23/12/2020
ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO
DE ANO LETIVO
► Fala pessoal, chegamos ao final de
nossa jornada letiva em 2020. Antes de irmos embora, contudo, temos duas
últimas tarefas.
► Assim, façam os exercícios da página
64 do Caderno de Atividades e da página 260 do livro didático, para fecharmos o
ano com chave de ouro!
►
Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de
nossas últimas aulas!
►
Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do
WhatsApp!
► A
seguir, preparei um vídeo de despedida. Podem assistir sossegados pois não coloquei
nenhuma atividade nele!
_____________
22/12/2020
EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
► Fala galera, tudo bem? Hoje faremos
atividades de fixação sobre o uso dos porquês, nas páginas 258-259 do livro
didático, para que possamos corrigir em nossa derradeira aula do ano, amanhã.
► Visitem nossa página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
______________
18/12/2020
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
► Na sequência do estudo sobre os usos
dos porquês, façam as atividades das páginas 62-63 do Caderno de Atividades, para que possamos corrigir posteriormente.
► Visitem nossa página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
_____________
15/12/2020
USO DOS PORQUÊS
Na língua portuguesa
possuímos diferentes grafias para os mais diversos empregos dos porquês. Ainda
que na língua falada não notemos qualquer diferença sonora, na modalidade
escrita temos funções distintas para cada uso dessa conjunção. A seguir,
veremos como isso se dá:
► Por que:
O por que apresenta duas utilizações distintas, uma quando
for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado
de “por qual razão” ou “por qual motivo”. Para ficar mais clara, confira
os exemplos a seguir:
- Por que você não vai ao teatro? (por
qual razão)
- Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Contudo, quando contarmos com a junção da preposição por + pronome relativo que, teremos
o significado de “pelo qual” e suas flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais. Observe:
- Os lugares por que passamos
eram maravilhosos. (pelos quais)
► Por
quê
Quando ele aparecer antes de um ponto (
seja ele final, interrogativo, ou exclamativo), o por quê precisa ser
acentuado, mantendo o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Veja a seguir:
- Vocês não limparam tudo? Por quê?
- Andar oitocentos metros, por quê? Vamos
de carro.
► Porque
O “porque” se trata de
uma conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”,
“uma vez que”, “para que”. Para exemplificar, vejamos:
- Não fui ao teatro porque tenho
que estudar para a prova. (pois)
- Não vá fazer intrigas porque prejudicará
você mesmo. (uma vez que)
► Porquê
O porquê é substantivo e
tem significado de “o motivo”, “a razão”. Assim, ele é acompanhado de
artigo, pronome, adjetivo ou numeral,
como podemos observar nos exemplos a seguir:
- O porquê de não
estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
- Diga-me um porquê para
não fazer o que devo. (uma razão)
• • •
►► A seguir, façam as atividades 1-3 sobre
o uso dos porquês, localizadas nas páginas 255-257 do livro didático, para que
possamos corrigir posteriormente.
►► Visitem nossa página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
►► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
_________
11/12/2020
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
► Dando sequência ao estudo dos usos do
modo imperativo, façam primeiramente as atividades 6-9 das páginas 254-255 do
livro, e em seguida respondam aos exercícios 2-5 das páginas 60-61 do Caderno
de Atividades.
► Visitem nossa página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
_________________
09/12/2020
ATIVIDADE AVALIATIVA
Fala pessoal, hoje é dia de nossa atividade avaliativa do quarto bimestre. As questões estarão disponíveis na Plataforma Plurall entre 16h e 20h. Não deixem de fazer!
_________________
08/12/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
___________
04/12/2020
USOS DO MODO IMPERATIVO E DO INFINITIVO
► Fala galera, tudo bem? Hoje daremos
sequência nas atividades sobre o emprego do modo imperativo e das demais
maneiras de se expressar essa imperatividade.
► Assim, façam os exercícios 1-5 da
sessão “Atividades: uso do modo imperativo e do infinitivo”, localizada nas
páginas 252-253 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.
► Visitem nossa página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
___________
02/12/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
____________________________
01/12/2020
USOS DO MODO IMPERATIVO
Dentro
do texto publicitário é comum o uso dos verbos no modo imperativo, uma vez que
este é o modo que contempla as formas verbais que indicam pedido, ordem,
conselho, súplica, desejo, convite e sugestão.
O modo
imperativo se desdobra em duas representações: o imperativo afirmativo e o
imperativo negativo. No imperativo afirmativo o falante tem o objetivo de levar
o interlocutor a realizar a ação sugerida ou ordenada por ele. No imperativo
negativo o objetivo do falante é levar o interlocutor a não realizar uma ação.
Como a
língua portuguesa possui um vasto repertório, podemos encontrar três formas
para expressarmos alguma ordem ou recomendação através do uso de verbos ou
locuções verbais, como o uso de verbos no imperativo, o uso de verbos no
infinitivo e o uso de verbos no futuro.
• • •
► Nesse sentido, façam as
atividades das páginas 249-251 do livro didático, para que possamos corrigir em
nossa próxima videoaula interativa!
► Visitem nossa página de gabaritos para
conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer,
entrem em contato comigo através do WhatsApp!
______________
27/11/2020
PROPAGANDA
A propaganda é um
gênero textual que tem como finalidade a divulgação de uma marca, um produto ou
uma ideia. A intenção de qualquer anúncio publicitário é de convencer seu
possível consumidor a comprar algum produto ou a simpatizar com alguma ideia.
Em sua linguagem, a
Propaganda faz uso de imagens – fotos, montagens, ilustrações – e palavras
escolhidas cuidadosamente, com o objetivo de destacar as vantagens e qualidades
do produto ou ideia que ali está sendo anunciado.
A propaganda tem em
sua construção a presença de um slogan – frase curta e de fácil memorização,
que se ligue à marca de forma rápida –, bem como de argumentos de convencimento
para atingir e impactar o possível cliente.
É importante
destacarmos que a propaganda pode fazer uso de diferentes estratégias
discursivas, para chamar a atenção de seu possível consumidor, seja através de
um maior destaque para o texto (argumento verbal) ou para a imagem (argumento
não-verbal).
• • •
► Assim, façam as atividades da sessão “Conexões
entre textos, entre conhecimentos”, localizadas nas páginas 245-248 do livro
didático, para corrigirmos posteriormente.
► Visitem nossa página de gabaritos
para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
______________
25/11/2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
► Fala pessoal, tudo bem? Hoje daremos
sequência na interpretação das peças publicitárias dispostas no livro.
► Assim, leiam o Texto 2 da página 239 e
façam as atividades das páginas 240-242 do livro didático, para que possamos
corrigir posteriormente.
►► TAREFA DO DIA: façam a atividade 1 das páginas 59-60 do Caderno de
Atividades! ◄◄
► Visitem nossa página de gabaritos
para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
______________
24/11/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
____________________________
20/11/2020
A
ARTE DO CONVENCIMENTO
► No mundo moderno, somos atingidos o tempo
todo com publicidade, dos mais diferentes tipos e nos mais distintos níveis.
► Seja ao navegarmos pelo instagram, seja ao
andarmos pelas ruas e olharmos para qualquer lugar, lá estará algum anúncio, de
algum produto, serviço ou ideia, preparado cuidadosamente para convencer alguém
a adquirir algo, contratar alguém ou mesmo a tomar um posicionamento que
anteriormente não era de sua vontade.
► Movendo boa parte das engrenagens sociais dos
dias atuais, temos a propaganda como o gênero a ser estudado por agora. Desse
modo, leia o Texto 1, da página 236, e faça as atividades das páginas 237-239
referentes a ele.
► Em nossa próxima videoaula corrigiremos essas
questões e nos debruçaremos com atenção sobre a peça publicitária analisada.
► Visitem nossa página de gabaritos para
conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que
aparecer, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
_________________
18/11/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
►► TAREFA DO DIA: Façam as
atividades da página 229 do livro didático, da sessão “Outro texto do mesmo
gênero”. ◄◄
____________________________
17/11/2020
DESAFIOS DA LÍNGUA
► Fala galera, tudo bem? Preparei para vocês um suplemento em
vídeo, falando sobre os modos verbais. Não deixem de assistir, pois esse
material pode servir de apoio quando vocês forem estudar para nossa atividade
avaliativa.
► A seguir, façam as atividades da sessão “Desafios da língua,
localizadas nas páginas 225-228, para que possamos corrigir em nossa próxima
videoaula interativa!
► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas
das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato
comigo através do WhatsApp!
____________________________
13/11/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
____________________________
11/11/2020
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
► Fala galera, tudo bem? Hoje continuaremos com as
atividades sobre verbos, dando sequência no estudo que estamos fazendo ao longo
dessa semana.
► Assim, façam as atividades 1-9 das páginas 54-58 do
Caderno de Atividades, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula
interativa!
►► Como TAREFA DO DIA,
façam as atividades de acentuação da sessão “Desafios da língua”, da página 58
do Caderno de Atividades. ◄◄
► Visitem nossa página de gabaritos para
conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer,
entrem em contato comigo através do WhatsApp!
____________________________
10/11/2020
MODOS DO VERBO
Os verbos, como temos visto, podem se flexionar em
relação ao tempo, ao número e à pessoa do discurso.
Contudo, a capacidade de flexibilização dos verbos
não se resume a esses tópicos apenas, mas também ao aspecto que evidencia o
posicionamento do falante em relação à intenção com a qual o verbo deve ser
utilizado.
Por conta da flexão de modo, o falante consegue evidenciar
suas intenções e perspectivas ao empregar as formas verbais em geral.
Existem três modos verbais que se destacam na
língua portuguesa, são eles: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
O modo indicativo expressa certeza, aquilo que é
certo, factual. O modo subjuntivo, por sua vez, expressa a possibilidade,
aquilo que pode ou não acontecer, algo que ainda não é factual, mas possível.
Por fim, o modo imperativo pode expressar ordem, pedido, conselho, súplica,
desejo ou recomendação.
• • •
► A seguir, façam as atividades das páginas 222-224
do livro didático, para que possamos corrigir na próxima aula.
► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as
respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem
em contato comigo através do WhatsApp!
____________________________
06/11/2020
VERBO II
► Vimos anteriormente que os verbos se flexionam para
demarcar o tempo no qual se encontra sua ação. Quando pensamos na flexão de
pessoa, por sua vez, pensamos na Pessoa
do discurso.
► Dessa forma, pensamos na pessoa que fala
(1ª), na pessoa com quem se fala (2ª) e na pessoa de quem
se fala (3ª). A partir delas, podemos pensar se flexionamos o verbo e falamos
no singular ou no plural, assim atingindo a flexão de número.
► Assim, façam as atividades 1-3 das páginas 221-222
do livro didático. Em seguida, façam as atividades da sessão “Conhecimento em
teste”, das páginas 52-53 do Caderno de Atividades.
► Visitem nossa página de gabaritos para
conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer,
entrem em contato comigo através do WhatsApp!
04/11/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
____________________________
03/11/2020
TIRINHAS E OPINIÕES
► Um ponto de vista pode ser defendido de diferentes
formas, seja por meio de um poema, de um artigo opinativo, de uma canção ou
mesmo através de uma tira em quadrinhos.
► Nesse sentido, contando com maior ou menor grau de
abstração, se faz necessária a interpretação da peça textual para que a opinião
ali emitida possa ser extraída e devidamente compreendida.
► Desse modo, façam as atividades das páginas 218-219
do livro didático, para que possamos discutir sobre em nossa próxima aula.
► Visitem nossa página de gabaritos para
conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer,
entrem em contato comigo através do WhatsApp!
____________________________
30/10/2020
ARTIGO DE OPINIÃO
► O artigo de opinião pode ser
compreendido como um texto publicado em jornal, revista ou internet, que se
objetiva a expressar a opinião do autor sobre algum determinado assunto, ou
seja, é o tipo de texto que se destina a defender ideias.
► A intenção de um texto desse
gênero é a defesa de ideias, e para tanto ele deve se construir a partir de
três partes, sendo elas: apresentação, argumentação e conclusão.
► Enquanto a apresentação introduz
o assunto a ser tratado, a argumentação reúne razões (provas/fatos) que sustentam,
comprovam uma opinião, com o objetivo de convencer alguém a crer nela.
► Um argumento pode ser um exemplo,
um dado estatístico, a citação de uma autoridade, fatos históricos, entre
outros. Um argumento que rebate outro é chamado de contra-argumento.
► A conclusão de um artigo de
opinião finaliza a defesa do ponto de vista abordado pelo autor. A linguagem do
artigo de opinião deve ser clara, se adequando ao leitor ao qual se destina.
► A linguagem de um artigo de
opinião precisa ser clara, se adequando ao leitor a que se destina, para
facilitar o desenvolvimento da argumentação e a compreensão do ponto de vista
defendido.
• • •
►►
A seguir, façam os exercícios das páginas
48-51 Caderno de Atividades, para que possamos corrigir na próxima aula.
►► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as
respostas das atividades de nossas últimas aulas!
►► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em
contato comigo através do WhatsApp!
____________________________
28/10/2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
►
E aí pessoal, tudo certo? Hoje daremos
prosseguimento nas atividades de interpretação do artigo de opinião de Rosely
Sayão.
►
Dessa forma, façam as atividades 1-9 das
páginas 213-215, sobre linguagem e construção do texto, para que possamos
corrigir na próxima aula!
► Acessem nossa página de gabaritos para conferir as
respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo
através do WhatsApp!
____________________________
27/10/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
____________________________
21/10/2020
OPINIÕES
EM JOGO
Vivemos na era da informação, um período no qual o
conhecimento está cada vez mais acessível e as notícias pululam por toda parte
e a todo instante.
Dentro desse novo contexto de mundo, bem distinto do
que tínhamos nas últimas décadas, somos cada vez mais desafiados a opinar sobre
os mais diferentes assuntos, mesmo quando não sabemos nada do tema.
Conjuntamente com esse acesso amplo aos mais
diversos conteúdos, as ações opinativas se encontram em alta, de forma que
quase todo mundo sempre quer ter algo a dizer e encontrar alguma forma de
expressar o que pensa.
Contudo, opinião sem conhecimento gera desinformação
e caos, em diferentes escalas. Num mundo pautado por diferentes vozes aqui e
ali, torna-se cada vez mais necessária a compreensão de que somos uma sociedade
plural e diversa, e desse modo existem variados pontos de vista para todo e
qualquer assunto.
Nesse sentido, é essencial não somente emitir
opiniões mas também estruturar um pensamento, formular argumentos que deem
solidez para o ponto de vista defendido, de modo que a opinião se desgarre do
achismo vazio e ganhe substância a partir de uma reflexão consciente.
• • •
► Hoje damos
início ao estudo do artigo de opinião, um tipo de texto que emite um ponto de
vista acerca de um determinado assunto.
► Assim, façam
a leitura do texto das páginas 210-211 do livro, para em seguida responderem às
questões 1-9 de interpretação de texto, nas páginas 212-213. Em nossa próxima
videoaula interativa discutiremos o artigo lido e corrigiremos os exercícios,
ok?
► Visitem
nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas
últimas aulas!
► Qualquer
dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
20/10/2020
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
►
Fala galera, tudo bem? Após termos realizado
nossa atividade avaliativa bimestral, temos pela frente algumas tarefas antes
de iniciarmos a próxima unidade do livro.
►
Dessa forma, façam as atividades das páginas
200-203 do livro didático, para que possamos corrigir posteriormente.
► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as
respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo
através do WhatsApp!
______________________________
13/10/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula revisional e interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
_____________________________
09/10/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
_____________________________
07/10/2020
ADVÉRBIOS
E LOCUÇÕES ADVERBIAIS
Os advérbios são uma classe de palavras que modificam o sentido
do verbo, acrescentando a ele determinadas circunstâncias de tempo, de modo, de lugar etc.
Observe os exemplos a seguir:
Um lindo balão azul atravessava o
céu.
Um lindo balão azul atravessava lentamente o céu.
• Nesse caso, lentamente modifica o verbo
atravessar, pois acrescenta uma ideia de modo.
A locução adverbial, por sua vez, é toda expressão formada por mais
de uma palavra e que funciona com o valor de um advérbio em uma frase. Se
atente para os exemplos abaixo:
As notícias chegaram cedo.
As notícias chegaram de manhã.
• Em de manhã temos uma expressão formada
pela junção da preposição de com o substantivo manhã. Dessa união
se forma uma locução adverbial, pois a combinação dos termos possui
valor de advérbio na frase.
Nesta etapa, estamos estudando
apenas os advérbios e as locuções adverbiais que acrescentam circunstâncias de
tempo, modo e lugar.
Abaixo, se encontram dispostos alguns
exemplos de advérbios e locuções adverbiais destas três circunstâncias:
Tempo: agora, hoje, sempre, logo, de
manhã, às vezes, já, jamais, nunca, logo, cedo, etc.
Modo: bem, mal, assim, devagar, às
pressas, pacientemente, lentamente, rapidamente, depressa, assim,
apressadamente etc.
Lugar: lá, aqui, acima, por fora,
perto, longe, dentro, embaixo, debaixo, ali, etc.
► Confiram o vídeo a seguir:
► Dessa forma, façam as atividades das páginas 198-199, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula interativa!
► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo através do WhatsApp!
06/10/2020
O USO DE FORMAS VERBAIS NO FUTURO
► Continuando nosso estudo dos verbos, hoje faremos atividades
voltadas para o emprego dos verbos no tempo futuro. Dessa forma, façam as
atividades 1-7, das páginas 196-197 do livro, para que possamos corrigir na
próxima aula.
► Acessem nossa página de gabaritos para conferir as
respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida que surgir, entrem em contato comigo
através do WhatsApp!
________________________
02/10/2020
ATIVIDADES SOBRE VERBO (CONTINUAÇÃO)
►
E aí pessoal, tudo certo? Hoje eu resolvi
trazer pra vocês um material em vídeo, rememorando o que vimos até agora sobre
os verbos. Assistam a seguir!
►
Dando sequência ao estudo prático que estamos
fazendo com os verbos, façam as atividades 7-12 das páginas 194-195 do livro
didático, para que possamos corrigir na próxima aula.
► Visitem nossa página de gabaritos para conferir as respostas
das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo
através do WhatsApp!
_____________________________
30/09/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
►► TAREFA DO DIA 30/09/2020 ◄◄
Como tarefa do dia, façam também os exercícios 1-3 da página 47 do
Caderno de Atividades!
_____________________________
29/09/2020
VERBO I
► Podemos definir o verbo como uma
classe de palavras variável, que indica ação, movimento, estado ou fenômeno da
natureza, localizando no tempo aquilo que indica. É importante sabermos que os
verbos podem sofrer variações de acordo com suas flexões. Vejamos abaixo
algumas delas, que consideramos importantes para esse momento de nosso estudo.
► Tempo
Temos, na língua portuguesa, três tempos verbais.
São eles: pretérito (passado), presente, e futuro. Vejamos um pouco mais sobre
cada um deles:
►► Presente: tem relação com um fato
ou ação que ocorre no momento em que se fala.
Exemplo: A professora está muito bonita hoje.
Exemplo: A professora estava muito bonita ontem.
Exemplo: A professora estará mais bonita amanhã,
pois é nossa formatura.
► Infinitivo
O infinitivo é uma das três formas nominais do verbo, sendo
aquela com a qual verbo se apresenta naturalmente, sem qualquer conjugação,
apresentando neutralidade em relação às flexões do verbo.
Na língua portuguesa, os verbos são distribuídos em
três conjuntos, cada um compondo uma conjugação, de acordo com a
terminação de cada verbo no infinitivo:
1ª
conjugação: -ar (exemplos: amar, criar, pagar)
2ª
conjugação: -er
3ª
conjugação: -ir
• • •
►►► Nesse sentido, façam as atividades 1-3 da página 189, bem como os exercícios 1-6 das páginas 192-193 do livro didático, para que possamos corrigir em nossa videoaula interativa!
►►► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
_____________________________
25/09/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
_____________________________
23/09/2020
FAKE NEWS
Um dos
grandes males da atualidade, as chamadas Fake News (notícias falsas) tem invadido nos últimos
anos o cotidiano da sociedade, potencializadas pela velocidade de transmissão
de dados via internet.
Dessa
forma, torna-se cada vez mais essencial o exercício de checagem e conferência
de fontes, para que boatos mentirosos não sejam tomados como verdades pela
sociedade em geral.
A forma
como uma informação é transmitida muitas vezes determina a maneira como
milhares de pessoas interpretarão aquela notícia, e nessa brincadeira muitas
vezes as vidas dos cidadãos são colocadas em jogo, diante de informações
desencontradas e muitas vezes caluniosas, manchando reputações e gerando
prejuízos dos mais variados para as vítimas daquela notícia falsa.
Dito
isso, é necessário que nos adaptemos ao cenário que temos no horizonte, e para
não consumirmos nem propagarmos informações falsas, devemos nos esforçar para
checar as notícias que recebemos, verificando fontes, dados e demais elementos
de confiabilidade que, como sabemos, devem constar em uma notícia.
►
Nesse sentido, façam as atividades 1-2 das
páginas 186-187, para que possamos corrigir em nossa próxima videoaula, quando falaremos mais sobre o tema.
►► TAREFA DO DIA 23/09/2020 ◄◄
Como atividade do dia, façam também os
exercícios 1-3 da página 45 do Caderno de Atividades!
► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!
______________________________
22/09/2020
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
► Fala pessoal, tudo bem? Dando
sequência às atividades de interpretação do texto lido no início do capítulo,
façam as atividades 1-5 de “Linguagem e Construção do Texto”, das páginas
181-183 do livro didático.
► Não deixem de acessar a página de
gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas aulas!
►
Qualquer dúvida ou incerteza que aparecer, entrem
em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!
______________________________
18/09/2020
NOTÍCIA
A Notícia é
um gênero textual jornalístico e não literário que se encontra presente em
nosso dia a dia, principalmente nos meios de comunicação, sejam eles impressos,
digitais, televisivos ou radiofônicos.
Dessa forma, quando falamos em
notícia, falamos de um texto informativo sobre
um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de
comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre
outros.
Por esse motivo, as notícias possuem
teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo,
apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
O intuito da Notícia é informar seu
leitor sobre acontecimentos significativos sobre o mundo e a sociedade em
geral. A estrutura da Notícia enquanto texto contempla elementos como: a
manchete, que é o título principal da notícia; linha-fina, frase em destaque
logo abaixo da manchete; lide, um resumo das informações disposto logo no
início do texto, no primeiro parágrafo; olho, frases importantes destacadas ao
longo do corpo do texto.
Para conferir respeitabilidade para a
notícia, devem-se utilizar elementos de confiabilidade, como a apresentação de
dados tais como lugar, tempo, hora, além de citações de autoridade. O uso de
recursos visuais como fotos, ilustrações, tabelas e gráficos é muito bom para
complementação e síntese das informações ali registradas. Na notícia, os fatos
são registrados por ordem de importância.
A linguagem da notícia é mais precisa
e impessoal, o que exige que a escrita dela seja realizada de maneira objetiva
e clara, além da utilização de linguagem não verbal, como fotos, desenhos, etc.
• • •
►
Nesse sentido, leia a notícia
localizada nas páginas 178-179 do livro didático e façam as atividades 1-9 de
“Compreensão inicial”, para que possamos corrigir na próxima aula.
► Não deixem de acessar a página
de gabaritos para conferir as respostas das atividades de nossas últimas
aulas!
► Qualquer dúvida ou incerteza
que aparecer, entrem em contato comigo através do nosso grupo do WhatsApp!
______________________________
16/09/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
_________
►►► TAREFA DO DIA ◄◄◄
► Façam
os exercícios das páginas 43-44 do Caderno de Atividades, para corrigirmos na
próxima aula!
_______________________________________
15/09/2020
EXERCÍCIOS
► Fala
pessoal, tudo bem? Finalizando a quinta unidade de nosso livro, façam as
atividades 1-4 da sessão “Desafios da língua”, nas páginas 166-168.
► Em
seguida, respondam às atividades 1-3 da página 42 do Caderno de Atividades.
► Não
deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das
atividades das últimas aulas!
► Qualquer
dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em
nosso grupo do WhatsApp!
11/09/2020
ATIVIDADES
DE FIXAÇÃO
► Oi pessoal,
tudo bem? Hoje daremos prosseguimento ao nosso estudo sobre os pronomes, e nada
melhor do que exercícios de fixação para uma devida compreensão dos conceitos
que foram trabalhados nos últimos dias!
► Dessa
forma, vocês devem fazer as atividades 1-9 das páginas 38-41 do Caderno de
Atividades, para que possamos corrigir em nossa próxima aula!
► Não
deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das
atividades das últimas aulas!
► Qualquer dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!
____________________________________
09/09/2020
EXERCÍCIOS
► Fala pessoal,
tudo bem? Na aula de hoje temos algumas atividades para lidar, referentes ao
conteúdo que estamos estudando nesse bimestre.
► Dessa forma, façam as atividades 1-4 das páginas 165-166 do livro didático, para que possamos corrigir na próxima aula.
► Como tarefa de casa, façam os exercícios 1-5 da página 37 do Caderno de Atividades.
► Não
deixem de conferir nossa página de gabaritos para acessarem as respostas das
atividades das últimas aulas!
► Qualquer
dúvida em relação ao conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do
WhatsApp!
____________________________________
08/09/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
_______________________________________________________
04/09/2020
EXERCÍCIOS
► Fala pessoal, tudo bem? Dando
prosseguimento em nossas atividades, faremos hoje os exercícios das páginas
162-164, sobre pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos.
► Não deixem de conferir nossa
página de gabaritos para acessarem as respostas das atividades das últimas
aulas!
► Qualquer dúvida em relação ao
conteúdo ou às atividades, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!
___________________________________
02/09/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
________________________________________________________
01/09/2020
ATIVIDADES
28/08/2020
PRONOMES
Grande parte dos pronomes não possuem significados fixos, isto é, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, o qual nos permite recuperar a referência exata daquilo que está sendo colocado por meio dos pronomes no ato da comunicação. Observe os exemplos a seguir:
► Minha carteira estava vazia quando eu fui assaltada.
[minha/eu:
pronomes de 1ª pessoa = aquele que fala]
► Tua carteira estava vazia quando tu foste assaltada?
[tua/tu:
pronomes de 2ª pessoa = aquele a quem se fala]
► A carteira dela estava vazia quando ela foi assaltada.
[dela/ela:
pronomes de 3ª pessoa = aquele de quem se fala]
PRONOMES
PESSOAIS
Eles variam em gênero e número e são
classificados de acordo com a função que exercem e sua tonicidade. Quanto à
função, são divididos em: Pronomes pessoais do caso reto e Pronomes pessoais do
caso oblíquo.
________________________________________________________
21/08/2020
Meus queridos, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Nela revisaremos o conteúdo para a avaliação bimestral, então não percam! Estou esperando vocês!
________________________________________________________
05/08/2020
REVISÃO II
Oi pessoal, tudo bem? Hoje temos o segundo vídeo de nossa revisão. Confiram a seguir!
________________________________________________________
04/08/2020
REVISÃO I
E aí pessoal, tudo tranquilo? Agosto começou em alta voltagem, e já estamos dando início às nossas revisões para a avaliação bimestral. Por isso, preparei um vídeo para começarmos a retomar os pontos que serão avaliados na atividade. Confiram!
► Não deixem de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!
21/07/2020
17/07/2020
ATIVIDADES
► Na sequência da leitura do texto "Férias na Antártica", façam as atividades de "Linguagem e construção do texto", páginas 144-146, para que possamos corrigir em nossa videoaula!
► Não se esqueçam de acessar a página de gabaritos para conferirem as respostas das atividades das últimas aulas!
________________________________________________________
15/07/2020
RELATO PESSOAL
O
gênero “Relato Pessoal” consiste em uma modalidade textual que narra sobre um
fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, é
possível identificarmos as emoções e os sentimentos expressos pelo narrador.
Assim
como em uma narração ficcional, o relato pessoal apresenta um tempo e espaços
bem definidos, nos quais o narrador torna-se o protagonista da história.
O
narrador do relato pessoal conta os fatos vividos ao mesmo tempo em que
participa da narrativa, se mostrando e opinando no decorrer do texto. Dessa
forma, podemos observar que o narrador de um relato pessoal utiliza sempre a 1ª
pessoa em sua escrita, seja ela no singular (eu), ou no plural (nós).
É
válido observarmos que além de narrativo, o relato pessoal pode ser descritivo,
apresentando a descrição do local, personagens e objetos que fazem parte do
fato relatado.
De
acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e o receptor),
a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal, se
tornando mais objetiva quando pretende documentar algo e subjetiva quando se
propõe a revelar impressões pessoais do autor sobre o que viveu.
Os
relatos pessoais podem ser divulgados por variados meios de comunicação, como, jornais,
revistas, livros, redes sociais, dentre outros, sejam em sua modalidade
escrita, seja em registros de áudio e/ou vídeo.
► A seguir, leiam o texto “Férias na Antártica”,
contido nas páginas 140-142 do livro didático, e façam as atividades 1-6 de “Compreensão
inicial”, na página 143. Na próxima aula corrigiremos os exercícios e daremos prosseguimento
nessa nova unidade.
► Qualquer dúvida em relação às tarefas, falem comigo em nosso grupo do
WhatsApp!
Galera, não se esqueçam de nossa videoaula interativa hoje, às 09h30 na Plataforma Plurall! Estou esperando vocês!
ARTIGOS
Podemos compreender o
artigo como a classe gramatical que antecede costumeiramente um substantivo, apresentando
variedade tanto em gênero quanto em número.
O artigo, em geral,
antecede o substantivo para fazer referência a ele. Desse modo, ele tanto pode
dar especificidade para aquilo que pretende representar, quanto pode dar
sensação de vagueza quando antecede elementos que não podem ser especificados.
Desse modo, os artigos
não tem funcionalidade sozinhos no enunciado, o que faz com que seja necessária
a companhia frequente de outro substantivo junto a ele para que o artigo faça
sentido na organização frasal.
Artigos definidos:
Os artigos definidos tem esse nome por referenciarem um ser é específico, seja por já ter sido citado anteriormente ou por ser de conhecimento mútuo dos interlocutores. Os artigos definidos variam tanto em relação ao gênero quanto em relação ao número. Observe os exemplos a seguir:
• A pizza
de ontem estava maravilhosa.
• Ela quitou a dívida com o dono da padaria.
• Escolhi as frutas que levaremos hoje.
• Os manifestantes
se reuniram na praça do Shopping Santa Cruz.
► Artigos definidos: o, a, os, as.
Artigo indefinido:
Os artigos indefinidos,
por sua vez, são utilizados para evidenciar uma generalização acerca de algo mencionado,
ainda não sendo de conhecimento mútuo dos interlocutores, uma vez que é a
primeira vez em que aparece no discurso. Os artigos indefinidos variam também
tanto em gênero quanto em número. Observe os exemplos a seguir:
• Uma garota perguntou por você hoje.
• Julieta me comprou um jornal.
• Passei umas semanas me recuperando do susto.
• Eu estive fora uns dias.
► Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas.
NUMERAL
Devemos compreender o numeral
como uma classe de palavras que varia tanto em número quanto em gênero e se
propõe a determinar a quantidade de pessoas, objetos, coisas ou lugares ocupados
em uma determinada sequência. Desse modo, o numeral é a palavra que indica, numericamente,
um número exato ou a posição que tal coisa ocupa numa sequência.
Os numerais podem ser
compreendidos entre diferentes classificações, observe a seguir:
• Numerais Cardinais: apontam quantidades
definidas.
• Numerais Ordinais: Destacam a ordem de elementos
encontrados em uma sequência.
• Numerais multiplicativos: Apontam o aumento de
uma determinada quantidade.
• Numerais fracionários: Destacam parte(s) de uma
totalidade.
► Em seguida, façam as atividades referentes a artigos e numerais, das páginas 123-125 do livro didático.
► Na próxima aula daremos prosseguimento para o conteúdo e corrigiremos as atividades.
► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!
► Podemos compreender as determinantes do substantivo
como palavras ou expressões que acompanham o substantivo, determinando-o, isto
é, acrescentando-lhe ideias distintas. Adjetivos e locuções adjetivas são
exemplos de classes gramaticais que agem como determinantes dos substantivos.
Relembremos o que cada uma dessas classes trabalha:
► Adjetivos:
Classe de palavras utilizada para caracterizar e
qualificar o substantivo.
► Locuções adjetivas:
Nome dado a expressões usadas em um texto com a
mesma função de um adjetivo, ou seja, caracterizar e qualificar o substantivo.
►► A seguir, façam os exercícios sobre determinantes dos substantivos na página 29 do Caderno de Atividades e os exercícios 1-3 da página 119 do livro didático, para corrigirmos na próxima aula.
►► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!
REVISÃO - PARTE II
02/06/2020
REVISÃO - PARTE I
29/05/2020
SUBSTANTIVOS
________________________________________________________
27/05/2020
INFOGRÁFICOS (continuação)
► Em seguida, façam os exercícios das páginas 20-23, sobre os tópicos "Sentido real e sentido figurado", "Recursos estilísticos" e "Formação de Palavras".
►► Na próxima aula corrigiremos as questões e daremos prosseguimento em nossa matéria.
►► Não deixem de visitar nossa página de gabaritos, para conferir as respostas e explicações que deixo por lá, acerca de nossas atividades!
►► Qualquer dúvida, falem comigo em nosso grupo do WhatsApp!
________________________________________________________
26/05/2020
INFOGRÁFICOS
22/05/2020
FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Quanto filhotinho de estrela atirado no lixo!
________________________________________________________
19/05/2020
ATIVIDADES SOBRE POESIA
________________________________________________________
15/05/2020
POEMAS
SONETO DA FELICIDADE
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
________________________________________________________
LER E IMAGINAR
Temos visto ao longo desse ano narrativas criadas a partir da realidade, sejam aquelas repassadas através da tradição oral, sejam aquelas contadas por meio as publicações periódicas em jornais e revistas.
► Não deixem de visitar nossa página de gabaritos, para conferir a correção dos exercícios da última aula. As respostas devem ser anotadas no caderno, à mão, para uma melhor fixação do conteúdo!
12/05/2020
ATIVIDADE SOBRE CRÔNICA
08/05/2020
06/05/2020
29/04/2020
TIPOS DE FRASES
FRASES VERBAIS E FRASES NOMINAIS
24/04/2020
_________________________________________________________
22/04/2020
FRASES - II
FRASES
• • •
É importante percebermos o quanto os assuntos vão se conectando nesse momento do nosso aprendizado, o que faz com que seja ainda mais importante que cada conteúdo seja bem assimilado!
Na página 60 temos três atividades, enquanto na página 61 temos uma questão a ser respondida. Caprichem nas respostas, na próxima aula retornaremos com a correção dessas atividades, das Tarefas de Casa e com matéria nova. Acredito em vocês!
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, PÁGINA 57, NÚMEROS 1 A 6
• • •
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES, PÁGINAS 56 E 57, NÚMEROS 1 A 8
• • •
ABAIXO, SEGUE A TAREFA DE CASA DO DIA 08/04/20.
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário