na última aula deixei algumas atividades para vocês fazerem, lembram? Passarei a seguir o gabarito das questões, e peço que vocês confiram as respostas e copiem a correção no caderno, para fixarem melhor o conteúdo!




LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO TEXTO
1) a) Cliente e dono do café.
b) No café ou na leiteria.
c) Tempo indefinido, breve, tem a duração de uma conversa em um café.

2) Os personagens são identificáveis pelo modo de falar que cada um possui, pelas expressões usadas pelo dono do café, pelo sentido das falas, pelo modo como são feitas as perguntas do visitante e como são dadas as respostas do dono do café.

3) a) Uma cidade de Minas Gerais.
b) Pelo título da crônica, "Conversinha mineira".

4) a) Não, na crônica lida não há a participação de um narrador.
b) O leitor toma conhecimento dos acontecimentos da narrativa através das falas dos personagens e pelas sequências conversacionais.

5) • O início e o final da primeira parte: 
Início: "-  É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?"
Final: "- Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite."
• O início e o final da segunda parte:
Início: "- Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade?"
Final: "- Aonde, ali? Ué, gente: penduraram isso aí..."

6) As falas dos personagens são introduzidas pelo travessão (-).

• • •

CORREÇÃO DO DEVER DO DIA 08/04/20
Na véspera do feriado deixei aqui no blog algumas atividades para vocês, e agora vamos corrigir para que vocês confiram o que fizeram e possam acompanhar o progresso que estamos fazendo. Não se esqueçam de conferir as respostas e copiarem à mão as respostas!


1) a) Na tira vemos uma crítica ao desmatamento, potencializada pela fala de Chico Bento, que afirma estar plantando uma árvore movido pela esperança, após ver a floresta toda derrubada e as árvores cortadas.
b) Tanto as roupas de Chico e de Zé Lelé quanto o modo de fala dos personagens nos fazem concluir que ambos vivem na zona rural.
c) A resposta de Chico contraria as expectativas de Zé Lelé pois ele esperava que o amigo falasse qual fruto a árvore viria a gerar, enquanto o amigo, emocionado, falou sobre o sentimento que o levou a plantar a árvore ali.
d) Chico e Zé falam como caipiras, habitantes das zonas rurais e de menor escolaridade.

• • • 

Assistam o que eu tenho a dizer no vídeo abaixo, para prosseguirmos com nossa matéria:


Agora, quero que vocês façam as atividades 1 a 4 da página 58, que trabalham com a variedade regional e com as marcas de oralidade no texto, para que possamos corrigir na próxima aula. Combinado? Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp, mãos à obra!


_________________________________________________________
_________________________________________________________

08/04/2020
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, PÁGINAS 56 E 57, NÚMEROS 1 A 8


Fala galera, tudo bem? Na aula de ontem eu deixei algumas atividades para vocês fazerem, hoje iremos corrigir os exercícios antes de progredirmos com o conteúdo, ok?! Copiem a correção das questões no caderno, é manuscrito e não impresso!



1) a) A conversa acontece em um café ou em uma leiteria. Você pode observar que as duas formas foram utilizadas na crônica para fazer referência ao lugar, o que nos permite dar as duas respostas nessa pergunta.
b) Podemos perceber que um dos participantes da conversa é visitante no lugar pois, em uma das falas do cliente, ele pergunta: "como é que vai indo a política aqui na sua cidade?"
c) Podemos perceber que o outro participante da conversa é o dono do estabelecimento no trecho em que o visitante/cliente afirmar: "Você é o dono do café, não sabe dizer?"

2) a) O cliente faz muitas perguntas.
b) O cliente trata o outro de maneira amigável.
c) O dono do café trata o outro com cerimônia.
d) O cliente fica impaciente durante o papo.
e) O cliente muda o assunto da conversa.
f) O dono do café não é muito receptivo com o cliente/visitante.

3) O cliente fica extremamente descontente devido ao fato de não haver leite na leiteria, e isso pode ser comprovado pela frase do próprio, quando ele diz: "- Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite." 

4) O assunto que predomina na segunda metade da conversa é a política.

5) Esse argumento não é aceito pelo cliente porque, embora não seja da cidade, o dono do café já mora há muito tempo naquele lugar, segundo o próprio há aproximadamente quinze anos, tempo suficiente para já ter se inteirado sobre o contexto do local em que habita.

6) O dono do café responde de modo vago e impreciso. Repare que ele se porta como alguém que não quer esticar assunto, que não deseja manter um diálogo de verdade com o cliente.

7) A escolha do título "Conversinha mineira" se justifica pelo uso de expressões como "uai" e "esse trem", típicos do falar de nosso Estado, Minas Gerais. É possível entendermos que o termo "conversinha" utilizado no diminutivo caracteriza a maneira como o dono do café responde às perguntas feitas pelo cliente, isto é, sem precisão e de modo extremamente vago.

8) A crônica explora uma conversa entre um cliente e um dono de um café, um acontecimento corriqueiro no dia a dia das cidades em geral.


• • •

       Depois dessa etapa de correção, vamos prosseguir com o conteúdo a ser trabalhado. Para facilitar a compreensão, preparei uma pílula de conteúdo em vídeo na qual explico a matéria que virá a seguir, em versão escrita:


CRÔNICA

       A crônica se trata de um gênero narrativo ficcional que se baseia em fatos do cotidiano, tendo o dia a dia como uma fonte de inspiração para suas histórias.
       A intenção de textos desse tipo consiste em provocar o riso, a reflexão e/ou o encantamento, e para isso faz uso de uma linguagem mais espontânea, mais próxima ao linguajar cotidiano, que utilizamos com as pessoas mais próximas.
       Em sua organização, a crônica se estrutura a partir de elementos como tempo, espaço, personagens e narrador.
        Como toda narrativa que se preze, a crônica também faz uso de momentos para dividir sua história em partes, como situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
          O público-alvo desse gênero textual é o leitor que se interessa por histórias curtas, voltadas para acontecimentos do cotidiano, e cuja circulação se dê através de jornais, revistas, internet e livros.

• • •

Após essa explicação, vocês têm condições de fazer as atividades de 1 a 6 de "Linguagem e construção do texto", na página 57, para corrigirmos na próxima aula. Façam com capricho e dedicação, e qualquer dúvida falem comigo em nosso grupo no WhatsApp!




Errata: A palavra Chronos tem origem no grego, e não no latim, conforme afirmei no vídeo. Peço perdão pelo equívoco.


ABAIXO, SEGUE A TAREFA DE CASA DO DIA 08/04/20.



 _________________________________________________________
_________________________________________________________

07/04/2020

NARRATIVAS DA VIDA COTIDIANA

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam passando bem durante essa quarentena! Ao longo das últimas semanas vocês receberam algumas atividades minhas, nas quais trabalhamos alguns conceitos que abordamos em sala de aula, como variação linguística, conto popular, elementos e momentos da narrativa. Por qual motivo fiz isso? Confira no vídeo abaixo!


É preciso que saibamos que assim como os contos populares encontram força na tradição oral, ou seja, no fato de serem passadas de boca em boca e de geração em geração, diversas outras histórias encontram outro modo de se eternizarem dentro da cultura de uma sociedade.
Narrar o cotidiano é um ato que acompanha a humanidade desde seu surgimento, lá na época das cavernas, como podemos observar pelas pinturas rupestres, que contavam episódios do dia a dia daquelas pessoas que viviam em tempos muuuuuuuuuuito distantes.
Com o passar dos anos, esse hábito ganhou mais complexidade, acompanhando o próprio desenvolvimento da civilização, de maneira que é perfeitamente possível imaginarmos histórias surgidas a partir de fatos que vemos em nosso dia a dia.
Quais histórias do seu cotidiano você acredita que renderiam boas narrativas? Pense bem e escolha alguma para escrever em seu caderno, afinal de contas, todo mundo tem alguma história para contar! Não precisa ser muito longa, desde que seja feita com muito carinho e dedicação!


Passado esse primeiro momento, leia o texto "Conversinha mineira", de Fernando Sabino, nas páginas 54 e 55 do livro didático. Você vai reparar que a história gira em torno de um fato corriqueiro, um pedido de café em um estabelecimento comercial, que gera uma conversa despretensiosa.
Após a leitura atenta do texto, faça os exercícios de "Compreensão inicial" do texto, nas páginas 56 e 57, números 1 a 8, nos quais trabalharemos a interpretação da crônica lida. Respondam às questões com bastante atenção, pois na aula de amanhã corrigiremos os exercícios e falaremos um pouco mais sobre o texto lido, além de outros tópicos pertinentes para nossa matéria.
Sabemos que as condições não são as ideais, mas com força de vontade iremos atingir nossos objetivos, pessoal!









Nenhum comentário:

Postar um comentário