Gabaritos Geografia

NOVEMBRO

Centro Educacional Saber é Viver

Geografia – professora Simone – 6° ano

Gabarito da  atividade revisional do dia 30/11/2020

Estudando e Aprendendo

1- A área da superfície da Terra pode ser subdividida em quatro subsistemas, cujo relacionamento criou ambientes que permitem o surgimento, desenvolvimento e sustentação da vida. Quais são os subsistemas?

Litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera.

2- Com base em seus conhecimentos sobre a biosfera, hidrosfera, litosfera e atmosfera marque (V) para as  verdadeiras e (F) para as falsas:

V   ) A hidrosfera é a camada composta pelas águas de nosso planeta.

(   F  ) Litosfera é  a camada de gases que envolve o Planeta.

V   ) O outro nome dado a Litosfera é Crosta Terrestre.

 F  ) O gás mais presente na atmosfera é o oxigênio.

(   V )  A litosfera é composta por rochas, minerais e solo.

V   ) A biosfera é a camada onde a vida no Planeta é possível.

 3- Marque a opção CORRETA sobre o que é Atmosfera.

A) A parte sólida da superfície da Terra.

B) a camada gasosa que envolve a Terra.

C) A parte líquida, existente na superfície terrestre.

D) A camada sólida que envolve a Terra.

 

4- A biosfera é o meio em que a vida se desenvolve em uma combinação dos elementos da:

a) biosfera, litosfera e hidrosfera.

b) atmosfera, litosfera e biosfera.

c) atmosfera, hidrosfera e biosfera.

d) atmosfera, litosfera e hidrosfera.

5- Analise as afirmativas e marque a alternativa que não está correta.

a) a litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre.

b) a litosfera é formada por rochas, minerais e solos.

c)  a litosfera é a camada formada pelos gases e pela água.

d) a litosfera  é dividida em três camadas: crosta, manto e núcleo.

 6- Relacione as questões com as respostas abaixo:

a) Qual é a camada mais externa da terra?

b) Divisão de grandes porções que se movem lentamente sobre o manto terrestre.

c) Camada pastosa da Terra, formada por magma, com alta temperatura.

d) Aparelho que mede valor da escala Richter.

e) Camadas formadas pela crosta terrestre e manto superior.

f) Camada que se encontra no centro da Terra.

 (   A ) crosta (  C ) manto (B   ) placas tectônicas (  D ) sismógrafo ( E  )  litosfera

( F ) Núcleo

 

7- Exemplifique 3 seres vivos que podem ser encontrados na: 

a) Litosfera:                 Pessoal

b) Atmosfera:

c) Hidrosfera:                                                   

9-  Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:

a) hidrosfera.

b) atmosfera.

c) biosfera.

e) litosfera.

 

10-  Sobre a hidrosfera terrestre, assinale a alternativa incorreta:

a) a hidrosfera forma um sistema biológico e geográfico amplo, dinâmico, rico em espécies e autônomo.

b) as águas presentes na Terra atuam sobre os demais sistemas terrestres, como na modelagem do relevo e na distribuição dos seres vivos.

c) a água presente na atmosfera em forma de vapor interfere no clima por meio das chuvas e da umidade.

d) a hidrosfera terrestre encontra-se em uma relação de equilíbrio com a atmosfera, a litosfera e a biosfera.

11- É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto;

a) Estratosfera.

b) Ionosfera.

c) Troposfera.

d) Mesosfera.

12- Assinale V nas afirmativas verdadeiras é F nas falsas.

a) (   ) A atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões.

b) (   V ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.

c) (   F ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.

d) (  V  ) A maior parte dos gases da atmosfera concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta.

e) ( F  ) É também na Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese.

f) (   ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.

g) (   ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio (fórmula química; H2).


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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 23/11/2020

Estudando e Aprendendo

Leia o capítulo 10 – Biosfera – Páginas 206 a 220.

 Responda às questões abaixo.

1) Quais as camadas ou subsistemas da Terra?

Litosfera, hidrosfera,  atmosfera e biosfera.

2) Defina os termos abaixo:

Litosfera- Litosfera, ou crosta terrestre, é a porção sólida da Terra. É constituída de rochas e minerais e compõe todos os continentes, as ilhas e o assoalho dos mares e oceanos.

Hidrosfera- É o conjunto das águas da superfície terrestre: os mares, os oceanos, os rios, os lagos, a água subterrânea, as geleiras e a água presente na atmosfera.

Atmosfera- É a camada gasosa que envolve a Terra. É constituída principalmente de oxigênio e nitrogênio , além de outros gases, e de água.

Biosfera- É a parte  da superfície terrestre onde se encontram todos os seres vivos, como animais, vegetais e microrganismos, matéria orgânica, além de elementos inorgânicos, que permitem ou sustentam a existência da vida no planeta, como o solo, o ar, a água, a radiação solar, etc.

 

3)Falando sobre litosfera. O que é relevo?

É o conjunto das variadas formas da litosfera, como os vales, as baías, as planícies e as depressões, que apresentam áreas mais ou menos elevadas, planas ou onduladas.

4) Quais as principais unidades de relevo do planeta? Defina cada unidade.

Montanhas- São elevações de terreno que se destacam por apresentar altitudes superiores às regiões vizinhas.

Depressões-  são áreas rebaixadas em relação às áreas vizinhas. Podem ser absolutas, abaixo do nível do mar ou relativas, acima do nível do mar, mas abaixo das áreas vizinhas.

Planaltos- Podem ser chamados de platôs, são áreas em geral mais altas que as vizinhas com topos relativamente planos ou arredondados.

Planícies- São áreas geralmente baixas e planas. Nelas ocorre sedimentação, ou seja, essa unidade do relevo se caracteriza pelo acúmulo de sedimentos.

5)O relevo sofre transformação através de agentes internos e externos. Quais são eles?

Agentes internos-  relacionado a movimentação das placas tectônicas, dão origem às montanhas, aos abalos sísmicos, vulcanismo, entre outros.

Agentes externos – intemperismo e a erosão, seguidos pela sedimentação.

6) Explique o que é intemperismo e erosão?

Intemperismo – é um conjunto de fenômenos que leva à decomposição das rochas. Pode ser biológico, físico ou químico.

Erosão- processo natural que se inicia com o desgaste do terreno. Os sedimentos provenientes desse desgaste são transportados pelo vento, água ou por geleiras.

7) Falando da hidrosfera. O que é ciclo hidrológico?

Ciclo hidrológico é o constante movimento da água na superfície terrestre. É a mudança do estado físico na água na natureza, quando líquida sofre evaporação e torna-se gasosa, condensa-se podendo tornar-se líquida ou sólida.

8) Como podemos encontrar água na superfície terrestre?

Nos oceanos, mares, rios, lagos, aquíferos, geleiras.

9) Como está a distribuída a água do planeta, água doce e água salgada?

97,5% é água salgada, 2,5 % é água doce. A água doce está distribuída da seguinte forma: 69,5& geleiras, 30,1% subsolo, 0,4% rios, lagos, pântanos e atmosfera.

10)Falando da atmosfera. Quais são suas camadas e quais são as mais importante para nós, seres humanos?

As camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, exosfera.  As camadas mais importantes para nós são: a troposfera, a estratosfera e a ionosfera.

11) Defina o que é clima e o que é tempo atmosférico?

Tempo – se refere às condições atmosféricas em um momento e lugar específicos, já que varia durante o dia.

Clima- consiste em um conjunto de condições características que costumam ocorrer durante o ano, formando um ciclo que se repete nos anos seguintes.

12) Quais os elementos do clima?

Temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar.

13) Quais os tipos de climas que temos no planeta?

Equatorial, tropical, desértico, temperados: oceânico, continental e mediterrâneo, frio polar e frio de altitude.

14) Falando sobre a biosfera. Explique os termos.

Ecossistema- é o conjunto de comunidades de seres vivos instalados em uma determinada área.

Bioma- Um conjunto de ecossistemas vizinhos aparentados pela vegetação dominante.

Biomassa- é a quantidade de matéria viva existente em determinada área e é constituída de seres vivos, principalmente vegetação.

Biodiversidade- consiste na diversidade biológica existente em um ecossistema ou em um bioma.

15)Quais os grandes biomas da Terra?

Tundra,  Taiga, Floresta temperada, Pradaria, Savana, floresta tropical, Deserto.

16) Quais são os biomas brasileiros?

Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

17) Colora a imagem abaixo, de acordo com o que aprendeu na aula online. Faça distinção de cada camada.

18) Neste mapa, trace as principais linhas imaginárias do planeta. Os principais paralelos e o principal meridiano e, escreva seus nomes.

   

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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 16/11/2020

Estudando e Aprendendo

1- Observe o mapa climas e responda as questões abaixo:

2-O território brasileiro possui uma grande variedade climática, pois, em virtude da sua grande extensão no sentido norte-sul, o país ocupa mais de uma zona climática. Marque a alternativa que indica as zonas climáticas que o Brasil abrange.

a) Zona temperada do norte e Zona temperada do sul

b) Zona temperada do sul e Zona glacial ártica

c) Zona intertropical e Zona temperada do sul

d) Zona intertropical e Zona temperada do norte

 

3- Apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, podendo atingir até -50 °C. Situa-se nas faixas delimitadas pelos círculos polares e recebe raios solares durante poucos meses no ano. Marque a alternativa que corresponde a esse tipo de clima.

a) Frio

b) Temperado

c) Polar
d) Semiárido

e) Equatorial

 

4-  Nesse tipo de clima a temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso.

a) clima equatorial

b) clima temperado

c) clima polar

d) clima semiárido

e) clima subtropical

5- Caracterize as massas de ar quanto sua origem e influência nas áreas onde atuam:

MASSA

ORIGEM

FRIA

Zonas polares

QUENTE

Zonas tropicais

SECA

Continentes

ÚMIDA

Oceanos

 6- Nesse tipo de clima as temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e seco.

a) clima equatorial

b) clima temperado

c) clima polar

d) clima semiárido

e) clima subtropical

 7- Relacione as colunas.

a) Altitude

b) Latitude

c) Maritimidade

d) Correntes Marítimas

e) Massa de ar

E  ) São grandes porções de ar que se deslocam na atmosfera. Elas interferem no clima e nas condições de temperatura e umidade de um lugar.

(  C   ) A temperatura também é influenciada pela maior ou menor distância de um lugar em relação aos oceanos.

(  D  ) São grandes massas de água que circundam pelos oceanos e contribuem para a circulação e distribuição de calor no planeta.

(  B  ) é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos terrestres. 

(  A  ) é a distância vertical medida entre um determinado ponto, e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.

 

8- Qual a diferença entre clima e tempo?

O CLIMA- refere-se às condições atmosféricas em um momento e lugar específicos, já que varia durante o dia.

O TEMPO- consiste em um conjunto de condições características que costumam ocorrer durante o ano, formando um ciclo que se repete nos anos seguintes.

 

9- Coloque V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

(  F ) o clima pode mudar várias vezes ao dia.

(  V ) a previsão do tempo é feita pelos meteorologistas.

(  V ) para que possamos definir o clima de uma região faz-se necessária a observação das características das condições atmosféricas desse lugar, num longo espaço de tempo.

 10-Analise a tirinha a seguir.

Na tirinha houve uma situação de tempo ou clima? Justifique.

Houve uma situação de tempo, em que há mudanças devido às condições atmosféricas.

11- Observe a imagem:

a) O que a imagem está representando?

Representa o tempo da cidade de São Paulo (previsão meteorológica), com a temperatura de cada dia.

b) Qual a importância de acompanhar o fator representado na imagem acima para o desenvolvimento das atividades humanas?

É importante pois através da previsão do tempo pode-se organizar atividades que podem ser feitas ao ar livre ou ambientes fechados.


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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 09/11/2020

Estudando e Aprendendo

1- O mapa a seguir mostra a configuração das placas tectônicas da Terra.

 a) identifique a placa tectônica onde se localiza o Brasil.

Placa Sul-Americana.

b) no Brasil, não ocorrem epicentros de terremotos nem erupções vulcânicas na atualidade. Justifique a ausência desses fenômenos com base na localização do Brasil na mapa acima.

O Brasil encontra-se no centro da Placa Sul-Americana e não perto do encontro de placas, o que justifica a ausência de terremotos e erupções vulcânicas.

c) o Japão  é um país com grande incidência de terremotos. Ao observar o mapa, como você pode justificar esse fato?

O Japão está localizado numa região de encontro de placas (Convergentes) chamado de Círculo de Fogo, com grandes tendências à fenômenos naturais típicos de choque de placas como: terremotos, erupções vulcânicas, maremotos e tsunamis.

d) Observando o mapa, que informações podemos obter sobre os movimentos realizados pelas placas tectônicas?

As Placas tectônicas têm movimentos distintos, divergente, convergente e transformante. Para cada movimentação de placas teremos afastamento, choque ou deslizamento.

2- Assinale a alternativa que contém apenas agentes externos do relevo:

a) (  X ) Geleira, chuva e ação dos seres humanos.

b) (    ) Chuva, vento, terremoto e ação das geleiras.

c) (    ) Vento, vulcão, ação dos rios e dos mares.

d) (    ) Ação das geleiras, das placa tectônicas e dos mares.

3- Leia a frase abaixo.

“Por enquanto, só é possível ver uma coluna de fumaça branca emanando do principal vulcão ativo da Europa, mas sem expulsão de lava.”

a) explique o que é lava.

LAVA- nome que damos ao magma quando expelido pelo vulcão.

 

4- Observe a imagem abaixo.

a) Levando em conta a proporção entre água doce e água salgada no mundo, explique a importância de preservar as fontes de água doce. (Pessoal)

Podemos afirmar, diante dos dados, que as reservas de água doce são pequenas perto da proporção de água salgada. Nós seres humanos e seres vivos dependemos de água doce para sobreviver e, há um desperdício e uso indevido da água doce como se fosse um recurso infinito.

5- Analisando a imagem acima, responda:

a) Explique por que nem toda água doce da Terra está disponível para consumo imediato.  A proporção de água doce está dividida entre geleiras, na atmosfera, no solo o que torna inviável o uso imediato.

b) Anote onde podemos encontrar na superfície terrestre:

- água em estado sólido: Geleiras

- água em estado líquido: rios, oceanos, lagos, córregos, aquíferos

- água em estado gasoso: na atmosfera

 6- Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.


a) Complete o título do mapa. América do Sul: Aquíferos

b) Elabore uma legenda para o mapa.


c) O mapa mostra uma importante fonte água doce. Descreva suas principais características.

Aquífero -  é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.

7- Descreva o que a imagem abaixo retrata e quais as consequências desse fato.

Retrata a poluição das águas dos rios, mares, oceanos, lagos e córregos onde os ser humano com suas ações destrutivas  jogam nas águas do planeta todo tipo de lixo e rejeitos fazendo que com que fiquem improprias para consumo e para sobrevivência de outros seres vivos.

8- Analise a imagem abaixo e explique de que camada da Terra estamos falando.

Trata-se da camada atmosfera e de que a poluição por gases nocivos à saúde humana e de todo ser vivo vem degradando essa camada da Terra.

9- A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

e) exosfera.

10- Nomeie as camadas da atmosfera.



OUTUBRO

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Geografia – professora Simone – 6° ano

Gabarito da atividade Revisional do dia 05/10/2020

Estudando e Aprendendo


Estude para nossa avaliação no dia 19/10/2020. Não deixe para última hora!

1- A crosta terrestre é a camada superior e sólida da Terra onde se encontram as rochas e as formas de relevo em geral. Os três tipos de rochas, classificadas conforme a gênese, que constituem essa camada são:

a) ígneas, magmáticas e vulcânicas

b) sedimentares, metamórficas e magmáticas

c) metamórficas, fósseis e minerais

d) litológicas, fraturadas e plásticas

e) superficiais, intrusivas e extrusivas

2- Observe o mapa abaixo e respondas às questões.


a) Quais são os países sul-americanos com maior probabilidade de sofrerem grandes terremotos? Por quê?

Os países sul-americanos com maior probabilidade de sofrerem terremotos são o Chile, com o seu imenso litoral num encontro de placas tectônicas, além do peru, equador e Colômbia.

 

b) Quais são os países desta região com menor probabilidade de sofrerem grandes terremotos? Por quê?

O Brasil, o Paraguai, Uruguai, Venezuela e as três Guianas, todos com territórios distantes de encontro de placas tectônicas.

c) Qual é a parte do Brasil mais próxima de um encontro de placas?

Região  Nordeste, é a região mais próxima de encontro de placas.

 

3-A Terra é como uma cebola: é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s) pode(m) ser considerada(s) sólida(s).

a) somente a crosta terrestre

b) somente o manto

c) somente o núcleo

d) a crosta e o núcleo interno

e) o manto externo e a crosta

4-Considerando a figura abaixo, podemos afirmar que:


a) Quanto aos movimentos das placas tectônicas, elas podem ser convergentes, divergentes, pendulares e transumantes.

b) O Brasil está situado na placa sul-americana, que está divergindo da placa africana.

d) A placa arábica se localiza entre as placas Africana, Indo-australiana e de Nazca.

e) As placas Cocos, Caraíbas e Filipina são consideradas as mais ativas tectonicamente e sismicamente.

5-O resfriamento da Terra e a formação da crosta terrestre são processos lentos que passam despercebidos no cotidiano da sociedade. São fenômenos que ocorrem há bilhões de anos e formam as rochas. Sobre o tema, podemos afirmar que:

a) Rochas metamórficas são rochas resultantes da transformação de solo e matéria orgânica acumulados no decorrer de algumas décadas, provocando sua transformação (metamorfismo).

b) Rochas sedimentares são formadas pela ação de agentes endógenos, como água, ventos, variação térmica, geleiras etc.

c) Rochas magmáticas ou ígneas são rochas formadas na superfície terrestre pelo contato entre o magma e a atmosfera.

d) Rochas sedimentares são formadas pela ação de agentes erosivos, como água, ventos etc. que provocam a desagregação, ou seja, desprendimento de sedimentos.

e) Rochas magmáticas ou ígneas são formadas pelo acúmulo de sedimentos que são compactados nos fundos de vale ao longo de centenas de anos.

6-A biosfera é o meio em que a vida se desenvolve em uma combinação dos elementos da:

a) biosfera, litosfera e hidrosfera;

b) atmosfera, litosfera e biosfera;

c) atmosfera hidrosfera e biosfera;

d) atmosfera, litosfera e hidrosfera;

e) biosfera, atmosfera e hidrosfera.

 

7-Um garoto, durante o primeiro dia de suas férias, viajou com os seus pais, de avião, para uma belíssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecológica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados.

Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou, respectivamente, por partes da:

 a) hidrosfera, atmosfera e litosfera.

b) atmosfera, litosfera e hidrosfera.

c) litosfera, atmosfera e hidrosfera.

d) litosfera, hidrosfera e atmosfera.

e) atmosfera, hidrosfera e litosfera.

 

8-Explique o que são terremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.

Terremotos são abalos sísmicos  que ocorrem em terra, geralmente  ocasionados pela movimentação de placas tectônicas ou por acomodações de camadas subterrâneas do solo.

 

9- Explique o que são maremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.

Maremotos são abalos sísmicos que ocorrem no fundo dos mares ( nos solos oceânicos), também gerados pela movimentação de placas tectônicas.

 

10- Explique o que são: tsunamis e vulcanismo.

As tsunamis são consequência de grandes maremotos, originando ondas gigantes que podem viajar pelos oceanos a mais de 800 km/h.

Vulcanismo é o conjunto de processos que provocam a subida do magma, localizado abaixo da litosfera, até a superfície.








Setembro

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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 28/09/2020

Estudando e Aprendendo

Faça o que se pede:

1- Geolink da página 110;

1)  A profundidade em que ocorreu o abalo sísmico, ou seja, seu hipocentro, atenuou desdobramentos mais intensos desse fenômeno.

2) a distância do epicentro do terremoto e a cidade de Brasília é de, aproximadamente, 2100 km.

3) No Brasil, os abalos sísmicos ocorrem porque há tensões dentro da Placa Sul-Americana. Essas  tensões resultam em pequenos abalos. No Chile, país que possui uma área de seu território na divisa entre as placas Sul- Americana e de Nazca, os abalos sísmicos tendem a ser mais intensos devido ao choque entre as placas.

2- Texto e ação da página 112;

1- Na cidade as ações de remoção e orientação para as pessoas devem ser mais intensas, pois o número de habitantes que reside no lugar é maior.

2- a) Pessoal

b) Pessoal

3- a) É mais provável a ocorrência de um forte terremoto na área oeste da América do Sul, pois esse local fica na divisa entre duas placas tectônicas com limite convergente.

b) Não há erupções vulcânicas nessa área. A razão da inexistência de erupções vulcânicas ou fortes terremotos na Antártida se dá pela sua localização: não há colisão de placas nessa área.

3- Conexões com Ciências da página 113;

1- O geofísico estuda a estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da Terra; investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e sísmicos do planeta.

2-  Essa afirmação foi possível graças a medições, que comprovaram que a Província Borborema está se movimentando 5 mm por ano nesse sentido.

3- Devagar. Esse tipo de constatação pode ser feita pela comparação entre o movimento que ocorre neste local e em outros locais em que se observa a movimentação de placas tectônicas ou de falhas geológicas.

4- Geolink da página 124.

1- Podemos citar as pias de banheiro e cozinha, os pisos que pavimentam a casa ou a escola, vasos de argila ou cerâmica, entre outros objetos.

2- Podemos citar o granito, usado em residências  e na pavimentação de ruas pela resistência, e o mármore, que é admirado e muito utilizado na ornamentação por conta de suas diferentes cores e texturas.

3- Resposta pessoal.

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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 21/09/2020

Estudando e Aprendendo

1- Ler os textos complementares. (Pessoal)

2- Depois de ler os textos, escreva uma reflexão sobre eles. Para cada texto complementar faça uma reflexão.

Resposta pessoal – na Plataforma Plurall.

3- Faça o texto e ação da página 107.

1- a) Na placa Sul-Americana. Como não está localizada próximo às zonas de contato entre duas placa, é menos propenso a sofrer fortes terremotos.

b) I- Encontro convergente

II- Encontro divergente

III- falhas transformantes

c) O Himalaia (formado pela colisão entre a placa Indo-Australiana e a placa Euroasiática), na Ásia: os Alpes ( formados pela colisão entre a placa Euroasiática e a placa Arábica), na Europa, e os Andes (formados pela colisão entre a placa Sul-Americana), na América do Sul.

2- Significa que essas áreas no mundo estão sujeitas a abalos sísmicos, como terremotos e maremotos, surgimento de vulcões e erupções vulcânicas.

4- Observem as imagens a seguir, que mostram fenômenos provocados por encontro de placas tectônicas no mundo. A partir do que estudou e leu responda as questões.

a) Que esferas terrestres são representadas em todas as imagens?

A biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera.

b) Quais são as características comuns que você consegue observar nas imagens?

Podemos observar fenômenos provocados pelo movimento das placas tectônicas.

c) Estes fenômenos foram provocados pela movimentação de placas. Que movimentos seriam esses?

Movimentos convergentes, divergentes e transformantes.

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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 14/09/2020

Estudando e Aprendendo

 

1- Leia o capítulo 5 – Superfície e estrutura da Terra – páginas 98 a 107.

2- Faça as atividades do livro:

- Texto e ação da página 101;

1- (Pessoal) - Em nossas casas, observamos pias de cozinha e de banheiros feitas com rochas como mármores, granitos, pedra-sabão, ardósia, ou feitas de inox, mesma matéria-prima de talheres e panelas. Latas de bebidas (alumínio), joias ( ouro, prata, esmeralda), grafite de lápis (grafite), moedas ( níquel) são alguns exemplos.

2- (Pessoal) – Formas variadas de uso: a água é usada para beber, fazer comida, tomar banho, escovar os dentes e etc.

3- Não há seres vivos acima de 12 km de altura da superfície do planeta porque a concentração de gases necessários para o desenvolvimento da vida- especialmente o oxigênio- está na parte da atmosfera situada a até 12 km a partir da superfície.

4- Biosfera- A existência de elementos inorgânicos, como os solos, o ar, a água, os minerais, etc., possibilita a existência da biosfera, ou seja, dos seres vivos na superfície terrestre.

- Texto e ação da página 102;

1-  A foto A mostra uma tempestade, uma etapa do ciclo da água, processo que só é possível em consequência do aquecimento do planeta pelos raios solares, logo mostra o resultado da ação de uma fonte de energia externa. A foto B retrata uma erupção vulcânica logo, a energia responsável pele emersão e pelo espalhamento de lava vulcânica vem do interior do planeta, portanto de uma fonte de energia interna.

2- a) Suas raízes profundas lhes permitem acessar fontes de água permanentes durante períodos de seca extrema.

b) As plantas transferem enormes quantidades de água dos solos para a atmosfera, o que é importantíssimo para o ciclo hidrológico, favorecendo a formação de nuvens de chuvas.

 - Texto e ação da página 104.

2- Em razão da grande pressão exercida pelas camadas superiores a ele.

3- É o aumento progressivo da temperatura conforme se adentra o núcleo do planeta.

3- No mapa abaixo, colora a legenda e o mapa de acordo com o nome das placas tectônicas. 



Julho

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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito das tarefas do dia 20/07/2020

Estudando e aprendendo



1- Os dois principais movimentos da Terra são o de rotação e o de translação. Leia a tirinha abaixo e resolva as atividades.

 a) A que movimento da Terra a tirinha se refere?

 Rotação.

b) Quais são as principais consequências desse movimento realizado pela terra?

Os dias  e as noites.

c) Crie uma tirinha que fale sobre o  outro movimento importante da Terra.

Pessoal.

2- O ano que possui 366 dias é chamado de bissexto. Nesse ano, o mês de fevereiro possui 29 dias. Resolva as atividades.

a) Por que existem anos com 366 dias?

Pois o tempo de duração do movimento de translação ( giro da Terra em volta do Sol) é de 365 dias e 6 horas. A junção destas 6 horas ao longo de 4 anos acrescenta mais um dia ao calendário, são os anos bissextos com 366 dias.

b) Quando será o próximo ano com 366 dias ?

No ano de 2024.

c) Você conhece alguém que nasceu no dia 29 de fevereiro?

Pessoal.

d) Na sua opinião, como as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro devem comemorar a data de aniversário quando o ano não for bissexto?

Na certidão de nascimento dessa pessoa a data pode ser antecipada para o dia 28 de fevereiro ou adiantada para o dia 01 de março.

3- faça o Geolink da página 88.

1) as expressões “adiantar” ou “atrasar” o relógio referem-se à adaptação de horário em razão da diferença de fuso horário entre duas localidades, no caso do texto, Carneirinho (MG) e Paranaíba (MS).

2) Talvez possa ocorrer confusão no Estado do Amazonas, local que possui dois fusos horários: -5 e -4 em relação ao Meridiano de Greenwich.

3) Essa situação pode acontecer entre os estados de Tocantins e Mato Grosso; Goiás e Mato Grosso; Pará e Amazonas; e Rondônia e Acre.

4- Faça o texto e ação da página 90. Para isso leia o capítulo 4.

1) a- É meia-noite.

b- São 22 horas.

c- 13 horas

2) a -Pessoal. Lembre-se: Washington está a Oeste, então subtrai-se 1 hora a cada fuso. Nairóbi, Madri e Pequim estão a Leste, então adiciona-se 1 hora a cada fuso.

b- Em relação à Brasília : Washington (2 horas a menos), Nairóbi (6 horas a mais), Madri 

( 4 horas a mais), Pequim (11 horas a mais)

c- Brasília (em 2020 não adotou) , Washington e  Madri.

3) Para os estados próximos a Linha do Equador a adoção do horário de verão não tem o mesmo efeito daquele observado em estados mais distantes da linha do equador. Logo, a adoção do horário de verão em todo o território nacional não gerava economia nos estados das regiões Norte e Nordeste.

4) Já adotou, não neste ano de 2020.

5) Pessoal.

6) Qualquer estado das regiões Norte e Nordeste cujo horário se alinhe ao horário de Brasília, mas não adotam o horário de verão.

 

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Geografia – professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 13/07/2020

Estudando e aprendendo

 

1- Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;

II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o planeta;

III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa II é verdadeira.

d) Todas as afirmativas são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

2- Sucessão dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, achatamento dos polos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este importante movimento é conhecido por:

a) Translação.

b) Gravitacional.

c) Rotação.

d) Solstício.

3-  Quantos fusos horários tem o Brasil?

a)  1     b) 2     c) 3      d) 4

 

4- A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 14 horas, que horas são em Roma?

Lembre-se de que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.

a) 10 horas   b) 11 horas   c) 12 horas     d) 17 horas                14 + 3= 17

 

5-Madri e Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em Santiago?

Lembre-se de que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.

a) 6 horas   b) 7 horas      c) 12 horas     d) 13 horas                10-4=6

 

6- A imagem mostra o telescópio Hubble e parte da superfície terrestre

Sobre a Terra, é correto afirmar que

(A) a Terra apresenta forma oval e achatada nos polos, e gira no sistema solar junto com a Lua, no movimento de rotação. Falso

(B) a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a Lua. Falso

(C) a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos polos e gira ao redor Sol, com o movimento de translação. Verdadeiro

(D) a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar.

Falso

 7-  Observe as gravuras abaixo e responda as perguntas a seguir.                                  

 

 

Gravura 1

Gravura 2

Nome do movimento

 

Rotação

 

 

Translação

Como é o movimento

 

A Terra gira ao redor de si mesma.

 

 

A Terra gira, de forma elíptica, em torno do Sol.

Duração aproximada

 

24 horas

 

 

365 dias

Consequências do movimento

 

Dias e noites

 

 

 

Estações do ano


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Geografia – Professora Simone – 6° ano

Gabarito da tarefa do dia 06/07/2020

Estudando e Aprendendo

4- Faça os cálculos a seguir. Para isso, utilize o mapa acima.

a) A distância, em graus, entre Brasil ( fuso -3) e Itália ( fuso +1). Se são Brasil são 14 horas, que horas são na Itália? Lembre que o horário da Itália está adiantado em relação ao do Brasil. ( Preciso adicionar). Serão 18 horas.  3+1=4  (14+4=18)

b) Espanha e Argentina estão a (- 4 fusos) de distância. Se na Espanha são 10 horas, que horas serão na Argentina? Lembre-se de que o horário na Argentina está atrasado em relação a Espanha. ( Preciso diminuir). 10-4=6 6 horas na Argentina





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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Estudando e Aprendendo
Olá queridos alunos!
Estou disponibilizando os gabaritos para que façam as correções com atenção. Observem se suas respostas estão dentro do que foi disposto no gabarito. As questões pessoais, corrigirei assim que estivermos juntos.
Lembre-se de deixar todas as atividades em dia por causa dos “vistos”.
OBSERVE AS DATAS DE CADA ATIVIDADE.

Até breve!

Agradeço o capricho e o empenho de cada um de vocês.



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Geografia- Professora Simone – 6° ano
Gabarito de atividades do dia 24/03/2020
Estudando e Aprendendo



Atividades sobre o texto:O Rio de ontem e de hoje

a) O narrador faz uma descrição da paisagem. Que elementos do espaço ele usa?
Ele usa elementos como: ruas, vitrinas, livraria, confeitaria, bancos, financeiras, agências de loteria esportiva.

b) Quais foram as transformações que a paisagem do Rio de Janeiro sofreu, segundo dona Irene? O que mudou? Cite trechos do texto que justifiquem sua resposta.
 No lugar das confeitarias, livrarias, hoje se veem bancos, financeiras, loterias e muito movimento.

c) Na sua opinião, por que essas transformações ocorreram?
Por causa da transformação que o homem exerce sobre o espaço geográfico, ou seja, sobre a paisagem. Imperando o tempo do homem.

d) Você já teve a experiência de retornar a um lugar que conhecia e sentir que está diferente? Conte como foi. 
(Resposta pessoal)


Atividades sobre o texto:A origem da palavra orientação 

Resolva as atividades:
a) Por que o primeiro ponto de orientação espacial criado pelos seres humanos foi o Leste e não outro?
Porque o ponto em que o Sol aparece pela manhã foi a primeira forma de orientação humana.

b) Explique o que significa orientação espacial?
Ato ou efeito de orientar-se, de direcionar-se para o Oriente; orientação e determinação dos pontos cardeais a partir do lugar ocupado por um indivíduo.

c) Por que é tão importante, para os seres humanos, a orientação dentro do espaço geográfico?
A necessidade do homem em orientar-se vem desde os primórdios. A orientação é essencial para a manutenção e para o desenvolvimento dos agrupamentos humanos. Conhecer o espaço onde se vive e saber qual caminho tomar para chegar a determinado lugar ou retornar com segurança são fundamentais a sobrevivência humana. Página 22

3- Preencha as lacunas:
a) Nossos antepassados usavam o Sol e as estrelas como referência de localização.
b) A terra tem a forma arredondada e ligeiramente achatada nos polos. Um deles é chamado de Norte e o outro, de Sul.
c) Os estudiosos traçaram um círculo imaginário entre os polos. Ele é chamado de Linha do Equador e divide o planeta de dois hemisférios. 


4- Na rosa dos ventos abaixo nomeie os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Cardeais: norte, sul, leste e oeste
Colaterais: Nordeste, sudeste, noroeste e sudoeste.
Subcolaterias: Norte-nordeste, leste-nordeste
Leste-sudeste, sul-sudeste
Sul-sudoeste, oeste-sudoeste
Oeste-noroeste, norte- noroeste


5- Observe as imagens abaixo. Depois responda às questões.

a) Quais são os elementos naturais e os elementos culturais das paisagens que você observa?
1ª- os elementos naturais são: árvores, terra ou solo, gramíneas ou mato.
Os elementos culturais são: as ocas ou casas dos índios.
2ª- os elementos naturais são: algumas árvores, montanhas, céu.
Os elementos culturais são: prédios, casas, ruas, pontes, viadutos, etc.

b) Quais são as principais modificações realizadas pelas sociedades nas paisagens retratadas?
Construção de casas para habitação. Retirada de elementos naturais como árvores, montes ou montanhas para dar lugar a ocupação humana.

c) De acordo com seus conhecimentos e com o que estudou, o que a comparação dessas imagens pode revelar sobre o modo como cada sociedade modifica as paisagens do lugar onde vive?
Revela como sociedades diferentes modificam de forma diferente a paisagem. Sociedades primitivas baseadas somente no modo de subsistência não necessitam de muitas modificações, pois vivem da natureza e dependem dela para sobreviver. As sociedades modernas modificam de forma acelerada, a natureza, em busca de conforto.



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Geografia – professora Simone – 6° ano
Gabarito da atividade do dia 06/04/2020
    Estudando e Aprendendo
                           
1- Observe o planisfério abaixo e descubra:
a) 40° Oeste com 20° Sul. Quem sou eu? Brasil
b) 100° Oeste com 60° Norte. Quem sou eu? Canadá
c) 120° Leste com 60° Norte. Quem sou eu? Rússia
d) 40° Oeste com 80° Norte. Quem sou eu? Groenlândia

2)  De acordo com os pontos cardeais. Responda:
a) Ao Norte temos quais continentes?
América do Norte, Europa, África e Ásia.
b) Ao Sul temos quais continentes?
América do Sul, África, Ásia, Oceania e Antártida.
a) Nome do paralelo que divide a Terra em Hemisfério Norte e Sul.
Linha do equador.
b) Nome do meridiano que divide a Terra em Hemisfério Leste e Hemisfério Oeste. Meridiano de Greenwich.
c) Quais linhas imaginárias indicam a latitude?
Os paralelos.
d) Quais linhas imaginárias indicam a longitude?
Os meridianos.
e) Qual o nome do sistema criado para localizarmos com precisão um “endereço” ou lugares no espaço geográfico?
GPS- Sistema de Posicionamento Global.
f) O Brasil se encontra em quais hemisférios?
Norte e, predominantemente ao Sul.
g) Qual é o único continente que possui terras nos quatro hemisférios?
África – Norte e Sul / Leste e Oeste.
h) Cite dois países que têm todo seu território no Hemisfério Oriental (Leste) e Sul.
(Resposta pessoal)



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Geografia – Professora Simone - 6° ano

Gabarito da atividade do dia 13/04/2020

Estudando e Aprendendo

1- O ponto de referência para a escola é a Igreja Católica de Santa Rita.

2- (Resposta Pessoal)

3- a) (Resposta Pessoal)
    b) O que leva à grande maioria dos erros de localização são transformações ocorridas nas cidades e que não são atualizados pelos bancos de dados.
    c) (Resposta Pessoal)
        Espera-se que entendam que as paisagens são dinâmicas, o espaço geográfico é dinâmico e sempre está em mudança devido a ação humana.


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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 27/04/2020
Estudando e Aprendendo

Leia os textos complementares da atividade do dia 22/04/2020 e, responda:
1- Sobre o texto complementar 1- Atlas
a) O coletivo de mapas é? Atlas.
b) Na época das Grandes Navegações, por que os estudiosos e cartógrafos deram o nome de Atlas para suas coleções de mapas?
     Durante as Grandes navegações, inspirados nas representações do Titã Atlas, estudiosos e cartógrafos, que na época criavam e modificavam frequentemente as cartas náuticas para orientar os navegantes, batizaram de Atlas suas coleções de mapas.

c) Quem era Atlas, na mitologia grega?

    Atlas era um Titã, considerado uma divindade pela mitologia grega.
2- Sobre o texto complementar 2
a) Segundo o texto, para Geografia qual é a importância do mapa?
    A Geografia se preocupa com a organização do espaço, para ela o mapa é utilizado tanto para investigação quanto para constatação de seus dados.
b) Por que o mapa é de muita importância para quem se interessa por deslocamentos racionais?
     O mapa é muito importante para que todos que se interessam por deslocamentos mais racionais, pela compreensão da distribuição e organização dos espaços, possam se informar e se utilizar deste modelo e tenham uma visão de conjunto
c) O que Yves Lacoste alega acerca dos mapas?
    Alega a necessidade de as pessoas aprenderem a ler mapas, além de conhecer seu próprio espaço.

 3- Leia o Geolink da página 43 – GPS: O guia que veio do espaço. Responda as questões.
1-    Os satélites enviaram sinais para que navios dos EUA pudessem calcular sua localização com precisão.
2-   O mapeamento registra com precisão áreas onde ocorrem erosão, urbanização e destruição da mata natural, permitindo que se tomem medidas para preservar a natureza local e a pureza da água.
3-   (Resposta Pessoal) Entre as diversas possibilidades temos: o computador, a internet, o forno de micro-ondas, a comida enlatada, entre outros.
4-   (Resposta Pessoal) Em suas pesquisas você pode ter encontrado:
Glonass- Desenvolvido pela Rússia;
Galileo- Sistema de Posicionamento Global desenvolvido pela União Europeia;
BeiDou- desenvolvido pela China.


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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Atividade do dia 04/05/2020
Estudando e Aprendendo

1) Pesquise em seu livro, páginas 54 e 55, sobre convenções cartográficas.
a) Desenhe o símbolo usado para aeroportos internacionais.







b) Desenhe o símbolo usado para ferrovia.







c) Pesquise, qual o símbolo para Teatro, desenhe.






d) Agora é sua vez. Faça um símbolo para representar a sua casa.
(Resposta Pessoal)

2)Complete a cruzadinha:Tarefa substituída por atividade do dia
11-05-2020


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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Atividade do dia 11/05/2020
Estudando e Aprendendo



Estou enviando a cruzadinha novamente por haver erros na anterior do dia 04/05/2020.

1)Complete a cruzadinha:
1
2
M
A
P
A
3
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Q
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A
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4
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9
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10
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2- Leia o mapa abaixo:
a) Qual é o assunto tratado nesse mapa? Onde você obteve essa informação?
Domicílios com acesso à internet Brasil- 2010
A informação está no título.
b) Qual a data do mapa? Onde você achou essa informação?
A data do mapa é 11/2013. Essa informação está na fonte.
Os estados brasileiros de cor mais clara são os que apresentam menor percentual: Pará, Maranhão e Piaui. Essa informação está na legenda.
3- Escolha um mapa do seu Atlas e identifique os seguintes elementos nele:
(Resposta Pessoal)


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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 18/05/2020

Estudando e Aprendendo

1-Observe o mapa e responda às perguntas propostas.

a) Qual é o Título do mapa?
Mapa linguístico e suas principais línguas.
b) Se o mapa fosse seu, que título daria?
Resposta pessoal - Mapa mundo idiomas (sugestão)
c) Quais elementos este mapa apresenta?
Título, fonte e legenda.
d) Quais elementos estão faltando?
Orientação e escala.
e) Diga um país e seu continente que fale inglês.
Estados Unidos, continente: América do Norte.
 f) Diga um continente que tem países que falam francês.
África
.
2- Leia as situações a seguir e indique que tipo de representação é mais adequada em cada caso.
a) Um cartografo quer indicar a localização de grandes parques de diversão do Brasil.
O mapa em pequena escala é ideal, pois reduzirá bastante a superfície, representando apenas a informação central, que é a localização dos parques de diversão.
b) O dono de uma lanchonete quer mostrar as ruas do bairro nas quais entrega sanduíches em domicílio.
A planta, pois representam áreas menores como bairros, quarteirões e diversos tipos de construções. Nas plantas há pouca redução da área representada, portanto, a escala é grande e as informações sobre o espaço são bastante detalhadas.)Qual estado brasileiro apresenta menor percentual de domicílios com serviço d
3- Elabore, no caderno, uma legenda para representar os elementos a seguir de acordo com símbolos, linhas e cores que você estudou: porto, aeroporto, rodovia e ferrovia. 
Copie os que foram pedidos 


4- Leia a seguinte manchete que foi veiculada em um meio de comunicação.
- 
a) De acordo com os temas estudados neste capítulo, podemos afirmar que existe um mapa que mostra o mundo como ele realmente é? Justifique sua resposta.
Nenhum mapa representa o mundo como realmente é. As representações do espaço (um mapa, por exemplo) apresentam apenas um recorte da realidade.

5- Leia o poema a seguir, escrito por professores indígenas.

a) Transcreva em seu caderno trechos do poema que indicam que a Geografia estuda diferentes espaços.
“A Geografia é o entendimento da aldeia e do mundo”.
“Do nosso mundo e do mundo do branco”.
“É a cidade, o Brasil e os países”.
b) Escreva um pequeno texto explicando as diferenças entre espaço geográfico e paisagem.
O espaço geográfico é construído e transformado pelo trabalho dos seres humanos, em interação com a natureza. É constituído por diferentes paisagens. A paisagem é tudo o que nossos sentidos identificam em determinado lugar e tempo.
c) Cite três elementos culturais e três elementos naturais que podem estar presentes em uma paisagem.
Elementos culturais: casas, ruas, prédios, pontes, estradas, túneis, praças, plantações, etc.
Elementos naturais: rios, morros, vegetação, nuvens, vulcões, solos, neve, chuva, etc.


Centro Educacional Saber é Viver
Geografia- Professora Simone- 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 25/05/2020
Estudando e Aprendendo

Leia os textos complementares e responda.
1- O que é o Universo?
     O Universo costuma ser definido como tudo aquilo que existe. É o conjunto dos astros, como estrelas, planetas, satélites naturais, cometas, entre outros, além dos espaços “vazios” que existem entre eles.
2- Que nome recebe a ciência que estuda o Universo?
    A ciência que estuda o Universo é a Astronomia.
3- Os dias e as estações do ano referem-se a movimentos da Terra. Que movimento?
    Os dias e as estações referem-se ao movimento de translação.
4- De que maneira o céu noturno chamava a atenção dos povos antigos?
     Ao olharem para a Lua, povos antigos notaram que ela mudava de forma em intervalos regulares de tempo.
5- Explique qual é a origem do nome dos dias da semana na maioria dos idiomas latinos?
     Na maioria das línguas latinas- isto é, que têm origem na Roma antiga-, os dias da semana receberam nomes que homenageiam os deuses romanos simbolizados por esses corpos celestes.
6- Por que o nosso calendário é organizado em semanas de sete dias?
    A separação entre cada fase da lua (cheia, quarto minguante, nova e quarto crescente) dura aproximadamente sete dias.
7- Na sua opinião, por que, durante tanto tempo, os seres humanos acreditaram que a Terra era plana?
    Por causa da religião, na Idade Média, que desempenhou um papel essencial, o Antigo testamento, primeira parte da Bíblia, e o Alcorão (livro sagrado dos mulçumanos), nos quais se pode deduzir que a Terra é plana.

Primeiro, a sombra arredondada do nosso Planeta sobre a Lua.
Segundo o fato de que quando vemos um navio se afastar ao longe, primeiro observamos que a parte de baixo some de nossa visão e só depois a parte de cima (se a superfície terrestre fosse plana, todo o navio sumiria ao mesmo tempo).


9- Por que os seres humanos, os animais e os objetos localizados no lado oposto ao nosso da superfície terrestre não caem do planeta? Explique a tirinha abaixo;
É a força da gravidade que não nos deixa cair ou ficar de cabeça para baixo.

10- Leia a tirinha e, depois, responda às questões.
a) Que movimentos realizados pela terra estão representados na tirinha? Pesquise: defina cada movimento.
Está falando da rotação e da translação, movimentos que a Terra faz ao redor de si mesma (rotação) e ao redor do sol (translação).

b) Como esses movimentos estão relacionados com o que acontece no nosso dia-a-dia?
A rotação da Terra nos dão os dias e as noites e a translação nos dão as estações do ano, muito importantes para os seres humanos.

11- Ligue os termos a seguir às respectivas definições:

*Distância medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Latitude

* Informação que nos permite localizar um ponto qualquer na superfície terrestre com exatidão. Coordenadas geográficas

* Distância em gruas de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Longitude

*Linhas imaginárias horizontais que circundam o planeta. Paralelos

*Linhas imaginárias traçadas do Polo Norte ao Polo Sul. Meridianos   

o, uma legenda para representar os elementos a seguir de acordo com símbolos, linhas e cores que você estudou: porto, aeroporto, rodovia e ferrovia. (Copie do seu livro)e internet? Que item do mapa você teve que observar para chegar a essa conclusão?apa abaixo:


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