23/12/2020 | GABARITO DAS
ATIVIDADES DO DIA 22-12-20
► Atividades: porque,
porquê, por que, por quê
1) a) porque.
b) Por que.
c) porquê.
d) Por quê
e) por que.
f) porquê.
g) porque.
h) por quê.
i) por que.
j) Por que.
k) por quê.
l) por que.
2) Por que | porquê | porque.
3) a) Resposta pessoal.
b) Por que não voa?
c) É porque não vale voar.
• • •
22/12/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 18-12-20
► Desafios da língua
►► Porque, porquê, por que, por quê
1) • por quê: b.
• porque: d.
• o porquê: a.
• por que: c.
2) ( d ) A cama.
( c ) O botão.
( b ) O anzol.
( a ) Abre os olhos.
3) b) Por que
c) Por que
d) Por que
e) Por que
( e ) Porque
( b ) Porque
( d ) Porque
( c ) Porque
4) a) por quê
b) porquê
c) porque
d) por que
e) Por que
f) por que
g) porquê
h) por quê
i) por que
j) por que | porque |
porque
k) porquê
l) por quê
m) porque
• • •
18/12/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 15-12-20
► Desafios da língua: Porque, porquê, por que, por quê
1) a) Há uma ironia
contida na tira: o personagem Hagar faz um questionamento tão complexo, mas a
resposta recebida é tão trivial que torna o questionamento banal.
b) Em pergunta feita
de forma direta, chamada interrogativa direta.
c) Em frase afirmativa,
que procura expor uma explicação para uma pergunta.
d) Escreve-se por que
em frases interrogativas, e porque, numa só palavra, em frase afirmativa que
fornece uma explicação ou uma causa.
2) a) Helga parece ter
certeza de sua afi rmação, pois não questiona o papel doméstico dado à mulher que
é reproduzido em sua fala. A filha, no entanto, demonstra incerteza na
expressão do rosto e isso pode ser sinal de discordância ou de estranhamento em
relação à fala da mãe.
b) Está grafada
separadamente, em uma frase interrogativa.
c) Há um acento
circunflexo no quê.
3) a) A palavra sim,
pois responde a uma suposta pergunta anterior.
b) Sim, sei por
que/por qual motivo estou em recuperação...
• • •
15/12/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 11-12-20
► Caderno de Atividades, páginas 60-61
2) a) Eu info.
b) Chamar a atenção do
leitor para o produto: a revista Info.
c) “Info: para uma
nova realidade.”
3) a) Os verbos estão
no presente do indicativo, na primeira pessoa do singular.
b) Ligar, desligar,
salvar, “linkar”, deletar, gritar, cair, discordar, enviar, navegar,
compartilhar, redimensionar, descobrir.
4) a) Fazemos,
opinamos, discordamos, conectamos, lemos, entende.
b) No presente do
indicativo e na primeira pessoa do plural, com exceção de entende, que está no
presente do indicativo, mas na terceira pessoa do singular.
c) A mudança da
primeira pessoa do singular para a primeira pessoa do plural faz com que o
leitor seja envolvido em todas as ações do apresentador e, assim, também se
torne um consumidor da revista divulgada.
d) O provável
consumidor é alguém interessado em usar a tecnologia para fazer tudo ao mesmo
tempo, característica da realidade atual.
5) Ligue, desligue,
salve, “linke”, delete, grite, caia, discorde, envie, navegue, compartilhe,
redimensione, descubra.
► Atividades: uso do modo imperativo e
do infinitivo, páginas 254-255
6) Resposta pessoal.
7) Possibilidade: Ele
nos roubou, obrigando-nos a tomar uma atitude. Então, eu o perturbei (tirei sua
estabilidade) e incomodei seus parceiros. Só assim venceremos essa dificuldade.
8) • Indicando futuro:
Não! Você vai desligar a TV e vai dormir.
• Indicando
possibilidade: Não! Você poderia desligar a TV e ir dormir.
• Indicando ordem: Não!
Desligue a TV e vá dormir.
9) a) Ozzy terá de
cumprir algumas tarefas.
b) 1) Limpe, arrume,
dê; 2) Ponha, jogue; 3) Recolha, tire.
c) Trabalhar, lavar,
tomar.
d) Limpar suas gavetas
de cacarecos, arrumar a sua cama e dar um jeito no seu armário.
e) Tome toda a sopa de
legumes!!
• • •
11/12/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 04-12-20
► Atividades, páginas 252-253
1) Possibilidades: A:
andar, sair, passear. B: arremessar, atirar, jogar. C: correr, saltar. D:
jogar, driblar, chutar.
2) As respostas vão
variar de acordo com a resposta à atividade 1.
3) a) Onze.
b) Ação.
c) Viajar.
d) No presente,
concordando com a 1ª pessoa do singular (eu).
e) O pronome “eu”.
4) Não, pois assim não
há proximidade entre o eu e a marca.
5) a) Em estabelecimentos
comerciais (placa “Sorria…”); no trânsito (placas “Pare”, “Reduza…”,
“Pedestre…”, “Use o cinto…” e “Não feche…”); em outdoors, murais de aviso, etc.
(placas “Publique aqui” e “Não remova…”).
b) Sorria; publique;
pare; aguarde; reduza; acenda; use.
c) (Não) remova; (não)
feche.
• • •
08/12/2020 | GABARITO DA REVISÃO PREPARATÓRIA PARA A ATIVIDADE
AVALIATIVA DO QUARTO BIMESTRE
1) O artigo de opinião pode ser compreendido
como um texto publicado em jornal, revista ou internet, que se objetiva a
expressar a opinião do autor sobre algum determinado assunto, ou seja, é o tipo
de texto que se destina a defender ideias. A intenção de um texto desse gênero
é a defesa de ideias, e para tanto ele deve se construir a partir de três
partes, sendo elas: apresentação, argumentação e conclusão. Enquanto a
apresentação introduz o assunto a ser tratado, a argumentação reúne razões
(provas/fatos) que sustentam, comprovam uma opinião, com o objetivo de
convencer alguém a crer nela. Um argumento pode ser um exemplo, um dado
estatístico, a citação de uma autoridade, fatos históricos, entre outros. Um
argumento que rebate outro é chamado de contra-argumento. A conclusão de um
artigo de opinião finaliza a defesa do ponto de vista abordado pelo autor. A
linguagem de um artigo de opinião precisa ser clara, se adequando ao leitor a
que se destina, para facilitar o desenvolvimento da argumentação e a compreensão
do ponto de vista defendido.
2) Temos três pessoas do discurso, são elas: a primeira (eu/nós) que é
quem fala, a segunda (tu/você/vós) que é com quem se fala e a terceira pessoa
(ele-ela/eles-elas)m de quem se fala. Em termos de números, o verbo se flexiona
entre singular e plural.
3) Existem três modos verbais que se destacam na língua portuguesa, são
eles: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O modo indicativo expressa
certeza, aquilo que é certo, factual. O modo subjuntivo, por sua vez, expressa
a possibilidade, aquilo que pode ou não acontecer, algo que ainda não é
factual, mas possível. Por fim, o modo imperativo pode expressar ordem, pedido,
conselho, súplica, desejo ou recomendação.
4) a) Verbo na 3ª pessoa do plural.
b) Verbo na 3ª pessoa do plural.
c) Verbo na 3ª pessoa do singular.
d) Verbo na 3ª pessoa do singular.
e) Verbo na 3ª pessoa do plural.
5) (A) Cheguei atrasado ao encontro.
(C) Pare de falar bobagem.
(A) Está nevando hoje.
(B) Gostaria que nevasse hoje.
(A) Li todos os livros de romance da escola.
(B) Queria três meses de férias
(A) Faltam duas horas para que eu possa sair
(C) Saia dessa sala agora!
6) (3) “Me ajude a distribuir esses bilhetes?”
(1) “Eu não vejo nenhuma solução para o problema!”
(2) “Se eu acertasse a questão, tudo seria diferente.”
7) a) Modo imperativo.
b) Modo indicativo.
c) Modo subjuntivo.
d) Modo indicativo.
e) Modo indicativo.
8) a) Levante: Imperativo afirmativo. Conjugado na 2ª pessoa do
singular.
b) Não dê: Imperativo negativo. Conjugado na 2ª pessoa do singular.
c) Venha: Imperativo afirmativo. Conjugado na 2ª pessoa do singular.
d) Dança: Imperativo afirmativo, Conjugado na 2ª pessoa do singular.
e) Estudem: Imperativo afirmativo. Conjugado na 2ª pessoa do plural.
9) a) Termine a pintura logo.
b) Faça uma propaganda interessante.
c) Traga os doces e as bebidas.
d) Fale com ele.
10) a) Subjuntivo.
b) Indicativo.
• • •
04/12/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 01-12-20
► Uso do modo imperativo
1) a) Participe,
limpa, pretende, incentivar, seja, ajude, limpar, chega, inscreva(-se).
b) Participe, limpa,
seja, ajude, chega, inscreva(-se).
2) a) Escreva, ligue,
opine, pergunte, elogie,
reclame, conte, dê,
fale, é.
b) É.
3) Escrevam, liguem,
opinem, perguntem, elogiem, reclamem, contem histórias, deem ideias, falem com
a gente. A revista é toda sua/de vocês.
► Imperativo afirmativo e imperativo negativo
1) b) O personagem não
deu importância à placa.
2) É a palavra n‹o,
que está escrita com destaque.
► Outras formas verbais com valor de imperativo
1) Escorrer a água.
Colocar areia até a borda do pratinho.
2) Estão no futuro.
3) b) Passageiros,
viajar com cinto de segurança.
• • •
01/12/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 27-11-20
► Outras linguagens: Propagandas diferentes
1) a) A fotomontagem
mostra mãos em diferentes situações cotidianas, tocando em diversos objetos e
animais, o que deixa implícita a necessidade do uso do produto de higiene para
manter essas mãos livres de possíveis sujeiras.
b) Resposta pessoal.
2) Resposta pessoal.
► Posicionamento crítico
em forma de poema
1) A pessoa se autodenomina “coisa” porque
provavelmente se sente como um objeto, como se perdesse sua personalidade para
se tornar algo que o consumismo impõe.
2) Por meio dessa estratégia, além de ser
levado a adquirir um produto, o consumidor pode ser um portador de divulgação
dos produtos.
3) Resposta pessoal.
► Propagandas curiosas
Resposta pessoal.
• • •
27/11/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 25-11-20
► Atividades, páginas 240-242
►► Compreensão inicial
1) Resposta pessoal.
2) a) A função de um
tênis é servir de calçado para proteger os pés.
b) • A palavra é usada
para dar ideia de diversas ações.
• A imagem apresenta o
menino em diferentes posições, praticando diversas atividades.
3) a) Dia a dia.
b) Conforto.
4) Aos responsáveis
por crianças.
5) a) Sim, pelas
cores, pelo tamanho do tênis, pelas fotos do mesmo menino em diferentes ações e posições
como se estivesse sobre o tênis.
b) Resposta pessoal.
►► Linguagem e construção do texto
1) a) Resposta
pessoal.
b) Os diferentes
tamanhos de letra podem estar relacionados à ideia de multiatividades que se
quer associar ao tênis.
2) a) A cor verde.
b) Verde é a cor usada
em detalhe do solado do tênis e no cadarço. Também é possível inferir que o tom
do verde é chamativo e alegre, fazendo referência à alegria natural das
crianças.
3) a) O futsal é um
esporte que exige um tênis com resistência.
b) O bico/ponta do
tênis. Porque é o ponto que sofre mais impacto (chutes na bola).
4) a) Não há frases
explícitas que convidem o leitor a comprar.
b) Resposta pessoal.
5) a) O termo está
ligado à flexibilidade.
b) Exaltar a qualidade
internacional do produto porque muitas pessoas se deixam levar pelas palavras
em inglês, ligando o produto anunciado a produtos importados, à qualidade do
que é de outro país.
6) a) Argumento que
apela para palavras que citam autoridades no assunto.
b) Aos responsáveis
pelas crianças que usariam o tênis, porque são informações que costumam atender
mais aos interesses dos adultos preocupados com a saúde delas ou que querem que
a criança se destaque em algum esporte.
7) a) Resposta
pessoal.
b) Todos os elementos
e a revista em que a propaganda foi publicada levam a considerar que o
público-alvo talvez seja o adulto com poder financeiro para comprar esse tipo
de produto.
8) • Propaganda Limpa
Brasil: b, e, h
• Propaganda do tênis:
a, c, d, f, g
► Uso do modo imperativo, páginas 59-60
1) a) “Cubra caixas-d’água, tonéis e pneus.”
b) “Não deixe a dengue
estragar o seu verão.”
c) Com o imperativo
negativo: “Não deixe a dengue estragar o seu verão”.
d) Reforçar a
consequência negativa da não prevenção (estragar o verão) é um argumento mais
forte do que convidar o leitor a ter uma atitude preventiva.
• • •
25/11/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 20-11-20
► Atividades, páginas 237-239
►► Compreensão inicial
1) Resposta pessoal.
2) Provavelmente sim, porque a frase pode parecer
incompleta em relação à palavra catador, e o leitor pode se perguntar “catador
de quê?”, principalmente se não conhecer a palavra como nome de uma atividade
de trabalho, em geral informal e relacionada ao recolhimento e à separação de
lixo reciclável em centros urbanos.
3) Como a palavra catador pode gerar dúvidas em
relação à continuação da frase (“catador de quê?”), pode-se supor que o leitor
crie hipóteses para essa questão, as quais o levariam a buscar mais informações
sobre a propaganda, interessando-se por ela e lendo o que está escrito com letras
menores, por exemplo.
4) Pode-se supor que o sorriso exibido na fotografia
seria um recurso para convencer mesmo quem não conhece Tião Santos a se juntar
à campanha de recolhimento de materiais recicláveis, pois o sorriso pode
conferir à iniciativa uma ideia positiva, indicando que a ação faz bem às
pessoas.
5) Tendo em mente a história de vida de Tião
Santos, podemos associar a palavra “catador” aos materiais recicláveis com os
quais Tião trabalhava. Ao fazer essa associação e observar a foto de Tião
sorrindo, devemos valorizar a afirmação “Eu sou um catador”, pois ela remete a
uma profissão legítima, importante e honrada.
6) A frase menor ao lado da fotografia: “Tião
Santos, catador de materiais recicláveis, fotografado por Cesar Netto”. A frase
indica a atividade que Tião exerce no seu dia a dia.
7) O objetivo da propaganda é estimular o leitor a
participar de uma ação específica de limpeza proposta pelo movimento, a de
recolher materiais recicláveis.
►► Linguagem e construção do texto
1) Na primeira propaganda: Chico Buarque. Na
segunda (da esquerda para a direita): Darlan Cunha, Chico Buarque, Tião Santos,
Marília Pêra e Milton Nascimento.
2) a) Valorizar a atitude de colaborar com a
limpeza.
b) Mostrar que a campanha quer envolver todas as
pessoas.
3) a) A variação de cores e de expressão reveladas
nas carinhas, muito parecidas com emojis, atrai a atenção do leitor.
b) O colorido e a disposição das imagens
provavelmente foram empregados para mostrar que se trata de um apelo a
diferentes pessoas de todos os povos.
c) Nessa propaganda a expressão em inglês
possivelmente faz referência ao slogan da campanha em outros países.
4) Pretende-se transmitir a ideia de
responsabilidade pelo excesso de lixo que nossa sociedade produz.
5) a) Ao leitor da revista em que o anúncio
circulou, pressuposto pelo pronome você, oculto na frase, mas implícito pelo
verbo.
b) “Seja você também catador por um dia”; “ajude a
limpar sua cidade”; “Inscreva-se no site [...]”
6) Não há apenas uma alternativa correta;
portanto, aceitar as respostas cuja justificativa for pertinente.
• • •
20/11/2020
| GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 17-11-20
► Desafios da língua
►► Acentuação III
1) a) Ditongos formados por vogal fechada: aldeia | rei | seis
| seu | boi | europeu | foi | afoito.
Ditongos formados por vogal aberta: ideia | réis | véu | anéis
| fogaréu | lençóis | claraboia | heroico.
b) Acentuam-se os ditongos abertos éi, ói, éu, seguidos ou não
de s, nos monossílabos tônicos e nas palavras oxítonas.
2) fiéis | chapéus | herói | heróis | pastéis | dói.
3) Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongo.
4) O acento indica como devem ser pronunciadas as palavras:
com hiato (do-í-do, ca-í, pa-ís), além de evitar que sejam pronunciadas como
ditongos e tenham seu sentido alterado.
►► Regras complementares
1) a) proparoxítonas.
b) paroxítonas terminadas em
ditongo.
c) paroxítonas terminadas em r.
d) oxítonas terminadas em a(s), ens, e.
e) hiatos.
f) oxítonas terminadas em ditongos abertos.
2) a) vêm
c)
d) têm
3) Hipotética (proparoxítona); você (oxítona terminada em e);
violência (paroxítona terminada em ditongo); justificável (paroxítona terminada
em l); está (oxítona terminada em a); hipotética (proparoxítona); já
(monossílabo tônico).
4) Será, possível, importância, científico, história, pouquíssimos,
clímax, Científica, magnífica, filósofos.
►
Outro texto do mesmo gênero
a) O uso em excesso da tecnologia pelos jovens.
b) Sim, ela defende que, para reduzir os possíveis problemas à
saúde, vale a pena reduzir o uso da tecnologia e, se possível, fazer exercícios
físicos também. Ela ainda defende a consulta a profissionais de saúde, como um fisioterapeuta
ou um oftalmologista.
c) A autora baseia seu posicionamento em exemplos de danos à
saúde que o uso excessivo da tecnologia pode causar, como problemas de postura,
danos à visão, riscos de acidentes causados pela falta de atenção.
• • •
17/11/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA
11-11-2020
► Caderno de Atividades, páginas 54-58
►► Tempo e modo verbal
1) A queda de um meteorito.
2) No passado. Sugestões:
dominaram, caiu, foi, cobriu, resistiram, sobreviveram, evoluíram, descobriu.
3) dominam | cai | acontece | é |
cobre | resistem | sobrevivem | evoluem | descobre
4) b) O uso do presente dá a
impressão de que o narrador faz seu relato no momento em que os fatos ocorrem.
5) sabe.
6) a) Futuro.
b) Eu me esconderei no fundo do
lago e ficarei por lá um bom tempo!
7) O título parece não fazer
muito sentido por enquanto.
8) a) Trata-se do monstro do
início da história.
b) O título faz sentido agora,
pois nesse ponto da história o leitor já compreende qual é o “monstro” do
piquenique.
c) • Nós. | • — Demorou pra nós
entrarmos na história, hein?
9) a) A palavra “monstro” é usada
no sentido figurado, referindo-se a pessoa má.
• Pegou: passado; é: presente.
b) Ela não tem medo do monstro,
porque imagina que não é verdadeiro.
c) Subjuntivo.
►► Desafios da língua: Acentuação
a) cipó, gambá, convém.
b) móvel, dólar, açúcar.
c) início, répteis, história.
d) matemática, cômico, dinâmico.
• • •
11/11/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 10-11-20
► Atividades, páginas 222-224
►► Modos do verbo
1) a) 1, 2, 3 e 4
c) 5 e 6
2) A alternativa b.
3) Talvez eu resolva por mim meus pequenos
problemas.
4) Resposta pessoal.
5) a) A mulher, pois sua fala contém verbos no
presente indicando certeza, quase uma ordem. Os verbos utilizados são é e
quero.
b) (se) fôssemos.
c) A expressão “Que tal”. Ele faz uma sugestão em
forma de pergunta.
►► Atividades: Modos verbais
1) a) Juntar dois programas de governo em um só: um
relativo à alimentação e outro relativo à educação servindo sopa de letrinhas.
b) servirmos.
c) Sugestão: Serviremos sopa de letrinhas e
contaremos como dois programas: [...].
2) b) Indica uma ação possível, sem certeza.
3) a) fato real.
4) Possibilidades: “Volto amanhã e prometo que
termino a limpeza do jardim”; “Voltarei [...] terminarei [...]”; “Vou voltar
[...] vou terminar [...]”.
5) c) Imperativo.
6) Os verbos no presente e no modo indicativo dão
mais realismo, mais veracidade às notícias e também produzem o efeito de fato
recente, próximo do leitor.
7) a) O agradecimento que ele faz logo no primeiro
balão de fala, o fato de os outros personagens estarem quietos e olhando para
ele (principalmente nos quadrinhos 2 e 4), bem como sua postura, com a mão
levantada em outros quadrinhos.
b) Eles acham que está na hora de Hagar começar a
pagá-los.
c) Pretérito.
d) ”Qual é o problema?”; “Os homens acham [...] já
está na hora [...]”.
e) Imperativo.
f) Em resumo, eu os transformarei em guerreiros
hábeis e experientes!
g) Sugestão: Os homens acham que já está na hora:
comece a nos pagar!
• • •
10/11/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 06-11-20
► Caderno de Atividades, páginas 52-53
1) c) tornou Mauricio de Sousa uma pessoa muito
próxima do provável leitor.
2) d) qual é a história da criação do personagem Marcelinho.
3) b) A, B, C.
4) c) é um pai que admira muito seus filhos.
5) b) é o mais novo dos personagens de Mauricio de
Sousa inspirados em seus dez filhos.
6) c) ao fato de Mauricio de Sousa ter criado todos
os personagens da Turma da Mônica.
► Atividades: verbos e concordância com pessoa e
número, páginas 221-222
1) Senhor
Prefeito,
Somos moradores desta
cidade há bastante tempo. Andamos muito bravos com o que vem acontecendo por
aqui.
A saúde das pessoas está
em risco. Há muito lixo nas ruas e já se instalaram muitos bichos nocivos, como
ratos. A limpeza deve ser feita mais vezes por semana.
Outro problema que temos
é o de segurança. As ruas estão sem iluminação, à noite tudo fica escuro. Temos
medo de assalto e de acidentes. O senhor precisa providenciar mais iluminação
para esta região.
Gostaríamos que as
providências fossem tomadas rapidamente, pois podemos ter problemas mais
sérios.
Gratos, Nós, moradores desta cidade.
2) a) Ele se disfarçou de cacto, com muitos
espinhos no seu rosto.
b) Resposta pessoal.
c) Todo dia ele espera ansiosamente pra ver aquela
linda garota passando lá/ali de carro... Ele sempre tem medo de que ela se
canse de acenar pra ele... Talvez ele pudesse fazer algo incomum pra ela rir...
3) a) Nós gostaríamos que nossos filhos [...].
b) Todas as crianças aos poucos podem aprender a se
virar.
c) Paulo da Silva e Taís Amaral são estudiosos e
gostam de se envolver [...]
d) Eles roubaram todos [...].
e) Nós queríamos ver o cantor de perto.
• • •
06/11/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DOS DIAS 03-11-20 E 04-11-20
► Outras linguagens: Tirinhas e opiniões
1) c) Distância.
d) Força.
e) Poder.
f) Autoridade.
2) a) O fato de ele reclamar da resposta do pai
como se ela tivesse sido negativa, o que não aconteceu.
b) O fato de que o pai nunca tem tempo para ele.
c) Porque o pai está reproduzindo outra fala (a
resposta anterior dada ao menino).
3) Espanto. Essa reação é comprovada pelo uso de
“Ah...” e pelo formato da boca de Armandinho, como se ele falasse em um tom
mais baixo que nos quadrinhos anteriores.
4) a) O fato de a personagem chamar o menino de
filho e, além disso, as imagens: o corpo (pernas femininas) e a roupa (saia ou
vestido, meia e sapatos femininos) da pessoa que fala com ele.
b) • Estado emocional de alguém que é impedido de
atingir a satisfação; desapontamento.
• Resposta pessoal.
c) O fato de o menino considerar que atacar a
geladeira é um modo de lidar com a frustração.
d) A mãe, provavelmente, também não sabe lidar com
a frustração.
e) Resposta pessoal.
► Cultura indígena e amadurecimento: os rituais de
passagem
A passagem da infância para a vida adulta pode ser
encarada de diferentes formas nas diversas culturas. Por isso, os sentimentos
das pessoas em relação a essa etapa da vida também poderão ser muito diversos e
devem ser compreendidos e respeitados.
► Verbo II, página 220
1) a) Eles (mãe e pai).
b) Você.
2) a) E vocês ficaram bem chateados.
b) Elas disseram que precisavam dormir.
c) Nós precisamos saber resolver pequenos
problemas.
d) Nós também podemos atacar a geladeira?
• • •
03/11/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 30-10-20
► Caderno de Atividades, páginas 48-51
4) a) estado emocional da personagem.
b) terceira pessoa do singular.
c) Futuro.
5) Em geral, os personagens adultos parecem estar
de uniforme. Pela fala, dão a entender que não são do lugar, pois estranham os
hábitos, procuram interpretar o que veem e consideram que a pintura do rosto
das crianças é uma doença. Sem uniforme e alheios às crianças, há ainda três
adultos: uma mulher e um homem caracterizados com trajes indígenas e a silhueta
de mais uma pessoa, que parece portar uma lança.
6) b) possibilidade.
7) b) possibilidade.
8) b) possibilidade.
9) b) possibilidade.
► Advérbio: marca de tempo e de outras circunstâncias
1) a) Mafalda provavelmente considera a argumentação
de sua amiga Susanita fútil, pois esta vincula ter muitos vestidos à necessidade
de sair vestida para não ser presa. Esse raciocínio leva Mafalda a perder a paciência.
b) Mafalda deveria argumentar com palavras e sem
ofender a amiga.
2) a) “na rua”: lugar; “sem cultura”: modo.
b) “sem vestido”: modo.
3) a) “já”: tempo, “aqui”: lugar, “antes”: tempo.
b) “já”: tempo.
► Desafios da língua: Letra x com som de /ks/
1) (Sugestões de resposta)
a) Tenho feito muitas reflexões sobre as questões
do meio ambiente em nosso país.
b) Há algum boxeador que você admire?
c) Foi preciso anexar uma foto à mensagem.
d) A atmosfera da sala era asfixiante.
e) Nem tudo é tão complexo quanto parece.
f) Fixaram no mural as notas das provas.
• • •
30/10/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA
28-10-20
► Linguagem e construção do texto, páginas
213-215
1) a) Ao
leitor.
b) Possibilidades:
“deu até vontade de chorar, não foi?”, “Mas sabe como a vida é?”.
2) a) Possibilidades:
“bombando”, “megafrustrado”, “bateu uma tristeza”.
b) Sugestão:
Aproximar-se do leitor, buscar construir
intimidade com ele.
c)
Resposta pessoal.
3) a) Passado/pretérito.
b) Um
dia; noutro dia; naquela noite; por muitas vezes.
4) a) Presente.
b) foi
empregado para aproximar as ideias do cotidiano do leitor.
• Organização
do artigo de opinião
5) ---
6) a) Mas.
b) Possibilidades:
porém, entretanto, contudo, todavia.
7) b)
Os pais não precisam fazer tudo na hora que os filhos querem.
c) Os
pais têm várias atividades e deveres em seu dia a dia.
d) Os
pais não podem estar sempre à disposição dos filhos.
8)
Resposta pessoal.
9) a) Parágrafo
10.
b)
Parágrafo 8.
c) Parágrafo
10.
• • •
28/10/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA
23-10-20
► Atividades de compreensão inicial, páginas
212-213
1) b)
Sugerir que questões ou problemas difíceis serão abordados.
2) a) O artigo destina-se a crianças e jovens.
Possibilidade: “Você está crescendo”.
b) A
pergunta é uma forma de estimular o leitor a ler o texto para encontrar nele a
resposta.
c)
Levar o leitor a refletir sobre uma questão presente em sua vida, apresentando
a opinião da autora
3) • Desejo
do filho: . “Noutro dia, [...] pediu para seu pai levá-lo até lá [...]”; “E
naquela noite, [...] pediu para sua mãe contar uma história, [...]”.
• Reação
da mãe ou do pai: “mas ele chegou muito cansado [...]”; “mas ela disse que
precisava dormir [...]”.
•
Sentimento final do filho: “[...] você ficou megafrustrado”; “[...] bateu uma tristeza
tão grande que deu até vontade de chorar [...]”
4) A
mágoa do filho parece aumentar.
5) Sim,
principalmente no quinto parágrafo.
6) Os
pais têm uma vida independente, com seus próprios compromissos e necessidades,
por isso nem sempre podem atender aos filhos no momento em que estes solicitam.
7) Ela
sugere que há momentos em que é preciso resolver sozinho o que for possível, de
modo a exercitar a independência cada vez mais.
8)
Resposta pessoal.
9)
Resposta pessoal.
• • •
23/10/2020
| GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 20-10-20
► Atividades,
páginas 200-203
1) ---
2) O uso das expressões “fessora”, “a gente” e
“ponta dos pés”.
►► Outras formas verbais acentuadas
A diferença se dá no uso do singular (tem) ou do
plural (têm).
1) a) pânico.
b) provável/café.
c) Nélson/ginástica/tórax.
d) música.
e) índices/último.
f) táxis.
g) pólen.
h) indígenas | têm | defendê-los.
i) vêm/recebê-las/hambúrguer.
j) Vários/órgãos/vítimas/catástrofe.
2) Resposta pessoal.
►►► Outro texto do mesmo
gênero
1) Foi encontrado o diário de escritor José
Saramago. / 8 anos após sua morte, em 6 de julho de 2018. / Em Lisboa. / Pilar
Del Río, a viúva do escritor. / O volume estava escondido em uma pasta no
computador do escritor. / Porque foi uma surpresa, pois ninguém sabia da
existência do livro.
2) Sim, há depoimento da viúva do escritor, Pilar
Del Río. É importante porque ela viveu o fato: encontrou o volume e vai
publicá-lo.
3) Pessoas que conhecem a obra do escritor, um dos
mais famosos escritores portugueses de todos os tempos.
• • •
20/10/2020
| GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 07-10-20
►
Atividades, páginas 198-199
►►
Advérbio: marca de tempo e outras
circunstâncias
1) a) Sempre.
b) Sempre, já.
c) No futuro.
2) “no século passado”; “depois”.
3) a) “sem TV”; “sem internet”.
b) “em Três Corações (MG)”; “em
Bauru (SP)”.
4) Tempo: no século passado;
depois. Modo: sem TV; sem internet. Lugar: em Três Corações (MG); em Bauru
(SP).
5) a) Circunstância de lugar.
b) Circunstância de tempo.
c) Circunstância de modo.
►►
Atividades: formas de marcar o
tempo
1) Nos gibis, as trapalhadas de
Bolinha e Luluzinha divertem as crianças. A revista Tico-Tico traz muita informação.
E até em revistas de farmácia tem histórias de Monteiro Lobato para ler.
2) Sugestão: O brinquedo
preferido será (vai ser) a bola. O bairro onde morarei (vou morar) terá (vai ter)
um amplo espaço para brincar. Não precisarei (vou precisar) avisar meus pais
que vou descer. Serei (vou ser) livre.
3) a) Resposta pessoal.
b) ---
• • •
13/10/2020 | CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS REVISIONAIS DO DIA 07-10-20
1) A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que se encontra presente em nosso dia a dia, principalmente nos meios de comunicação, sejam eles impressos, digitais, televisivos ou radiofônicos.
Dessa forma, quando falamos em
notícia, falamos de um texto
informativo sobre
um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de
comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre
outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser
textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo,
espaço e as personagens envolvidas.
O intuito da Notícia é
informar seu leitor sobre acontecimentos significativos sobre o mundo e a
sociedade em geral. A estrutura da Notícia enquanto texto contempla
elementos como: a manchete, que é o título principal da notícia; linha-fina,
frase em destaque logo abaixo da manchete; lide, um resumo das informações
disposto logo no início do texto, no primeiro parágrafo; olho, frases
importantes destacadas ao longo do corpo do texto.
Para conferir respeitabilidade
para a notícia, devem-se utilizar elementos de confiabilidade, como a
apresentação de dados tais como lugar, tempo, hora, além de citações de
autoridade. O uso de recursos visuais como fotos, ilustrações, tabelas e
gráficos é muito bom para complementação e síntese das informações ali registradas.
Na notícia, os fatos são registrados por ordem de importância.
A linguagem da notícia é mais
precisa e impessoal, o que exige que a escrita dela seja realizada de maneira
objetiva e clara, além da utilização de linguagem não verbal, como fotos,
desenhos, etc.
2) O tempo presente é utilizado
na notícia para aproximar o leitor/espectador do fato noticiado, dando a
sensação de imediatismo e de urgência ao que é ali contado.
3) Podemos definir o verbo como uma classe de palavras
variável, que indica ação, movimento, estado ou fenômeno da natureza, localizando
no tempo aquilo que indica. É importante destacar que os verbos podem sofrer
variações de acordo com suas flexões, sejam elas de tempo, modo, pessoa ou
número.
4) Os verbos podem ser divididos entre três
conjugações verbais: -ar (1ª conjugação); -er / -or (2ª
conjugação); -ir (3ª conjugação). Além disso, o verbo pode ser flexionado
em três tempos: pretérito (referente aos fatos ocorridos anteriormente ao
momento da fala), presente (que se destina aos fatos que ocorrem no momento da
fala) e futuro (direcionado para os fatos que ocorrem após o momento da fala).
5) a) Abraçar.
b) Romper.
c) Saber.
d) Carregar.
e) Trazer.
f) Fazer.
g) Pegar.
h) Querer.
i) Propor.
j) Trair.
6) a) Abraçar. | Carregar. | Pegar.
b) Romper. | Saber. | Trazer. | Fazer. |
Querer. | Propor.
c) Trair.
7) a) Os pronomes pessoais que representam a
pessoa que fala são: eu e nós.
b)
Os pronomes pessoais que representam a pessoa com quem se fala são: tu/você e vós/vocês.
c)
Os pronomes pessoais que representam a pessoa de quem se fala são: ele, ela, eles e elas.
8)
a) Ele não sabia o que era plebiscito.
b)
Maria saiu conosco.
c)
Eles apresentaram o trabalho com vocês.
d)
Nós fomos ao teatro.
e)
Vós sois o sal da terra.
9)
a) Ana traga-me um livro para eu lê-lo.
b)
Rui quer uma bicicleta e vai comprá-la.
c)
Nós já vamos. Quem vai conosco?
d)
Deram-me uma notícia para eu espalhar.
e)
Nós desejamos paz a quem nos ajuda.
• • •
07/10/2020 | CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 06-10-20
► No dia a dia, página 196-197
1) Talvez ela
usasse vai existir, mais comum na fala do dia a dia
2) mais
espontânea | mais informal
3) Fernanda e
Giovanna usam dois verbos (ou duas formas verbais) para indicar futuro em cada
caso.
4) Possibilidades:
“Aposto que vai ter uma bota a jato!” (Fernanda Pires); “O ídolo vai ser um
bebê [...].” (Larissa da Cunha); “As imagens do livro vão se mexer [...].”
(Flávia Sayuri); “No futuro o cinema vai ser em mil D.” (Isabella Martins).
5) a) Terá um
bicho [...].
b) O ídolo
será um bebê [...].
c) As pessoas
usarão uma roupa [...].
d) As imagens
do livro se mexerão [...].
e) Aposto que
terá uma bota a jato!
f) No futuro
o cinema será em mil D.
6) É
importante perceber que algumas formas verbais são menos usadas do que outras,
inclusive algumas tendem a cair em desuso, especialmente na linguagem mais
usual, em parte por causa da influência dos meios de comunicação. Inclusive, alguns
textos jornalísticos já empregam com frequência as locuções verbais com sentido
de tempo futuro.
7) d) Mudança
de estado.
• • •
06/10/2020 | CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 02-10-20
► Atividades, páginas 194-195
7) Presente.
8) No passado havia mais atividades físicas entre
as brincadeiras; no presente das crianças entrevistadas, brinca-se mais com
jogos eletrônicos. Em relação ao espaço, no passado brincava-se mais fora de casa
e, no presente das crianças entrevistadas, brinca-se mais dentro de casa.
9) Resposta pessoal.
10) Presente. É,
mistura, brinco.
11) Ter;
brincar; precisar; ir; jogar; adorar; ler; misturar.
12) Poderá;
vai ter.
• • •
02/10/2020 | CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DO DIA
29-09-20
►
Caderno de Atividades, página 47
1) a) Mafalda
sentiu cheiro de sopa. Esse cheiro foi representado no quadrinho com o desenho
de uma espécie de "fumaça", provavelmente vinda de outro cômodo da
casa.
b) Porque
o cheiro faz Mafalda presumir que vai comer algo de que provavelmente não
gosta: sopa, e isso modificará o estado de espírito dela.
2) a) ação
da personagem.
b) primeira
pessoa do singular.
c) Passado
(pretérito).
3) a) outro
processo da personagem.
b)
primeira pessoa do singular.
c)
Presente.
► Atividades, páginas 192-193
1) Provavelmente por ser um tempo
em que havia mais segurança.
2) O tempo é o passado. As formas
verbais do pretérito que indicam o passado são: era, morava, tinha, precisava, ia, era.
3) O dia em que ficou sem a babá
que lhe contava histórias.
4) a) Brincava, ouvia, contava, faltou, comecei.
b) Inventar.
5) a) “[...] não era perigoso.”
b) Estado ou qualidade do seu
tempo.
6) “[...] Era livre.”
• • •
29/09/2020
| CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DO DIA 23-09-20
► Atividades
páginas 186-187
1) a) Quis dizer que confirmava
alguma coisa por ter lido uma notícia.
b) A menina leu que a primeira
notícia havia sido desmentida; depois, leu outra informação desmentindo o
desmentido.
c) Os alunos devem inferir que
não é possível confiar em nenhuma delas.
d) É necessário avaliar se as
fontes das notícias e das informações veiculadas pela mídia, especialmente na
internet, são confiáveis.
2) a) O uso da linguagem formal,
com caráter científico, contribui para dar credibilidade à notícia.
b) Devemos ter responsabilidade para
não contribuirmos com a disseminação de notícias falsas ou sensacionalistas e
os prejuízos que isso pode causar para as pessoas e para a sociedade.
► “Mesmo
som, outra letra: ch ou x?”, página 45 do Caderno de Atividades
1) ---
2) a) Tachinhas. | A taxinha que
paguei de multa representou um rombo no
orçamento do mês.
b) Cocho. | Chamar de coxo aquele
que tem um problema que o leva a mancar é grosseria.
c) Arrochar. | Pela janela do
ônibus, eu podia ver o céu arroxar no fim daquela tarde.
d) Xá. | Vamos tomar uma xícara
de chá?
e) Chalé. | Um xale é um ótimo
acessório para as noites com brisa.
f) Colcha. | Ai! Arranhei a coxa
na ponta daquela mesa retangular!
3) a) ameixa: ameixeira
b) lixo: lixeira
c) lixa: lixar, lixado
d) peixe: peixaria
e) enxugar: enxuto, enxugado
f) faxina: faxineiro, faxinar,
faxinado
g) enxada: enxadar, enxadada
h) faixa: enfaixado, enfaixar
• • •
23/09/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA
22-09-2020
►
Linguagem e construção do texto, páginas
181-183
1) –
2) a) A
imagem 1 é um vídeo (imagem em movimento) e a imagem 2 é uma fotografia (imagem
estática).
b)
Indica que se trata de um vídeo inserido na
notícia, pois corresponde ao botão de play usado para dar início aos vídeos.
c) A
internet, de modo geral, possibilita o uso de diferentes recursos, como vídeos,
fotos, áudios, etc. e, no caso das notícias, os jornais digitais e sites de
notícias.
d) Sugestão:
“Romildo colocou o osso em cima do balcão da sua loja de construções”. A loja
de Romildo é de materiais de construção e no canto da foto há uma caixa que
parece ser de ferramentas com preço, indicando que a foto foi feita em sua
loja.
3) a) Nas
falas do pai e do menino há uma linguagem mais informal, mais descontraída, e
no restante da notícia a linguagem é mais formal.
b) Há
essa ocorrência pois o especialista faz uso de uma linguagem mais formal, mais
técnica acerca do tema ali discutido.
4)
• ”Mais
fácil ganhar na Mega-Sena”, brinca Romildo. | (b e c)
• Após
estudos, especialistas identificaram o objeto como sendo o osso fêmur de uma
das patas de um titanossauro com mais de 20 metros de comprimento e que viveu
há mais de 80 milhões de anos. | (a e d)
• “Ter
um dinossauro dentro de casa é estranho, mas é bem legal”, diz o garoto. | (b e
c)
• “Os
fósseis da região, da formação de São José do Rio Preto, são bem resistentes. A
rocha se desfaz, mas o fóssil se mantém preservado.” | (a e • O paleontólogo
Fabiano Vidoi Iori analisou o local e encontrou uma peça que possivelmente seja
um dente de um dinossauro carnívoro, além de pequenos pedaços de ossos que
podem ser do mesmo ou até de outro dinossauro que viveu na cidade. | (a e b)
• O
fóssil foi achado em uma área que recentemente foi escavada para a abertura de
uma estrada, o que fez com que ficasse à mostra. | (a e d)
5) A
notícia sobre o comerciante que encontrou um fóssil de dinossauro é importante/relevante
por ser uma descoberta para a ciência, para as pessoas ampliarem seus conhecimentos
sobre o passado, ou é interessante para a população local.
• • •
22/09/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 18-09-20
► Compreensão Inicial, páginas 179-180
1) a) Foi encontrado
um fóssil de dinossauro.
b) O comerciante
Romildo Goldoni.
c) No fim de semana.
d) Em uma estrada, na
zona rural da cidade de Jaci (SP).
e) O comerciante
estava trabalhando quando viu o objeto curioso e o levou para casa, pensando em
dizer às pessoas da família que era um osso de dinossauro.
f) O fóssil ficou à
mostra por causa da escavação feita no local para a abertura de uma estrada.
2) Antes do texto da
notícia, há a data 29/11/2017; portanto, é possível inferir que o fato ocorreu
no fi m de semana anterior a essa data.
3) “Eu levei e pensei em chegar em casa
brincando dizendo que era um osso de dinossauro, mas não imaginava que seria
mesmo.”
4) É possível dizer
que o filho gostou de ter um osso de dinossauro em casa, apesar de achar
estranho. O seguinte trecho com o depoimento do filho confirma isso: “Ter um
osso de dinossauro dentro de casa é estranho, mas é bem legal!”
5) O objeto é um “osso
do fêmur de uma das patas de um titanossauro com mais de 20 metros de
comprimento e que viveu há mais de 80 milhões de anos”.
6) O fato de o local
ter sido escavado para a abertura de uma estrada fez com que o fóssil ficasse à
mostra.
7) Ele disse que
“Romildo teve a sorte de achar o objeto” porque os fósseis da região são muito
resistentes. “A rocha se desfaz, mas o fóssil se mantém preservado”.
8) O comerciante usou
essa palavra para comparar a improvável possibilidade de encontrar um fóssil de
titanossauro com a possibilidade de ganhar na Mega-Sena, que é muito pequena.
9) Foi levado para o
Museu de Paleontologia em Uchoa para ser estudado e depois ficará exposto no
museu.
• • •
18/09/2020
| GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 16-09-20
► Caderno de Atividades, páginas 43-44
►► Um som, duas letras: nh
1) –
2)
a) Conheci
a mana do garoto que joga futebol comigo. Ela é linda!
• Por
favor, não faça manha, pare de chorar.
b) Coloquei
no ninho os ovinhos de passarinho que de lá caíram.
• Nino
é meu melhor amigo, está sempre disposto a me acompanhar nas brincadeiras.
c) Ele
ficou milionário quando ganhou sozinho no sorteio da Sena.
• A senha
de sua conta bancária deve ser secreta.
d) Eu
preciso encontrar alguma coisa que una uma ponta da corda a outra.
• Fiz a unha, mas preferi não
usar esmalte.
e) A Lina,
irmã do Diego, foi a campeã de natação pelo clube no ano passado.
• Vamos
comprar linha preta para costurar a barra da calça.
f) Por
favor, entre vocês, quem capina terrenos tomados pelo mato?
• A capinha
do toureiro pode ajudá-lo a distrair o touro.
3) a)
adivinhar: adivinha, adivinhação
b)
vizinho: avizinhar, avizinhado
c) banho:
banheira, banhar, banhado
d)
carinho: carinhoso, acarinhar
e) senhor:
senhora, assenhorar
f)
rascunho: rascunhar, rascunhado
g)
farinha: farinhoso, enfarinhar
h)
estranho: estranhar, estranhado
i) espinho:
espinha, espinhento
j)
dinheiro: endinheirado, endinheirar
►► Um som, duas letras: ch
1) –
2)
a) A mãe disse para a menina: venha cá
agora.
• É preciso lavar essa xícara de chá
com cuidado, pois a louça é antiga, do tempo da minha avó.
b) Com um balde de água, ele apagou a
chama rapidamente.
• Mário comprou uma cama nova
para seu avô.
c) Antes de ir para a escola, a
criança cata todos os brinquedos que espalhou durante a manhã.
• Caracterizar uma pessoa como chata
sem conhecê-la pode ser um erro.
d) O engenheiro disse: “Para chegar
lá, é necessário que cave mais dois metros de profundidade.
• Esqueci a chave do carro,
vou precisar voltar para casa.
e) Ele costuma cantar no coro
da escola.
• Choro é um modo de
extravasar os sentimentos.
f) A elegante moça pegou só um cacho
da fruta.
• O espelho quebrou, procurei
recolher os cacos, mas, veja, ainda há um caco ali perto do sofá.
3) a) capricho: caprichoso
b) rancho: rancheiro, rancharia
c) cochicho: cochichar
d) encher: enchimento, enchido, cheio
e) bicho: bichado, bichar
f) chuchu: chuchuzeiro
g) chute: chutar, chutado
h) inchar: inchado, inchaço
i) machucar: machucado
j) manchar: manchado, mancha
k) mochila: mochileiro
l) pechincha: pechinchar,
pechincheiro
m) salsicha: salsicharia, salsicheiro
n) chiclete: chicleteiro
• • •
15/09/2020
| GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 11-09-20
► Caderno de
Atividades, páginas 38-41
1) No sentido conotativo: garoto
bonito. Porque Bidu chama de gato seu dono, o garoto Franjinha.
2) • Retos (ou usados assim): você,
ele, ela, (n)ele,
(d)ele, eu.
• Oblíquos: comigo.
• Possessivos: meu, minha, sua,
seu.
• Demonstrativos: essa, isso.
• Indefinidos: tudo, toda.
3) b) fazem referência a estas
personagens: menino, menina e cão.
4) b) é uma forma de o menino
tratar a menina e de a menina tratar o menino.
c) é uma forma de tratamento
comum em conversa entre amigos, dependendo do lugar do Brasil.
5) a) É uma garota legal, não
gostaria de magoá-la, mas não tem jeito!
b) Podemos levá-lo para passear,
juntos!
6) a) Os alunos fizeram as
atividades. O professor vai corrigi-las logo.
b) Os amigos trocaram muitas
cartas. Eles vão guardá-las aqui.
c) O cão ganhou dois ossos. Vai
enterrá-los no jardim.
d) A embaixatriz ganhou muitas
flores. Sua secretária arrumou-as em um vaso.
e) O gato brincou com os novelos
de lã. O bichinho estragou-os.
7) “É o nosso cachorro.” | “O
nome dele é Bidu e está conosco há anos.”
8) a) Quando vós vos encontrastes
com o rapaz, fizestes cara feia.
b) Assim, ficamos muito tristes
quando você não nos reconheceu.
c) Não nos lembramos de ter lhe
dado esse brinquedo.
d) Lembramo-nos de que ela gostava
de passear conosco.
e) Vocês não se recordam de quem
estava a seu lado naquele lugar?
9) Algumas | meu | todos | outra
| todo | esses | outra | nossas.
• • •
11/09/2020
| GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 09-09-20
► Atividades:
pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos, páginas 165-166 do livro
didático
1) a) minha | nossa
b) nossas
c) Seus
d) meu | minha
2) 1: isto | 2: esse/aquele | 3:
dessas/daquelas
3) a) Muitas/Algumas tempestades
fortes [...] algumas regiões [...].
b) O professor gostaria que a
turma do 6º ano apresentasse algumas/muitas/várias sugestões de livros ainda
nesta semana.
c) Alguém deve ter esquecido as
chaves na porta.
4)
a)
• 1º quadrinho: vocês / me e você
• 2º quadrinho: quadrinho:
ninguém / você
• 3º quadrinho: você / meus /
minha
• 4º quadrinho: minhas / meus
• 5º quadrinho: meus / meus /
disso
• 6º quadrinho: meus / meu / meu
/ meus e eu
• 7º quadrinho: você / suas.
b) Ele demorou tanto para pegar as coisas dele que
estavam espalhadas pelo chão que
isso acabou o acalmando.
► Discurso
direto e discurso indireto, página 37 do Caderno de Atividades
1) c) o menino, a mãe e o médico.
2) d) era um jeito de o menino
ver o mundo.
3) b) Dr. Epaminondas
4) Após o exame, o Dr.
Epaminondas abanou a cabeça e disse a Dona Coló que não havia nada a fazer, que
o menino era mesmo um caso de poesia.
5) — Mãe, todas as borboletas da
Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador
para me transportar ao sétimo céu.
• • •
09/09/2020
| GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 04-09-20
► Outros
pronomes: possessivos, demonstrativos e indefinidos
1) A personagem feminina é
categórica em suas posições; ela demonstra segurança, certeza de que tem razões
concretas para não aceitar os conselhos de Horácio. Ele desiste de tentar mudar
a opinião dela porque percebe que não conseguirá.
2) • Pronome possessivo: Minha
• Pronome demonstrativo: Isso
• Pronome indefinido: Nenhum,
todos, alguma, outro.
3)
a) O desejo é do arco-íris.
b) A palavra esta, em “Esta tira ser publicada em cores!”.
4)
a) No primeiro quadrinho, Horácio
parece feliz com a possibilidade de o Sol chocar os vários ovos que estão ao
seu redor. No segundo, ele parece espantado ao se dar conta da situação. E no
terceiro, sua expressão é de tristeza, ao pensar que os seres que nascerão dos
ovos não receberão o cuidado de ninguém.
b) As palavras alguns e tudo.
c) A expressão “criançada toda”.
• • •
04/09/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 28-08-20
1) a) Ela emprega uma linguagem mais informal. Sugestão de exemplos: “Você
não desgruda!” (jeito informal de dizer “Você não fica longe de
mim!”); “Tá bom!” e “Me vê duas dúzias de laranja, seu João!”.
b) Porque a situação ilustra dois tipos de interação cotidianas (a menina
com seu gato e a menina com um feirante que ela conhece); portanto, uma
linguagem com algum grau de monitoramento ou formalidade não seria adequada
nessas situações.
c) A presença do gato é notada apenas pelo rabo, no meio dos peixes. O
humor pode decorrer da tentativa frustrada de o gato se camuflar em meio aos
peixes (o mesmo já havia ocorrido no terceiro quadrinho, quando o rabo do gato
para fora da mochila denuncia sua presença). O humor pode decorrer também do
fato de que, enquanto sua dona busca os alimentos que a agradam, ele faz o
mesmo na barraca de peixes.
2) a) Predomina o uso do pronome você, o que é verificável pelo verbo na 3ª
pessoa do singular e pelo uso do pronome seu.
b) “Eu te levo pra passear, escondido na mochila!”
3) a) [...] eu lhes emprestarei o livro Férias na Antártica.
b) Você quer que nós os levemos para passear mesmo com chuva?
c) Você pode almoçar conosco hoje?
4) a) [...] escondeu-o na mochila | [...] o escondeu na mochila.
b) [...] venderam-nas [...] | [...] as venderam [...]
c) [...] compraram-nos | [...] os compraram.
d) [...] entregá-las | [...] que as vai entregar.
e) [...] não quiseram vendê-los [...] | [...] não os quiseram vender
[...]
f) [...] vai comentá-la.
5) a) Nós (eu + outros), pronome pessoal, e plural de nó, amarração feita
com fio ou corda; problemas, dificuldades.
b) Você conosco.
c) A corda traz a imagem do nó, que cria o sentido de “problema“ e
permite a brincadeira com o pronome pessoal.
6) a) Porque os lisboetas conhecem muitos fatos da vida do brasileiro,
como as gírias, as novelas, as celebridades, a comida e a história. A língua
também contribuiria para essa sensação.
b) Refere-se à 1ª pessoa do plural (a pessoa que fala), nós.
c) Em Portugal, nós nos sentimos em casa.
d) A casa é da gente!
7) Em “A velha casa”, “a ajuda de vários artistas” e “A avó de Paulo”, o “a” acompanha o substantivo (é
artigo) e que, em “[...] ele a ajuda em suas tarefas”, o “a” substitui a expressão “a avó” (é
pronome).
• • •
1) O poema é um gênero textual geralmente
escrito em versos, que podem formar uma ou mais estrofes. Seu objetivo é
emocionar, impactar, divertir e sensibilizar o leitor através do contato com a
subjetividade dos versos. Costumeiramente, sua linguagem se estrutura em
versos, que posteriormente podem se agrupar em conjuntos denominados estrofes.
Os versos podem conter sonoridade marcada por musicalidade, através do emprego
de efeitos rítmicos e de rimas em sua composição. Na concepção dos versos, o
poema pode utilizar linguagem figurada, jogos de palavras e de sentido,
recursos visuais e associações entre diferentes linguagens, produzindo desse
modo diferentes significados.
2) O sentido próprio faz uso das palavras em
seu significado literal, original. O sentido figurado, por sua vez, explora
significados distantes da literalidade, possibilitando diferentes
interpretações para as palavras.
3) Podemos compreender as determinantes do
substantivo como palavras ou expressões que acompanham o substantivo,
determinando-o, isto é, acrescentando-lhe ideias distintas. Adjetivos e
locuções adjetivas são exemplos de classes gramaticais que agem como
determinantes dos substantivos.
4)
a) A metáfora é uma figura de linguagem em que
se acrescenta ao sentido literal de uma palavra, outro sentido que se associe
em significado, por relação de semelhança.
b) A personificação é a figura de linguagem
que atribui qualidades próprias dos seres humanos a seres não humanos, animados
ou inanimados.
c) Aliteração é uma figura de linguagem da
língua portuguesa, que caracteriza a repetição consecutiva de sons consonantais
idênticos ou parecidos, principalmente em versos e frases.
d) O trocadilho se trata de uma figura de
linguagem resultante da combinação de palavras que possuem sonoridade
semelhante ou idêntica, mas cujo sentido - e até mesmo a grafia - muitas vezes
difere completamente.
5) Metáfora, pois a melancolia presente no
gesto de adeus representado pelo balançar das mãos é trabalhado em uma relação
de semelhança com a triste imagem de pássaros morrendo lentamente.
6)
a) Um, belo.
b) De porco.
c) Menino: Agitado | Caso: um, de poesia.
7)
a) A minha irmã viajou no final de semana.
b) Os meus tios viajaram no final de semana.
c) As minhas primas viajaram no final de
semana
8) O compositor faz uso de verbos com
sonoridade semelhante mas significado distinto, para evidenciar um desconforto
em sua vida amorosa.
9) Aliteração, evidenciada na repetição da
consoante P. A frase, não por acaso, é um trava-línguas.
10) Temos nessa frase o uso do recurso
estilístico conhecido como personificação. Isso fica perceptível, uma vez que o
autor da frase afirma que seu coração lhe diz algo.
Nossa mãe pediu:
— Vamos todos juntos numa próxima vez?
E nosso pai respondeu:
— Sim.
6)
a) Era só elas ficarem sentadas que logo um pinguim-papua curioso se aproximava.
b) Alguns sinais indicam que finalmente estão chegando:
não veem mais albatrozes no céu, sentem o vento gelado
no rosto e não dá mais para ir do lado de fora sem luvas
e gorros.
7) Sugestão:
Desde pequenas, sabemos que os piratas dão a vida para encontrar tesouros. E nós ficamos impressionadíssimas quando, em nossa primeira viagem à Antártica, nosso pai disse:
— Vamos procurar um tesouro deixado anos atrás por mim e
meus amigos em um lugar chamado Pleneau.
► Caderno de Atividades, páginas 34-35
1) b) Isabela e o sonho.
2) c) Isabela e os sonhos são descritos.
3)
a) “É que ela não conhecia os sonhos comuns de sua idade [...].” ( 1 )
b) “Sonhava sonhar com festas, estrelas, vestidos... balas, batons, beijos escondidos.” ( 1 ) / ( 3 )
c) “A Lua acordava e dormia, ficava redonda e vazia, mas o sonho de Isabela não mudava a fantasia.” ( 2 )
d) “Depois acordava chorando, pedindo pro sonho acabar.” ( 1 )
4) b) Para Isabela, ao significado 1. | d) Para o sonho, ao significado 2.
5) b) Ampliar possibilidades de interpretação. | d) Sensibilizar o leitor para possíveis leituras.
6) b) Analisar os sonhos ajuda a usufruir deles.
7) a) Rimas e repetições de um mesmo som. | b) Repetições de palavras.
1)
a) meio
b) meia
c) bastantes
d) bastante
e) bastantes
2)
a) Um, uma, um
b) Uns
c) Umas
d) Uma
e) Uma
f) Uma
g) Um
h) Uns
i) umas
j) Uns
k) Um
l) Uns
3) d) O gato escaldado tem medo de água fria.
• • •
02/06/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 29-05-20
29/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 27-05-20
1) O título "Como um animal é declarado extinto?"
► Tarefa do dia 27-05-2020
1) Foi utilizada a metáfora, quando o ratinho compara seu amor pela companheira a uma caravana de rosas vagando num deserto inefável de paixão.
2) a) Os versos foram construídos a partir da figura de linguagem conhecida como personificação. Isso fica evidente quando o poeta atribui às ondas do mar sentimentos, traço típico dos seres vivos, e não de elementos da natureza.
3) O recurso estilístico empregado é o trocadilho, no qual palavras cuja sonoridade se assemelha são combinadas, formando outras unidades de sentido frasal.
27/05/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 26-05-20
26/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 22-05-20
20/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 19-05-20
15/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 13-05-20
13/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 12-05-20
12/05/2020 | GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO DIA 08-05-20
CONHECIMENTO EM TESTE, PÁGINAS 17-19 DO CADERNO DE ATIVIDADES
• Texto 1
c) Táxi | Hora
4)
a) /s/ b) /z/ c) /z/ d) /x/
5) • Na língua portuguesa, algumas letras correspondem ao mesmo fonema/som.
6) O fonema /s/ pode ser representado, na escrita, das seguintes formas: s, c, sc, xc, ç.
7) A letra X pode representar os sons /cs/, /z/, /s/ e /x/.
8) Na língua portuguesa, um fonema nem sempre é representado pela mesma letra.
9) A palavra "sede" com sentido de "vontade de beber água" é pronunciada com "e" fechado, /ê/. Ao significar um "local", a palavra "sede" é pronunciada com "e" aberto, /é/.
10) "Pôde" está no passado, enquanto "pode" está no presente.
06/05/2020 | GABARITO DAS ATIVIDADES DO DIA 05-05-20
b) "Não vi que era de barro!"
c) Frase nominal: "Não!", formada apenas pelo advérbio de negação.
Frase verbal: "Eu não vi!"
28/04/2020
GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO CADERNO DE ATIVIDADES, P. 5-14
24/04/2020
OUTRAS LINGUAGENS, P. 60-61
15-04-20
_________________________________________________________
15/04/2020
Pois então, agora corrigiremos as questões, então mãos à obra, estejam com caderno e lápis preparados para conferirem o gabarito e corrigirem as respostas.
Lembrem-se que qualquer dúvida que vocês tiverem em relação às questões, me procurem em nosso grupo do WhatsApp!
Nenhum comentário:
Postar um comentário