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Educacional Saber é Viver
Geografia
– professora Simone – 6° ano
Gabarito
da atividade revisional do dia 30/11/2020
Estudando
e Aprendendo
1- A área da superfície da Terra
pode ser subdividida em quatro subsistemas, cujo relacionamento criou ambientes
que permitem o surgimento, desenvolvimento e sustentação da vida. Quais são os
subsistemas?
Litosfera, atmosfera,
hidrosfera e biosfera.
2- Com base em seus conhecimentos
sobre a biosfera, hidrosfera, litosfera e atmosfera marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
(
V
) A hidrosfera é a camada composta pelas águas de nosso planeta.
( F ) Litosfera é
a camada de gases que envolve o Planeta.
(
V
) O outro nome dado a Litosfera é Crosta Terrestre.
(
F ) O gás mais presente na atmosfera é o
oxigênio.
(
V
) A litosfera é composta por rochas,
minerais e solo.
(
V ) A biosfera é a camada onde a vida no
Planeta é possível.
3- Marque a opção CORRETA sobre o que é Atmosfera.
A) A
parte sólida da superfície da Terra.
B) a camada gasosa que envolve a
Terra.
C) A
parte líquida, existente na superfície terrestre.
D) A
camada sólida que envolve a Terra.
4- A biosfera é o meio em que a vida se desenvolve em uma combinação dos elementos da:
a) biosfera, litosfera e hidrosfera.
b)
atmosfera, litosfera e biosfera.
c)
atmosfera, hidrosfera e biosfera.
d) atmosfera, litosfera e hidrosfera.
5- Analise as afirmativas e marque a alternativa que não está correta.
a) a litosfera
é a parte rígida que compõe a crosta terrestre.
b) a
litosfera é formada por rochas, minerais e solos.
c)
a litosfera é a camada formada pelos gases e pela água.
d) a
litosfera é dividida em três camadas:
crosta, manto e núcleo.
6- Relacione as questões com as respostas abaixo:
a) Qual é
a camada mais externa da terra?
b)
Divisão de grandes porções que se movem lentamente sobre o manto terrestre.
c) Camada
pastosa da Terra, formada por magma, com alta temperatura.
d)
Aparelho que mede valor da escala Richter.
e)
Camadas formadas pela crosta terrestre e manto superior.
f) Camada
que se encontra no centro da Terra.
( A ) crosta ( C ) manto (B ) placas tectônicas ( D ) sismógrafo ( E ) litosfera
( F ) Núcleo
7- Exemplifique
3 seres vivos que podem ser encontrados na:
|
b)
Atmosfera:
c) Hidrosfera:
9- Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada
gasosa que envolve a Terra é chamada:
a)
hidrosfera.
b) atmosfera.
c) biosfera.
e)
litosfera.
10- Sobre a hidrosfera terrestre,
assinale a alternativa incorreta:
a) a hidrosfera forma um sistema
biológico e geográfico amplo, dinâmico, rico em espécies e autônomo.
b) as águas presentes na Terra atuam sobre os demais sistemas
terrestres, como na modelagem do relevo e na distribuição dos seres vivos.
c) a água presente na atmosfera em forma de vapor interfere no clima por
meio das chuvas e da umidade.
d) a hidrosfera terrestre encontra-se em uma relação de equilíbrio com a
atmosfera, a litosfera e a biosfera.
11- É a
camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa
camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também
ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo
texto;
a)
Estratosfera.
b)
Ionosfera.
c) Troposfera.
d) Mesosfera.
12- Assinale V nas afirmativas verdadeiras é F nas falsas.
a) ( V ) A atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões.
b) ( V ) A
atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.
c) (
F ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.
d) ( V ) A maior parte dos gases da atmosfera
concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta.
e) ( F ) É também na Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás
carbônico realizando a fotossíntese.
f) ( V ) Na estratosfera que existe
maior concentração de gás ozônio.
g) ( V ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio (fórmula
química; H2).
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Geografia
– Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 23/11/2020
Estudando
e Aprendendo
Leia o capítulo 10 – Biosfera – Páginas 206 a 220.
Responda às questões
abaixo.
1) Quais as camadas ou subsistemas da Terra?
Litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera.
2) Defina os termos abaixo:
Litosfera- Litosfera, ou crosta terrestre,
é a porção sólida da Terra. É constituída de rochas e minerais e compõe todos
os continentes, as ilhas e o assoalho dos mares e oceanos.
Hidrosfera- É o conjunto das águas da
superfície terrestre: os mares, os oceanos, os rios, os lagos, a água
subterrânea, as geleiras e a água presente na atmosfera.
Atmosfera- É a camada gasosa que
envolve a Terra. É constituída principalmente de oxigênio e nitrogênio , além
de outros gases, e de água.
Biosfera- É a parte da superfície terrestre onde se encontram
todos os seres vivos, como animais, vegetais e microrganismos, matéria orgânica,
além de elementos inorgânicos, que permitem ou sustentam a existência da vida
no planeta, como o solo, o ar, a água, a radiação solar, etc.
3)Falando sobre litosfera. O que é relevo?
É o conjunto das variadas formas da litosfera, como
os vales, as baías, as planícies e as depressões, que apresentam áreas mais ou
menos elevadas, planas ou onduladas.
4) Quais as principais unidades de relevo do planeta? Defina
cada unidade.
Montanhas- São elevações de terreno que se destacam
por apresentar altitudes superiores às regiões vizinhas.
Depressões-
são áreas rebaixadas em relação às áreas vizinhas. Podem ser absolutas,
abaixo do nível do mar ou relativas, acima do nível do mar, mas abaixo das
áreas vizinhas.
Planaltos- Podem ser chamados de platôs, são áreas
em geral mais altas que as vizinhas com topos relativamente planos ou
arredondados.
Planícies- São áreas geralmente baixas e planas.
Nelas ocorre sedimentação, ou seja, essa unidade do relevo se caracteriza pelo
acúmulo de sedimentos.
5)O relevo sofre transformação através de agentes internos e
externos. Quais são eles?
Agentes internos-
relacionado a movimentação das placas tectônicas, dão origem às
montanhas, aos abalos sísmicos, vulcanismo, entre outros.
Agentes externos – intemperismo e a erosão, seguidos
pela sedimentação.
6) Explique o que é intemperismo e erosão?
Intemperismo – é um conjunto de fenômenos que leva à
decomposição das rochas. Pode ser biológico, físico ou químico.
Erosão- processo natural que se inicia com o
desgaste do terreno. Os sedimentos provenientes desse desgaste são
transportados pelo vento, água ou por geleiras.
7) Falando da hidrosfera. O que é ciclo hidrológico?
Ciclo hidrológico é o constante movimento da água na
superfície terrestre. É a mudança do estado físico na água na natureza, quando
líquida sofre evaporação e torna-se gasosa, condensa-se podendo tornar-se
líquida ou sólida.
8) Como podemos encontrar
água na superfície terrestre?
Nos oceanos, mares, rios, lagos, aquíferos,
geleiras.
9) Como está a distribuída a água do planeta, água doce e água
salgada?
97,5% é água salgada, 2,5 % é água doce. A água doce
está distribuída da seguinte forma: 69,5& geleiras, 30,1% subsolo, 0,4%
rios, lagos, pântanos e atmosfera.
10)Falando da atmosfera. Quais são suas camadas e quais são as
mais importante para nós, seres humanos?
As camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera,
ionosfera, exosfera. As camadas mais
importantes para nós são: a troposfera, a estratosfera e a ionosfera.
11) Defina o que é clima e o que
é tempo atmosférico?
Tempo – se refere às
condições atmosféricas em um momento e lugar específicos, já que varia durante
o dia.
Clima- consiste em um
conjunto de condições características que costumam ocorrer durante o ano,
formando um ciclo que se repete nos anos seguintes.
12) Quais os elementos do clima?
Temperatura, pressão
atmosférica, umidade do ar.
13) Quais os tipos de climas que
temos no planeta?
Equatorial, tropical,
desértico, temperados: oceânico, continental e mediterrâneo, frio polar e frio
de altitude.
14)
Falando sobre a biosfera. Explique os termos.
Ecossistema-
é o conjunto de comunidades de seres vivos instalados em uma
determinada área.
Bioma-
Um conjunto de ecossistemas vizinhos aparentados pela vegetação
dominante.
Biomassa-
é a quantidade de matéria viva existente em determinada área e é
constituída de seres vivos, principalmente vegetação.
Biodiversidade-
consiste na diversidade biológica existente em um ecossistema ou em
um bioma.
15)Quais
os grandes biomas da Terra?
Tundra, Taiga, Floresta temperada, Pradaria, Savana,
floresta tropical, Deserto.
16) Quais são os biomas
brasileiros?
Amazônia, Cerrado, Caatinga,
Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.
17)
Colora a imagem abaixo, de acordo com o que aprendeu na aula online.
18)
Neste mapa, trace as principais linhas imaginárias do planeta. Os principais
paralelos e o principal meridiano e, escreva seus nomes.
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– Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do
dia 16/11/2020
Estudando
e Aprendendo
1- Observe o mapa climas e
responda as questões abaixo:
2-O
território brasileiro possui uma grande variedade climática, pois, em virtude
da sua grande extensão no sentido norte-sul, o país ocupa mais de uma zona
climática. Marque a alternativa que indica as zonas climáticas que o Brasil
abrange.
a) Zona temperada do norte e
Zona temperada do sul
b) Zona temperada do sul e Zona
glacial ártica
c) Zona intertropical e Zona temperada do sul
d) Zona intertropical e Zona
temperada do norte
3- Apresenta
as temperaturas mais baixas do planeta, podendo atingir até -50 °C. Situa-se
nas faixas delimitadas pelos círculos polares e recebe raios solares durante
poucos meses no ano. Marque a alternativa que corresponde a esse tipo de clima.
a) Frio
b) Temperado
c) Polar
d) Semiárido
e) Equatorial
4- Nesse tipo de clima a
temperatura média anual é superior a 25°C. As chuvas são abundantes e bem
distribuídas durante o ano todo. Portanto, é um tipo de clima quente e chuvoso.
a) clima equatorial
b) clima temperado
c) clima polar
d) clima semiárido
e) clima subtropical
5- Caracterize as massas de ar quanto sua origem e influência nas áreas onde atuam:
MASSA |
ORIGEM |
FRIA |
Zonas polares |
QUENTE |
Zonas tropicais |
SECA |
Continentes |
ÚMIDA |
Oceanos |
6- Nesse tipo de clima as temperaturas são elevadas, com temperaturas superiores a 26°C. As chuvas são escassas e irregulares, havendo longos períodos de seca. Portanto, é um clima quente e seco.
a) clima equatorial
b) clima temperado
c) clima polar
d) clima semiárido
e) clima subtropical
7- Relacione as colunas.
a) Altitude
b) Latitude
c) Maritimidade
d) Correntes Marítimas
e) Massa de ar
( E ) São
grandes porções de ar que se deslocam na atmosfera. Elas interferem no clima e
nas condições de temperatura e umidade de um lugar.
( C ) A
temperatura também é influenciada pela maior ou menor distância de um lugar em
relação aos oceanos.
( D ) São grandes massas de água que
circundam pelos oceanos e contribuem para a circulação e distribuição de calor
no planeta.
( B ) é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície
terrestre em relação à Linha do Equador, o principal dos paralelos
terrestres.
( A
) é a distância vertical medida entre um
determinado ponto, e o nível médio do mar. A altitude e a temperatura do local em que ela é mensurada são
grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta, a temperatura
ambiente diminui aproximadamente 1 grau Celsius.
8- Qual a diferença entre clima e tempo?
O
CLIMA- refere-se às condições atmosféricas em um momento e lugar específicos,
já que varia durante o dia.
O
TEMPO- consiste em um conjunto de condições características que costumam
ocorrer durante o ano, formando um ciclo que se repete nos anos seguintes.
9- Coloque V nas frases verdadeiras e F nas
falsas.
( F ) o clima pode mudar várias vezes ao dia.
( V ) a previsão do tempo é feita pelos meteorologistas.
( V ) para que possamos definir o clima de uma região faz-se
necessária a observação das características das condições atmosféricas desse
lugar, num longo espaço de tempo.
10-Analise a tirinha a seguir.
Na tirinha houve uma
situação de tempo ou clima? Justifique.
Houve uma
situação de tempo, em que há mudanças devido às condições atmosféricas.
11- Observe a imagem:
Representa o tempo da cidade de São Paulo (previsão
meteorológica), com a temperatura de cada dia.
b) Qual a importância de acompanhar o fator representado na
imagem acima para o desenvolvimento das atividades humanas?
É importante pois através da previsão do tempo
pode-se organizar atividades que podem ser feitas ao ar livre ou ambientes
fechados.
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– Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do
dia 09/11/2020
Estudando e Aprendendo
1- O mapa a seguir mostra a configuração das placas tectônicas da Terra.
a) identifique a placa tectônica onde se localiza o Brasil.
Placa Sul-Americana.
b) no Brasil, não ocorrem epicentros de terremotos nem
erupções vulcânicas na atualidade. Justifique a ausência desses fenômenos com
base na localização do Brasil na mapa acima.
O Brasil encontra-se no centro da Placa Sul-Americana
e não perto do encontro de placas, o que justifica a ausência de terremotos e
erupções vulcânicas.
c) o Japão é um país
com grande incidência de terremotos. Ao observar o mapa, como você pode
justificar esse fato?
O Japão está localizado numa região de encontro de
placas (Convergentes) chamado de Círculo de Fogo, com grandes tendências à fenômenos
naturais típicos de choque de placas como: terremotos, erupções vulcânicas,
maremotos e tsunamis.
d) Observando o mapa, que informações podemos obter sobre os
movimentos realizados pelas placas tectônicas?
As Placas tectônicas têm movimentos distintos,
divergente, convergente e transformante. Para cada movimentação de placas
teremos afastamento, choque ou deslizamento.
2- Assinale a alternativa que contém apenas agentes
externos do relevo:
a) ( X ) Geleira, chuva e ação dos seres humanos.
b) ( ) Chuva, vento,
terremoto e ação das geleiras.
c) ( ) Vento, vulcão,
ação dos rios e dos mares.
d) ( ) Ação das
geleiras, das placa tectônicas e dos mares.
3- Leia a frase abaixo.
“Por enquanto, só é possível ver uma coluna de fumaça branca
emanando do principal vulcão ativo da Europa, mas sem expulsão de lava.”
a) explique o que é lava.
LAVA- nome que damos ao magma quando expelido pelo
vulcão.
4- Observe a imagem abaixo.
a) Levando em conta a proporção entre água doce e água salgada
no mundo, explique a importância de preservar as fontes de água doce. (Pessoal)
Podemos afirmar, diante dos dados, que as reservas
de água doce são pequenas perto da proporção de água salgada. Nós seres humanos
e seres vivos dependemos de água doce para sobreviver e, há um desperdício e
uso indevido da água doce como se fosse um recurso infinito.
5- Analisando a imagem acima, responda:
a) Explique por que nem toda água doce da Terra está
disponível para consumo imediato. A proporção de água doce está dividida entre geleiras, na atmosfera,
no solo o que torna inviável o uso imediato.
b) Anote onde podemos encontrar na superfície terrestre:
- água em estado sólido: Geleiras
- água em estado líquido: rios,
oceanos, lagos, córregos, aquíferos
- água em estado gasoso: na atmosfera
6- Observe o mapa abaixo e faça o que se pede.
a) Complete o título do mapa. América do
Sul: Aquíferos
b) Elabore uma legenda para o mapa.
c) O mapa mostra uma importante fonte água doce. Descreva suas
principais características.
Aquífero - é uma formação ou grupo de formações
geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e
permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos
poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como
fonte de água para consumo.
7- Descreva o que a imagem abaixo retrata e quais as consequências
desse fato.
Retrata a poluição das águas dos rios, mares,
oceanos, lagos e córregos onde os ser humano com suas ações destrutivas jogam nas águas do planeta todo tipo de lixo e
rejeitos fazendo que com que fiquem improprias para consumo e para sobrevivência
de outros seres vivos.
8- Analise a imagem abaixo e explique de que camada da Terra
estamos falando.
Trata-se da camada atmosfera e de que a poluição por
gases nocivos à saúde humana e de todo ser vivo vem degradando essa camada da
Terra.
9- A maior parte dos fenômenos
meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b)
troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.
10- Nomeie as camadas da atmosfera.
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– professora Simone – 6° ano
Gabarito da atividade Revisional do dia
05/10/2020
Estudando
e Aprendendo
Estude para nossa avaliação no dia
19/10/2020. Não deixe para última hora!
1- A crosta terrestre é a camada superior
e sólida da Terra onde se encontram as rochas e as formas de relevo em geral.
Os três tipos de rochas, classificadas conforme a gênese, que constituem essa
camada são:
a) ígneas, magmáticas e vulcânicas
b)
sedimentares, metamórficas e magmáticas
c) metamórficas, fósseis e minerais
d) litológicas, fraturadas e plásticas
e) superficiais, intrusivas e extrusivas
2- Observe o mapa abaixo e
respondas às questões.
a) Quais são os países sul-americanos com maior probabilidade
de sofrerem grandes terremotos? Por quê?
Os países sul-americanos
com maior probabilidade de sofrerem terremotos são o Chile, com o seu imenso
litoral num encontro de placas tectônicas, além do peru, equador e Colômbia.
b) Quais são os países desta região com menor probabilidade de
sofrerem grandes terremotos? Por quê?
O Brasil, o Paraguai,
Uruguai, Venezuela e as três Guianas, todos com territórios distantes de
encontro de placas tectônicas.
c) Qual é a parte do Brasil mais próxima de um encontro de
placas?
Região Nordeste, é a região mais próxima de encontro
de placas.
3-A
Terra é como uma cebola: é dividida em várias camadas. Entre essas diferentes
formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, qual(is) dela(s)
pode(m) ser considerada(s) sólida(s).
a) somente a crosta terrestre
b) somente o manto
c) somente o núcleo
d) a
crosta e o núcleo interno
e) o manto externo e a crosta
4-Considerando a figura abaixo,
podemos afirmar que:
a) Quanto
aos movimentos das placas tectônicas, elas podem ser convergentes, divergentes,
pendulares e transumantes.
b) O Brasil está situado na placa
sul-americana, que está divergindo da placa africana.
d) A
placa arábica se localiza entre as placas Africana, Indo-australiana e de
Nazca.
e) As
placas Cocos, Caraíbas e Filipina são consideradas as mais ativas
tectonicamente e sismicamente.
5-O resfriamento da Terra e a
formação da crosta terrestre são processos lentos que passam despercebidos no cotidiano
da sociedade. São fenômenos que ocorrem há bilhões de anos e formam as rochas.
Sobre o tema, podemos afirmar que:
a) Rochas metamórficas são rochas
resultantes da transformação de solo e matéria orgânica acumulados no decorrer
de algumas décadas, provocando sua transformação (metamorfismo).
b) Rochas sedimentares são
formadas pela ação de agentes endógenos, como água, ventos, variação térmica,
geleiras etc.
c) Rochas magmáticas ou ígneas
são rochas formadas na superfície terrestre pelo contato entre o magma e a
atmosfera.
d) Rochas sedimentares são formadas pela ação de agentes
erosivos, como água, ventos etc. que provocam a desagregação, ou seja,
desprendimento de sedimentos.
e) Rochas magmáticas ou ígneas
são formadas pelo acúmulo de sedimentos que são compactados nos fundos de vale
ao longo de centenas de anos.
6-A biosfera é
o meio em que a vida se desenvolve em uma combinação dos elementos da:
a) biosfera, litosfera e
hidrosfera;
b) atmosfera, litosfera e
biosfera;
c) atmosfera hidrosfera e
biosfera;
d) atmosfera, litosfera e hidrosfera;
e) biosfera, atmosfera e
hidrosfera.
Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou,
respectivamente, por partes da:
a) hidrosfera, atmosfera e litosfera.
b) atmosfera, litosfera e hidrosfera.
c) litosfera, atmosfera e hidrosfera.
d) litosfera, hidrosfera e atmosfera.
e) atmosfera, hidrosfera e
litosfera.
8-Explique o que são
terremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.
Terremotos
são abalos sísmicos que ocorrem em
terra, geralmente ocasionados pela
movimentação de placas tectônicas ou por acomodações de camadas subterrâneas do
solo.
9- Explique o
que são maremotos e quais os fatores responsáveis pela sua ocorrência.
Maremotos são abalos sísmicos que ocorrem no fundo
dos mares ( nos solos oceânicos), também gerados pela movimentação de placas tectônicas.
10-
Explique o que são: tsunamis e vulcanismo.
As tsunamis são consequência de grandes
maremotos, originando ondas gigantes que podem viajar pelos oceanos a mais de
800 km/h.
Vulcanismo é o conjunto de processos
que provocam a subida do magma, localizado abaixo da litosfera, até a
superfície.
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– Professora Simone – 6° ano
Gabarito
da tarefa do dia 28/09/2020
Faça o que se pede:
1- Geolink
da página 110;
1) A profundidade em que ocorreu o abalo
sísmico, ou seja, seu hipocentro, atenuou desdobramentos mais intensos desse fenômeno.
2) a distância do
epicentro do terremoto e a cidade de Brasília é de, aproximadamente, 2100 km.
3) No Brasil, os abalos
sísmicos ocorrem porque há tensões dentro da Placa Sul-Americana. Essas tensões resultam em pequenos abalos. No Chile,
país que possui uma área de seu território na divisa entre as placas Sul-
Americana e de Nazca, os abalos sísmicos tendem a ser mais intensos devido ao
choque entre as placas.
2- Texto e ação da página 112;
1- Na cidade as ações de
remoção e orientação para as pessoas devem ser mais intensas, pois o número de
habitantes que reside no lugar é maior.
2- a) Pessoal
b) Pessoal
3- a) É mais provável a
ocorrência de um forte terremoto na área oeste da América do Sul, pois esse
local fica na divisa entre duas placas tectônicas com limite convergente.
b) Não há erupções vulcânicas
nessa área. A razão da inexistência de erupções vulcânicas ou fortes terremotos
na Antártida se dá pela sua localização: não há colisão de placas nessa área.
3- Conexões com Ciências da
página 113;
1- O geofísico estuda a
estrutura, a composição, as propriedades físicas e os processos dinâmicos da
Terra; investiga os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais e
sísmicos do planeta.
2- Essa afirmação foi possível graças a
medições, que comprovaram que a Província Borborema está se movimentando 5 mm
por ano nesse sentido.
3- Devagar. Esse tipo
de constatação pode ser feita pela comparação entre o movimento que ocorre neste
local e em outros locais em que se observa a movimentação de placas tectônicas ou
de falhas geológicas.
4- Geolink da página 124.
1- Podemos citar as
pias de banheiro e cozinha, os pisos que pavimentam a casa ou a escola, vasos
de argila ou cerâmica, entre outros objetos.
2- Podemos citar o
granito, usado em residências e na
pavimentação de ruas pela resistência, e o mármore, que é admirado e muito
utilizado na ornamentação por conta de suas diferentes cores e texturas.
3- Resposta pessoal.
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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 21/09/2020
Estudando e Aprendendo
1- Ler os textos complementares. (Pessoal)
2- Depois
de ler os textos, escreva uma reflexão sobre eles. Para cada texto complementar
faça uma reflexão.
Resposta pessoal – na Plataforma Plurall.
3- Faça o
texto e ação da página 107.
1- a) Na placa Sul-Americana. Como não está localizada próximo às
zonas de contato entre duas placa, é menos propenso a sofrer fortes terremotos.
b) I- Encontro convergente
II- Encontro divergente
III- falhas transformantes
c) O Himalaia (formado pela colisão entre a placa Indo-Australiana e
a placa Euroasiática), na Ásia: os Alpes ( formados pela colisão entre a placa
Euroasiática e a placa Arábica), na Europa, e os Andes (formados pela colisão
entre a placa Sul-Americana), na América do Sul.
2- Significa que essas áreas no mundo estão sujeitas a abalos
sísmicos, como terremotos e maremotos, surgimento de vulcões e erupções vulcânicas.
4-
Observem as imagens a seguir, que mostram fenômenos provocados por encontro de
placas tectônicas no mundo. A partir do que estudou e leu responda as questões.
a) Que
esferas terrestres são representadas em todas as imagens?
A biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera.
b) Quais
são as características comuns que você consegue observar nas imagens?
Podemos observar fenômenos provocados pelo movimento das placas tectônicas.
c) Estes
fenômenos foram provocados pela movimentação de placas. Que movimentos seriam
esses?
Movimentos convergentes, divergentes e transformantes.
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– Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 14/09/2020
Estudando
e Aprendendo
1-
Leia o capítulo 5 – Superfície e estrutura da Terra – páginas 98 a 107.
2-
Faça as atividades do livro:
-
Texto e ação da página 101;
1- (Pessoal) - Em nossas casas, observamos pias de cozinha e de
banheiros feitas com rochas como mármores, granitos, pedra-sabão, ardósia, ou
feitas de inox, mesma matéria-prima de talheres e panelas. Latas de bebidas (alumínio),
joias ( ouro, prata, esmeralda), grafite de lápis (grafite), moedas ( níquel)
são alguns exemplos.
2- (Pessoal) – Formas variadas de uso: a água é usada para beber,
fazer comida, tomar banho, escovar os dentes e etc.
3- Não há seres vivos acima de 12 km de altura da superfície do
planeta porque a concentração de gases necessários para o desenvolvimento da
vida- especialmente o oxigênio- está na parte da atmosfera situada a até 12 km
a partir da superfície.
4- Biosfera- A existência de elementos inorgânicos, como os solos, o
ar, a água, os minerais, etc., possibilita a existência da biosfera, ou seja,
dos seres vivos na superfície terrestre.
-
Texto e ação da página 102;
1- A foto A mostra uma tempestade,
uma etapa do ciclo da água, processo que só é possível em consequência do
aquecimento do planeta pelos raios solares, logo mostra o resultado da ação de uma
fonte de energia externa. A foto B retrata uma erupção vulcânica logo, a
energia responsável pele emersão e pelo espalhamento de lava vulcânica vem do
interior do planeta, portanto de uma fonte de energia interna.
2- a) Suas raízes profundas lhes permitem acessar fontes de água
permanentes durante períodos de seca extrema.
b) As plantas transferem enormes quantidades de água dos solos para
a atmosfera, o que é importantíssimo para o ciclo hidrológico, favorecendo a formação
de nuvens de chuvas.
- Texto e ação da página 104.
2- Em
razão da grande pressão exercida pelas camadas superiores a ele.
3- É o
aumento progressivo da temperatura conforme se adentra o núcleo do planeta.
3- No mapa abaixo, colora a legenda e o mapa de acordo com o nome das placas tectônicas.
Centro
Educacional Saber é Viver
Geografia
– Professora Simone – 6° ano
Gabarito das tarefas do dia
20/07/2020
Estudando
e aprendendo
1- Os dois
principais movimentos da Terra são o de rotação e o de translação. Leia a
tirinha abaixo e resolva as atividades.
a) A que movimento da Terra a tirinha se refere?
Rotação.
b) Quais são as principais
consequências desse movimento realizado pela terra?
Os dias e as noites.
c) Crie uma tirinha que fale
sobre o outro movimento importante da
Terra.
Pessoal.
2- O ano
que possui 366 dias é chamado de bissexto. Nesse ano, o mês de fevereiro possui
29 dias. Resolva as atividades.
a) Por que existem anos com 366
dias?
Pois o tempo de duração
do movimento de translação ( giro da Terra em volta do Sol) é de 365 dias e 6
horas. A junção destas 6 horas ao longo de 4 anos acrescenta mais um dia ao
calendário, são os anos bissextos com 366 dias.
b) Quando será o próximo ano com
366 dias ?
No ano de 2024.
c) Você conhece alguém que nasceu
no dia 29 de fevereiro?
Pessoal.
d) Na sua opinião, como as
pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro devem comemorar a data de aniversário
quando o ano não for bissexto?
Na certidão de
nascimento dessa pessoa a data pode ser antecipada para o dia 28 de fevereiro
ou adiantada para o dia 01 de março.
3- faça o
Geolink da página 88.
1) as expressões
“adiantar” ou “atrasar” o relógio referem-se à adaptação de horário em razão da
diferença de fuso horário entre duas localidades, no caso do texto, Carneirinho
(MG) e Paranaíba (MS).
2) Talvez possa ocorrer
confusão no Estado do Amazonas, local que possui dois fusos horários: -5 e -4
em relação ao Meridiano de Greenwich.
3) Essa situação pode
acontecer entre os estados de Tocantins e Mato Grosso; Goiás e Mato Grosso;
Pará e Amazonas; e Rondônia e Acre.
4- Faça o
texto e ação da página 90. Para isso leia o capítulo 4.
1) a- É meia-noite.
b- São 22 horas.
c- 13 horas
2) a -Pessoal. Lembre-se:
Washington está a Oeste, então subtrai-se 1 hora a cada fuso. Nairóbi, Madri e
Pequim estão a Leste, então adiciona-se 1 hora a cada fuso.
b- Em relação à Brasília : Washington (2 horas a menos), Nairóbi (6 horas a mais), Madri
( 4
horas a mais), Pequim (11 horas a mais)
c- Brasília (em 2020
não adotou) , Washington e Madri.
3) Para os estados
próximos a Linha do Equador a adoção do horário de verão não tem o mesmo efeito
daquele observado em estados mais distantes da linha do equador. Logo, a adoção
do horário de verão em todo o território nacional não gerava economia nos estados
das regiões Norte e Nordeste.
4) Já adotou, não neste
ano de 2020.
5) Pessoal.
6) Qualquer estado das
regiões Norte e Nordeste cujo horário se alinhe ao horário de Brasília, mas não
adotam o horário de verão.
Centro
Educacional Saber é Viver
Geografia
– professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia
13/07/2020
Estudando
e aprendendo
1-
Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:
I.
consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é
realizado de oeste para leste;
II.
tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz
solar por todo o planeta;
III. é
responsável pela alternância entre os dias e as noites.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente a afirmativa II é verdadeira.
d) Todas as
afirmativas são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
2- Sucessão
dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes
marítimas, achatamento dos polos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este
importante movimento é conhecido por:
a) Translação.
b) Gravitacional.
c) Rotação.
d) Solstício.
3- Quantos fusos horários tem o
Brasil?
a) 1 b) 2 c)
3 d) 4
4- A
distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45°. Se em Brasília são 14
horas, que horas são em Roma?
Lembre-se de
que o horário, em Roma, está sempre adiantado em relação ao de Brasília.
a) 10 horas b) 11 horas c) 12
horas d) 17 horas
14 + 3= 17
5-Madri e
Santiago estão 60° distantes. Se em Madri são 10 horas, que horas são em
Santiago?
Lembre-se de
que o horário, em Santiago, está sempre atrasado em relação ao de Madri.
a) 6 horas
b) 7 horas c) 12 horas d)
13 horas 10-4=6
6- A imagem mostra o telescópio Hubble e parte da superfície terrestre
Sobre a Terra, é correto afirmar que
(A)
a Terra apresenta forma oval e achatada nos polos, e gira no sistema solar
junto com a Lua, no movimento de rotação. Falso
(B)
a Terra apresenta uma forma cilíndrica e gira no sistema solar, junto com a
Lua. Falso
(C)
a Terra apresenta aparência azulada, tem forma arredondada e achatada nos polos
e gira ao redor Sol, com o movimento de translação. Verdadeiro
(D)
a Terra apresenta uma forma oval e se movimenta sozinha no sistema solar.
Falso
7- Observe as gravuras abaixo e responda as perguntas a seguir.
|
Gravura
1 |
Gravura
2 |
Nome do movimento |
Rotação
|
Translação |
Como é o movimento |
A Terra gira ao redor de
si mesma.
|
A Terra gira, de forma elíptica,
em torno do Sol. |
Duração aproximada |
24 horas
|
365 dias |
Consequências do movimento |
Dias e noites
|
Estações do ano |
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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Gabarito da tarefa do dia 06/07/2020
Estudando e Aprendendo
4- Faça os cálculos a seguir. Para isso, utilize o mapa acima.
a) A distância, em graus, entre Brasil ( fuso -3) e Itália ( fuso +1). Se são Brasil são 14 horas, que horas são na Itália? Lembre que o horário da Itália está adiantado em relação ao do Brasil. ( Preciso adicionar). Serão 18 horas. 3+1=4 (14+4=18)
b) Espanha e Argentina estão a (- 4 fusos) de distância. Se na Espanha são 10 horas, que horas serão na Argentina? Lembre-se de que o horário na Argentina está atrasado em relação a Espanha. ( Preciso diminuir). 10-4=6 6 horas na Argentina
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A
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P
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Ã
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10
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L
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E
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S
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T
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E
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3- Elabore, no caderno, uma legenda para representar os elementos a seguir de acordo com símbolos, linhas e cores que você estudou: porto, aeroporto, rodovia e ferrovia.
*Distância medida em graus de qualquer
ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Latitude
* Informação que nos permite localizar
um ponto qualquer na superfície terrestre com exatidão. Coordenadas geográficas
* Distância em gruas de qualquer ponto
da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich. Longitude
*Linhas imaginárias horizontais que
circundam o planeta. Paralelos
*Linhas
imaginárias traçadas do Polo Norte ao Polo Sul. Meridianos
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