Gabaritos Ciências

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano

Tarefa do dia: 03/12/2020

Estudando e Aprendendo:

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

 

Atividades

 

1) Explique por que os agrotóxicos podem ser prejudiciais ao ambiente

 

Resposta: os agrotóxicos poluem o solo, águas subterrâneas e intoxicam insetos e outros seres que entrem em contato com ele

 

2) Como os materiais sintéticos são produzidos ?

 

Resposta: são produzidos em laboratórios, podendo ter sido criados baseados ou não em materiais naturais

 

3) Por que os plásticos são prejudiciais ao meio ambiente ?

 

Resposta: pois não são biodegradáveis e podem causar morte de animais, se forem ingeridos  

 

 

4) Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário ? Qual seria a melhor opção ?

 

Resposta: no lixão, o lixo é depositado em uma área a céu aberto podendo produzir o chorume, que é um líquido tóxico e malcheiroso, que pode contaminar o solo e águas subterrâneas

 

5) Cite 3 tipos de tratamento do lixo

 

Resposta: incineração, compostagem e aterro sanitário

 

6) O que é reciclagem e qual é sua importância para o homem e para o meio ambiente ?

Resposta: a reciclagem aproveita o material de um produto para fazer outro, reduzindo custos e preservando os recursos naturais, reduzindo , também, poluição causada pela extração na natureza

 

7) Explique o que são substâncias psicoativas

Resposta: são substâncias que interferem no funcionamento no sistema nervoso central

 

8) O que é abstinência ?

 

Resposta: São sintomas que atingem o dependente químico, causando desconforto psíquico (irritação, angústia, depressão, agitação, etc.) e até fisico no caso de algumas drogas (alteração da frequência cardíaca e pressão arterial, tremores, diarréia e sudorese) que acontece quando há uma redução e/ou a diminuição do consumo recorrente e usual do abusador e do dependente químico. 

 

 

9) Cite 2 tipos de drogas alucinógenas e diga quais são os riscos delas para nossa saúde

 

Resposta: podem causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Exemplo, LSD e heroína

 

 

10) Por que as drogas podem causar dependência química ?

 

Resposta: as drogas atuam numa área do cérebro responsável pela recompensa, gerando sensação de prazer

 



Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano

Tarefa do dia: 08/10/2020

Estudando e Aprendendo: Revisão para Prova

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

 

1) Cite 3 métodos de separação de substâncias e de 1 exemplo de como cada um deles pode ser aplicado

Resposta: Filtração – preparo do café

Destilação fracionada – destilação do petróleo para se obter gasolina, querosene, gás de cozinha

Catação – separar sujeiras do feijão

 

 

 

2) Explique qual é a diferença entre uma mistura homogênea e uma mistura heterogênea

Resposta: Homogênea – apresenta apenas 1 fase

Heterogêneas – apresenta mais de 1 fase

 

 

 

 

3) O que são soluto e solvente ?

Resposta: Soluto – é a substância que vai ser dissolvida

Solvente – é a substância que dissolve o soluto

4) Cite 3 características que indicam que uma substância é pura

Resposta: densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição

 

 

 

 

5) Observe os itens abaixo e identifique as misturas homogêneas e as heterogêneas.

a) Água e areia. heterogênea

b) Granito. Heterogênea

c) Água mineral não gasosa. heterogênea

d) Água com sal totalmente dissolvido. homogênea

e) Petróleo flutuando na água do mar depois de um vazamento de navio petroleiro. heterogênea

f) Ar atmosférico não poluído. homogênea

 

 

 

 

 

 

6) Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.

1- Filtração
2- Floculação
3- Decantação
4- Filtros de carbono
5- Desinfecção

(  5 ) adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.

(  1 ) a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.

(  3 ) a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.

(  2 ) sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.

(  4 ) A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa. 

 

 

7) Cite 3 propriedades da matéria

Resposta: expansividade, impenetrabilidade, compressibilidade

 

 

8) Qual é a importância do tratamento de água e esgoto ?

Resposta: a água deve ser tratada para eliminar germes prejudiciais a nossa saúde e o esgoto deve ser tratado para não poluir os rios

 

 

 

9) Como devemos tratar a água que chega em nossas casas, quando não há estação de tratamento de água?

Resposta: Ferver e filtrar a água






Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano

Tarefa do dia: 06/08/2020

Estudando e Aprendendo: Correção da Revisão

Exercícios

1)O estômago é o órgão responsável pela digestão das proteínas e, para isso, ele atua de forma conjunta com outros órgãos do sistema digestório. Uma das principais ações do estômago é a produção do suco gástrico, que é composto por uma potente enzima, a pepsina.

O suco gástrico é produzido no estômago quando:

a) A mucosa gástrica sofre perda de nutrientes.
b) Os lipídios são diluídos pelas substância produzidas pelo esôfago.
c) O alimento se faz presente no estômago.
d) As glândulas salivares liberam ácido clorídrico.
e) O alimento inicia seu caminho até o estômago.  X

 

2)O Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é dividido em três partes: alto, médio e baixo.

Assinale a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório.

a) Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado.
b) Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice.
c) Estômago, intestino delgado, fígado e rim.
d) Laringe, estômago, pulmão, rim e fígado.
e) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. X

3)Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. X

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

4)Explique o que é o sistema endócrino e qual é sua importância

Resposta: é formado por glândulas endócrinas que produzem hormônios que atuam na regulação de vários órgãos.

5)O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e capilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta:

A) Atuam transportando exclusivamente sangue oxigenado.

B) Atuam transportando exclusivamente sangue rico em gás carbônico.

C) Atuam transportando sangue do coração para outras partes do corpo. X

D) Atuam transportando sangue de diversas partes do corpo em direção ao coração.

6)Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.

a) Transporte de nutrientes
b) Eliminação de excreções
c) Distribuição de mecanismos de defesa
d) Produção de hormônios X

 

7)Sobre os vasos sanguíneos é INCORRETO afirmar que:

a) Constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo.
b) Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.
c) Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial e venoso.
d) São formados por duas camadas, também chamadas de túnicas. X




Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano

Gabarito da aula do dia: 16/07/2020

Página 212 até 213 do livro – de 01 até 12

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Respostas

1) Resposta: Está errada, porque durante a mudança de estado físico a temperatura de uma substância não se altera, já que toda a energia fornecida na forma de calor é usada no processo de mudança de estado.

 

 

 

 

2) Resposta: Porque é possível identificar uma substância pura observando suas propriedades específicas, como o ponto de fusão e o ponto de ebulição, que são os mesmos para qualquer amostra de substância pura nas mesmas condições. Também se usa esse conhecimento para separar as diferentes substâncias de uma mistura.

 

 

 

 

3) Resposta: No Brasil, a gasolina vendida nos postos é misturada ao etanol, que é mais barato. Já o etanol é misturado a uma certa quantidade de água. Os densímetros são calibrados de acordo com a densidade dessas misturas. Se, por exemplo, houver mais água no etanol vendido no posto, ou mais etanol na gasolina, do que permite a legislação brasileira, a medida da densidade indica que a mistura está fora do padrão exigido.

 

 

 

4) Resposta: Homogêneas: c, d, f. Heterogêneas: a, b, e.

 

 

 

5) Resposta: A areia não se dissolve na água, portanto, pode ser separada por decantação (se deposita no fundo do recipiente) ou por filtração. A separação da água e do sal dissolvido pode ser feita por destilação ou evaporação.

 

 

 

6) Resposta:

a) A água, porque é a substância depositada no fundo do recipiente e o óleo está acima dela.

b) Decantação.

 

 

 

7) Resposta: Filtração

 

 

 

 

8) Resposta: a) Decantação.

b) Dissolução fracionada seguida de destilação ou evaporação.

c) Catação ou peneiração.

d) Destilação fracionada.

e) Peneiração ou catação.

f) Separação magnética.

g) Destilação simples ou evaporação.

9) Resposta: A: Decantação. B: Destilação.

 

 

 

10) Resposta: Decantação. Com o tempo, as partículas vão se depositando no fundo da caixa-d’água, formando essa camada de lama.

 

 

 

11) Resposta: Por destilação fracionada.

 

 

 

12) Resposta: Houve transformações químicas na queima de um pedaço de papel (evidências: produção de calor e gases) e na mistura de bicarbonato de sódio ao vinagre (evidência: liberação de gás na forma de bolhas).

 

 

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano

Tarefa do dia: 16/07/2020

Estudando e Aprendendo:

 

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1)Explique qual é a diferença entre um fenômeno físico e um fenômeno químico

Resposta: no fenômeno físico não há alteração das substâncias (cortar papel, amassar uma lata), no fenômeno químico ocorre a transformação das substâncias (formação de precipitados, mudança na cor e cheiros)

 

 

2) Cite 3 mudanças que indicam que houve uma transformação química em uma substância

Resposta: formação de precipitados, mudança na cor, cheiros e liberação de gás

 

 

3) Cite 3 métodos de separação de substâncias e de 1 exemplo de como cada um deles pode ser aplicado

Resposta: Filtração – preparo do café

Destilação fracionada – destilação do petróleo para se obter gasolina, querosene, gás de cozinha

Catação – separar sujeiras do feijão

 

4) Explique qual é a diferença entre uma mistura homogênea e uma mistura heterogênea

Resposta: Homogênea – apresenta apenas 1 fase

Heterogêneas – apresenta mais de 1 fase

 

 

5) O que são soluto e solvente ?

Resposta: Soluto – é a substância que vai ser dissolvida

Solvente – é a substância que dissolve o soluto

 

6) Cite 3 características que indicam que uma substância é pura

Resposta: densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição

 

 





Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano
Tarefa do dia: 04/06/2020
Estudando e Aprendendo: Correção da Revisão

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Explique:
a) Rotação – ocorre quando a Terra gira em torno de si mesma. Tem cerca de 24 horas e produz dias e noites

b) Translação – ocorre quando a Terra gira ao redor do Sol. Tem cerca de 365 dias e produz os anos e as 4 estações

2) Por que a biodiversidade é importante?
Resposta: Pois a g grande variedade de seres vivos ajuda a manter o equilíbrio do ambiente e serve para nosso benefício, como alimento e medicamentos, por exemplos

3)Cite 3 evidências que mostram que a Terra não é plana
Resposta: a sombra da Terra na Lua, durante o eclipse Lunar, fotos da Terra a partir do espaço e quando os navios se afastam da costa as partes mais altas são as últimas a sumirem

4)O que é a célula ?
Resposta: é a menor parte viva de um organismo

5)De acordo com os níveis de organização de um organismo, explique
a)tecido – é formado pelo conjunto de células com função semelhante

b)órgão – é formado pelo conjunto de diferentes tecidos

c)sistema – formado pelo conjunto de órgãos

d)organismo – formado por vários sistemas diferentes


6) Qual é a diferença entre células eucariontes e procariontes?
Resposta: as eucariontes possuem núcleo e as procariontes não possuem



_____________________________________






Centro Educacional Saber é Viver
Ciências- Professor: Rodrigo - 6º ano
Tarefa do dia: 28/05/2020
Atividades; Correção

1) Quais são as partes que formam o sistema nervoso central?
Resposta: são duas: o encéfalo e medula espinhal

2) O encéfalo pode ser dividido em quatro órgãos. Quais são eles?
Resposta: são cérebro, cerebelo, bulbo e ponte

3) Em quantas partes o cérebro é dividido? Quais são elas?
Resposta: em 2 partes: hemisfério direito e hemisfério esquerdo

4) O córtex cerebral é dividido em 4 lobos. Quais são eles?
Resposta: lobo temporal, lobo frontal, lobo parietal e lobo occipital

5) Explique o que é um neurônio?
Resposta: é a célula que forma o tecido nervoso. É capaz de captar, interpretar e transmitir estímulos do ambiente

6) Como o encéfalo é dividido?
Resposta: o cérebro, com seus hemisfério e lobos, cerebelo, bulbo e ponte



__________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano
Tarefa do dia: 21/05/2020
Estudando e Aprendendo : Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades

1) Qual é a importância do sistema digestório ?
Resposta: digere o alimento retirando nutrientes e fornece energia para o funcionamento de nosso organismo

2) Por que dizemos que a digestão começa na boca ?
Resposta: pois o alimento começa a ser transformado na boca. Os dentes e a saliva começam a transformar o alimento

3) Em que parte do sistema respiratório ocorrem as trocas gasosas ?
Resposta : nos alvéolos

4) Por que é importante respirarmos sempre pelo nariz?
Resposta: pois o nariz filtra e umedece o ar, para chegar melhor aos pulmões

5) Explique como o sistema digestório e o sistema respiratório trabalham juntosResposta: o oxigênio do ar, absorvido no sistema respiratório, reage com nutrientes, absorvidos pelo sistema digestório, produzindo energia para o funcionamento do organismo

______________________________________________

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -6º ano
Atividade do dia : 14/05/2020
Estudando e Aprendendo:Correção
Atividade
1) Quais são os diferentes tipos de tecido conjuntivo que vimos no corpo humano ?
Resposta: Tecido sanguíneo, tecido ósseo, tecido adiposo e tecido cartilaginoso

2) Onde o tecido cartilaginoso pode ser encontrado?
Resposta: nariz, orelha, traquéia, por exemplo

3)Qual é a importância do tecido adiposo?
Resposta: ajuda a regular temperatura corporal, produz energia e armazena substâncias de reserva

4)Cite 3 tipos de células do tecido ósseo
Resposta: osteoclasto, osteoblasto e osteócito

5)Quais são as células responsáveis pela formação do tecido cartilaginoso?
Resposta: condroblastos

6) Qual é a principal função das células do tecido adiposo?

Resposta: armazenar gordura

_____________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano
Tarefa do dia: 07/05/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?


Atividades


1)Qual é a importância do tecido epitelial ?
Resposta: formado por células muito grudadas umas nas outras, são responsáveis pelo revestimento ,proteção e secreção

2)Cite 2 tipos de epitélios
Resposta: epitélio de revestimento e epitélio glandular

3)Quais são os 3 tipos de glândulas que existem em nosso corpo?
Resposta: glândulas endócrinas, exócrinas e mistas

4)Qual é a principal característica dos epitélios simples
Resposta: possuem apenas uma camada de células

5)O que são epitélios estratificados?
Resposta: possuem várias camadas de células







Bons estudos!!!



____________________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano
Tarefa do dia: 30/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?

Atividades


1) Cite quais são os 2 tipos de células que existem na natureza.
Resposta: eucariontes e procariontes
2) Qual é a diferença entre os eucariontes e os procariontes?
Resposta:
os eucariontes possuem núcleo organizado( verdadeiro) e os procariontes não possuem (possuem nucleoide)
3) Qual é a função do núcleo?
Resposta: é a central de comando da célula. Contém o material genético (DNA) que comanda as atividades da célula e fornece as características dos seres vivos
4) Qual organela é responsável pela produção de proteínas?
Resposta:
os ribossomos
5) O que são organelas?
Resposta:
são pequenos órgãos no interior das células, responsáveis pelo funcionamento dela
6) Qual é a função das mitocôndrias?
Resposta: produz energia fazendo a respiração celular

7) Qual é a importância dos lisossomos?
Resposta: fazer a digestão celular





________________________________________________________


Centro Educacional Saber é Viver
Ciências - Professor Rodrigo -6º ano
Atividade do dia : 23/04/2020

                                                   Estudando e Aprendendo 
Vamos praticar um pouco sobre o que aprendemos?

Atividades

1)Sobre os 2 movimentos do planeta Terra, explique:
a) rotação – é o movimento que a Terra faz ao redor de si mesma
b) translação – é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol
2) Quais movimentos produzem os dias e noites e os anos?
Resposta: os dias e as noites são produzidos pela rotação e os anos são produzidos pela translação
3) Explique como o eclipse lunar nos ajuda a perceber que a Terra é redonda?
Resposta: a sombra redonda da Terra é projetada na Lua
4) Cite 3 tipos de evidências que nos mostram que a Terra não é plana
Resposta:a sombra redonda da Terra na Lua durante o eclipse lunar, estrelas que só podem ver de determinada região da Terra e os voos de grande altitude que mostram a curvatura da Terra
5) Cite 3 pensadores antigos que já diziam que a Terra não era plana
Resposta: Pitágoras, Aristóteles e Estrabão



Bons estudos!

 _________________________________________________


22/04/2020

Centro Educacional Saber é Viver
Ciências – Professor Rodrigo – 6º ano
Tarefa do dia: 16/04/2020

Estudando e Aprendendo: Correção para

Vamos praticar um pouco o que aprendemos?
1) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando:
a) cadeia alimentar
b) hábitat e nicho ecológico.
X
c) ecossistema.
2) Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.
3) Ao descrever esse comportamento do impala, estamos falando sobre:
a) a cadeia alimentar do animal.
b) o habitat do animal.
c) o nicho ecológico do animal. X
d) a teia alimentar do animal.

4) Explique o que é Ecologia
Resposta: A Ecologia é o ramo da Ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente ao seu redor
5) Explique o que é uma cadeia alimentar
Resposta: É representada por uma sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro.
6) Explique o que é uma teia alimentar
Resposta: Pode ser entendida como a relação entre várias cadeias alimentares.
7) O que é biodiversidade? Qual é sua importância?
Resposta: É a variedade de espécies existentes em um determinado ambiente. A biodiversidade é muito importante, pois a partir dela podemos retirar inúmeros recursos que podem ser utilizados, inclusive, para nossa sobrevivência.
8) Explique o que é sustentabilidade e por que é importante praticarmos um desenvolvimento sustentável
Resposta: É utilização da  natureza, preservando a biodiversidade para manter o equilíbrio ambiental e para que gerações futuras também possam usufruir dela .


Nenhum comentário:

Postar um comentário