Matemática

Dezembro
23/12/2020
Desejo a vocês um Feliz Natal e um próspero ano novo!!

https://www.youtube.com/watch?v=W-3i32_NdeM

21/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!



Hoje veremos um vídeo sobre plantas baixas e vistas aéreas para encerrar o nosso conteúdo.


https://www.youtube.com/watch?v=YenflJeIKyY


A aula abaixo é referente ao dia 14 de dezembro.

Hoje vamos ver construções de figuras regulares. Figuras regulares são aquelas que possuem todos os lados iguais. Convido vocês a pegarem seus esquadros, compasso e régua.

Triângulo Equilátero 
Primeiro veremos como construir esse triângulo com um vídeo:

Passo a passo:
1º) Traçamos uma reta maior do que a medida dada;
2º) Identificamos o ponto A na reta traçada anteriormente;
3º) Com o compasso medimos a reta data e com a mesma abertura colocamos a ponto seca em A e traçamos o ponto B;
4º) Ainda com o compasso em A traçamos um arco passando por B;
5º) Colocamos a ponta seca em B e traçamos o arco passando por A.
6º) Esses arcos se encontram em um ponto C, e assim traçamos AC e BC.

Quadrado

Primeiro veremos como construir esse quadrado com um vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=yezYazUvHLg

Passo a passo:
1º) Traçamos uma reta OA igual a 5 cm;
2º) Com a ponta seca em O e abrindo o compasso até A, traçamos a circunferência;
3º) Depois traçamos o diâmetro AB da circunferência passando por O;
4º) Abrimos o compasso maior que a metade de AB e traçamos o ponto médio como foi feito na aula de sexta-feira.
5º) Traçamos a reta passamos por O e os pontos que encontra a circunferência, pontos C e D.
6º) Assim traçamos AC, CB, BD e AD.

Hexágono

Primeiro veremos como construir esse hexágono com um vídeo:

Passo a passo:
1º) Traçamos uma reta OA igual a 5 cm;
2º) Com a ponta seca em O e abrindo o compasso até A, traçamos a circunferência;
3º) Com a mesma abertura colocamos a ponta seca em A e traçamos o ponto B na circunferência, colocamos a ponta seca em B e traçamos o ponto C e assim por diante até chegar em A.
4º) Traçamos os segmentos: AB, BC, CD, DE, EF e AF.


18/12/2020
Abaixo o material da aula de hoje.



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula é pela plataforma Plurall!!
Aguardo a todos vocês

17/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje leremos um texto sobre geometria. 
Bjos e bons estudos



14/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula é pela plataforma pelo Plurall.
Aguardo todos vocês.

11/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa avaliação do 4º bimestre pela plataforma Plurall.
Leiam as questões com atenção e comecem a prova cedo. 
Boa prova!!!




10/12/2020
Abaixo o material da nossa aula de revisão!!
Bjos e bons estudos



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa aula de revisão pelo Plurall.
Aguardo todos vocês.

07/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje leremos um texto que trabalho com o conceito de estatística.



Para fixarmos e concluir o conteúdo da nossa avaliação peço que vocês façam os exercícios das páginas 345(número 1), 349,350,351,353,355,356 e 357 do livro didático. O gabarito estará aqui no blog na próxima quinta-feira, 10 de dezembro.
Bjos e bons estudos.
 
04/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje faremos alguns exercícios do livro.
Bjos e bons estudos


Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=ZqD3QWNWPqo






03/12/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos as etapas para uma pesquisa.
Bjos e bons estudos


Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=KYCsRQx4mjk

Novembro
30/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje reveremos porcentagem.
Bjos e bons estudos



Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=S6cIO6T7vMA

27/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Bjos e bons estudos



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês!




26/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos unidade de capacidade!!
Bjos e bons estudos



24/11/2020
Abaixo o nosso TRABALHO!!
Valor: 8 pontos.
Se possível façam em folha separada.


23/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos mudança de unidade e volume se alguns sólidos geométricos.
Bjos e bons estudos



20/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Bjos e bons estudos



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês



19/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos cálculo de área de algumas figuras geométicas.
Bjos e bons estudos




16/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos mudanças de unidades de área e unidade agrária. 
Bjos e bons



Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=wAUxRVlFvRA
13/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começaremos medidas de área!!
Bjos e bons estudos















12/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!
Bjos e bons estudos



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês

09/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começamos o conteúdo de polígonos!
Bjos e bons estudos



06/11/2020
Abaixo o material da aula de hoje!



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula  é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.

05/11/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começamos unidade de comprimento. 
Bjos e bons estudos



Outubro
29/10/2020
Abaixo o material da aula de hoje:



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula  é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.

27/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje é a nossa avaliação pelo Plurall, das 16 horas às 20horas. Leiam as questões com atenção!!
Bjos e boa prova

26/10/2020
Abaixo o material da aula de revisão:



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula de revisão é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês.

23/10/2020
Abaixo o material da aula de hoje!



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!!!
Hoje também é o ultimo dia do nosso trabalho, também pelo Plurall. Conto com a participação de todos.

22/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos ângulos.
Bjos e bons estudos



19/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver interseções. 
Hoje também começa o nosso trabalho, pelo Plurall, e vai até sexta-feira, 23 de outubro.
Bjos e bons estudos




14/09/2020
TRABALHO:



09/10/2020

Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje revisaremos semirreta e segmento de reta.
Bjos e bons estudos









08/10/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!!!
Aguardo todos vocês!

05/10/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos pontos colineares.
Bjos e bons estudos.



02/10/2020
Abaixo material da aula de hoje!!



Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!!!
Aguardo todos vocês!









01/10/2020
Olá queridos,  espero que estejam bem!!
Hoje começamos outubro vendo as figuras geométricas básicas.
Observação: Para a aula de amanhã pelo Plurall, precisaremos de folhas soltas (folha de ofício ou folha de caderno).
Bjos e bons estudos




Setembro
28/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos um texto sobre a história de geometria.
Bjos e bons e estudos




25/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos divisão de números decimais.
Bjos e bons estudos


Abaixo o link do vídeo, caso não consigam ver aqui pelo blog.
https://www.youtube.com/watch?v=BsSuA4Vq3B0&t=3s

Dever de casa:

Livro páginas:240,243,244,247,251,252,261,263,264,265,266,269

Para entregar no retorno: 274,275 e 276


24/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje!!




Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!!!
Aguardo todos vocês!

21/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje veremos operações com números decimais!!!
Bjos e bons estudos



18/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje.



Dever de casa:

Livro páginas: 207 (a partir do número 6), 210 (número 15), 211, 212, 214, 219, 220, 221, 222, 231, 232, 233, 235 e 236

Para entregar no retorno da aula: 224,225 e 226


Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje nosso encontro é pela plataforma Plurall!!
Aguardo todos vocês

17/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começaremos números decimais.
Bjos e bons estudos



14/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos acabar o conteúdo de operações de frações.
Bjos e bons estudos



11/09/2020
Abaixo o material da aula de hoje:



Dever de Casa 
O dever dessa semana é no livro nas
páginas:  193,194,195,196,197,198,202 e 203

Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula é pelo Plurall. 
Aguardo todos vocês.

10/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver como reduzir uma fração e comparação de frações.
Bjos e bons estudos




04/09/2020
Abaixo o material da nossa aula de hoje!!
Bjos, bons estudos e bom feriado!!



Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje o nosso encontro é pelo Plurall!!
Aguardo todos vocês
03/09/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ter frações equivalentes e simplificação de frações!!
Bjos e bons estudos


Agosto
31/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar frações!
Bjos e bons estudos!


28/08/2020
Abaixo o material da aula de hoje!
Bjos e Bons estudos




Olá queridos espero que estejam bem!!
Nossa aula de hoje será na plataforma Plurall.
Aguardo vocês!

27/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje começamos o nosso conteúdo do 3°bimestre. Vamos ver frações, façam seus resumos no caderno. 
Bjos e bons estudos


2° bimestre
17/08/2020
Material da aula de revisão de hoje, pelo Plurall.



07/08/2020

Atividades Revisionais






06/08/2020
Olá queridos! Espero que estejam bem!
Hoje é a nossa última revisão, aqui pelo blog, antes da nossa atividade avaliativa!
Bons estudos!
Bjos


03/08/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Iniciamos Agosto com a nossa revisão para a atividade avaliativa do 2° bimestre. Qualquer duvida entrem em contato comigo. Bons estudos!!
Bjos



Julho
24/07/2020
Abaixo o material da aula de hoje!

Olá queridos, espero que estejam bem!!
Passando para lembrar que hoje a nossa aula é pelo Plurall. 
Abaixo está o nosso dever e o nosso trabalho. Na aula de hoje explicarei sobre o trabalho. Aguardo vocês!!!
Bjos 

Dever de Casa 
O dever dessa semana é no livro nas páginas: 157,158,160,161,162,164,166,167,169,170,171,172,173 e 175
Páginas 176 e 177 para entregar após o retorno das aulas

TRABALHO



23/07/2020
Olá queridos! Espero que estejam bem!
Hoje vamos ver divisores de um número natural!!
Bjos


20/07/2020
Olá queridos!! Espero que estejam bem!!!
Hoje vamos ver mínimo múltiplo comum. 
Bjos


17/07/2020
Abaixo o material da aula de hoje!

Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje a nossa aula é pelo Plurall. Aguardo a todos.
Bjos


16/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver múltiplos.
Bjos


13/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver fatoração em números primos.
Bjos



10/07/2020
Abaixo o material da aula de hoje.

Olá queridos, espero que estejam bem!
Passando para lembrar que a nossa aula de hoje é pelo Plurall. Aguardo a todos.
Bjos


09/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje vamos ver como achar os número primos!
Bjos



06/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!
Hoje vamos ver números primos!!
Bjos

03/07/2020
Abaixo o material da aula interativa de hoje!


Olá queridos, espero que estejam bem!!!
  • O dever dessa semana será exclusivamente no livro, páginas: 139,140,142,143 e 144 do número 4 ao 45. 
Não se esqueça que hoje nossa aula é pelo Plurall. Aguardo todos vocês!!

Bjos

02/07/2020
Olá queridos, espero que estejam bem!!
Hoje vamos continuar vendo alguns critérios de divisibilidade!! 
Bjos







Junho 
29/06/2020

Olá queridos, sejam bem-vindos!!
Espero que estejam bem!
Hoje começamos a segunda etapa do nosso conteúdo.
Bons estudos!!!





Junho




05/06/2020

Atividades revisionais






04/06/2020
Oi gente, espero que estejam bem!
Hoje vamos ver o restante da matéria da nossa atividade avaliativa, divisão, potencia e raiz quadrada. Bons estudos!!!



01/06/2020
Oi gente, espero que estejam bem!
Hoje começa a nossa revisão para a prova. Bons estudos!!!



Maio
29/05/2020
Olá queridos!! Espero que estejam bem!!
Hoje vamos ver a última parte da nossa unidade.
Bjos








28/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Na aula de hoje vamos acabar as propriedades de potências.
Bjos




25/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos começar a ver propriedades importantes de potenciação.
Bjos



22/05/2020
Olá amores, espero que estejam bem.
Hoje vamos ver o que são números quadrados.
Bjos









21/05/2020
Olá amores, espero que estejam bem.
Hoje vamos começar uma matéria que vocês estavam doidos para aprender: raiz quadrada. Logo após o vídeo tem as instruções para o nosso trabalho. LEIAM COM ATENÇÃO!!
Bjos




Trabalho abaixo:

18/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos ver expressões numéricas utilizando potências. 
Bjos




15/05/2020
Oi Amores, espero que estejam bem.
Hoje vamos dar uma parada no conteúdo de potência e vamos ver uma reportagem sobre a nossa "matemática em ação". Espero que gostem.
Bjos

MATEMÁTICOS DESCOBREM JEITO MAIS EFICIENTE DE VIAJAR ATÉ MARTE

   O Planeta Vermelho é tão cheio de encantos que nós aqui do Mega Curioso temos um espaço especial dedicado somente a notícias sobre Marte. Quando o assunto é colonizar o planeta vizinho, uma das maiores preocupações é, sem dúvidas, a viagem até lá, afinal não deve ser muito simples mandar pessoas até outro planeta, não é mesmo?
   A boa notícia, nesse sentido, é que alguns pesquisadores parecem ter descoberto um novo jeito de ir para Marte – e gastando menos dinheiro ainda! Um dos problemas maiores de enviar pessoas ao planeta ao lado é o tanto de combustível que uma viagem desse porte iria exigir. Além disso, Terra e Marte estão em constante movimento e em desalinho, então é difícil calcular com precisão um percurso eficiente. Os dois planetas ficam perfeitamente alinhados a cada 26 meses, apenas.

Matematicamente falando


   E, se você é do tipo que diz que matemática é uma coisa inútil, está na hora de rever seus conceitos, pois é graças a um grupo de matemáticos que uma nova estratégia de rota está sendo desenvolvida.
   Mapear uma viagem da Terra até Marte é uma tarefa de extrema complexidade, afinal a distância entre os dois planetas está constantemente diminuindo ou crescendo, dependendo de como suas órbitas estão ao redor do Sol. Além disso, é preciso levar em conta questões de gravidade na Terra, em Marte e no espaço entre um planeta e outro. Deu para entender a dificuldade da coisa?
   Foi com esse problema em mãos que os matemáticos Francesco Topputo e Edward Belbruno resolveram calcular o caminho até Marte de um jeito diferente, de modo que os movimentos do Planeta Vermelho fossem favoráveis a essa nova possibilidade de rota. Para isso, os caras usaram um conceito chamado “captura balística”, que é o oposto de qualquer outra lógica já utilizada até agora para criar uma rota de viagem.

Como funciona


   A ideia é direcionar a aeronave para a órbita de Marte e não para Marte em si, usando uma lógica já conhecida que lança aeronaves à órbita da Lua. O novo plano de viagem pretende colocar as naves na órbita do Planeta Vermelho a uma velocidade inferior à de Marte. Isso faria com que a gravidade do planeta desacelerasse a nave, a colocasse em órbita e a fizesse pousar.
   Esse novo método, só para você ter ideia, consegue economizar 25% do combustível necessário para a viagem, o que é uma vantagem gigantesca em relação aos outros métodos de cálculo de rota. A diminuição de combustível deixa a nave mais leve e permite que a viagem tenha mais carga, o que seria primordial para o caso de uma futura missão humana. Dessa forma, seria possível também que uma aeronave levasse mantimentos aos tripulantes que se arriscassem a ficar no Planeta Vermelho.
   Como a aeronave seria enviada em uma velocidade mais lenta, a viagem em si se tornaria mais lenta e poderia levar alguns meses a mais do que as outras rotas existentes, que estimam seis meses de viagem. Ainda assim, haveria a economia de combustível, que é a principal preocupação do momento. Além disso, esse esquema dispensa a espera do alinhamento ideal entre a Terra e Marte, o que só acontece a cada 26 meses. E aí, se fosse possível, você se arriscaria em uma viagem espacial de quase um ano?

Fonte:

14/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos ver a diferença entre produto e potência.
Bjos



Potências
As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano. Os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros. As equações e funções exponenciais também são exemplos em que utilizamos potências. A notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou pequenos... por isso usar desculpas como “nunca vou utilizar isso” não são bem vindas.
As potências servem para representar a multiplicação de fatores iguais. São utilizadas porque sua representação é mais simples, como você verá no exemplo abaixo:

Logo, lemos cinco elevado ao cubo.
Vamos relembrar que existem potências com nomes especiais, como é o caso dos expoentes 2 e 3.
Exemplos:
2²= dois elevado ao quadrado
2³= dois elevado ao cubo
MAS ATENÇÃO!!! 4²(4.4=16) é diferente de  4.2 (8), muitos acham que o expoente é o valor ao qual devemos multiplicar a base, mas na verdade, ele é a quantidade de vezes que a base se repete e se multiplica. Assim:

Fonte:

11/05/2020
Olá queridos, espero que todos estejam bem. Hoje vamos continuar vendo potências de expoentes especiais. 
Bjos e bons estudos




08/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos começar a ver expoentes especiais. 

Bjos









07/05/2020
Olá queridos, espero que estejam bem.
Hoje vamos começar potência.
Bjos






04/05/2020
Maio
Olá amores, espero que todos estejam bem. 
Hoje vamos começar o mês de maio com uma novidade. 
A partir de agora a nossa aula vai ficar na parte superior aqui no blog, para facilitar na hora de acha-las. Vamos ler um texto sobre a importância da matemática na nossa vida. 
bjos
A importância da matemática no cotidiano
(...)

ORIGEM


A palavra matemática tem origem grega μάθημα (mátema) que significa “ciência, conhecimento, ou aprendizado” e μαθηματικός (matematikós), significando “fundação do aprendizado”. A matemática “é a ciência das grandezas e formas no que elas têm de calculável e mensurável, isto é, que determina as grandezas uma pelas outras segundo as relações existentes entre elas” (BUENO, 2007, p.500).


Originou-se por volta de 2.400 a.C., surgindo a partir das necessidades básicas do homem primitivo que se utilizava da contagem com uso de ossos, pedras e dedos das mãos e das medições para controle de suas atividades, por não existir um processo econômico propriamente dito. Essa necessidade do homem de relacionar as atividades naturais do seu cotidiano foi importante para o desenvolvimento do estudo da matemática através de suas descobertas e teoremas defendidos por diversos estudiosos com o decorrer do tempo.


Desenvolvida na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio, a matemática intensificou-se na Europa a partir da Renascença, época de novas descobertas científicas.


A História da Matemática torna-se um importante instrumento para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da mesma, possibilitando assim entender conceitos a partir de sua criação, levando em consideração todas suas alterações no decorrer da história, facilitando desse modo à compreensão para os alunos, bem como despertando sua curiosidade e principalmente interesse para futuras pesquisas (OLIVEIRA; ALVES; NEVES, 2008).


Como citado pelo autor, a matemática é de suma importância para todos. Suas descobertas, importante para o crescimento e desenvolvimento da humanidade, ajudaram a entender as situações e problemas que nela está envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos. Com isso, faz-se necessário repassar aos alunos suas curiosidades despertando interesse para a disciplina.


(...)
MATEMÁTICA APLICADA NO DIA A DIA


A matemática é utilizada no dia a dia para facilitar a vida do ser humano, pois tudo que acontece ao nosso redor está diretamente ligada a esta disciplina. Seja fazendo compras no supermercado: somando o quanto irá gastar, calcular o troco, calcular possíveis descontos; na rotina de casa: fazendo uma receita, calculando os itens que devem ser colocados em unidades, peso e etc.; para se locomover: calculando quanto se deve colocar de gasolina de acordo com o percurso realizado e valor do combustível, quanto tempo se gasta de um lugar ao outro, calcular possíveis gastos extras de uma viagem; no trabalho: calculando o pagamento da previdência, calcular as férias, calcular o valor do décimo terceiro, valor do salário; e assim por diante.


A matemática não deve ser vista apenas como pré-requisito para estudos posteriores. É preciso que o ensino esteja voltado à formação do cidadão, que utiliza cada vez mais conceitos matemáticos em sua rotina (PCN – Edição Especial, p.51).


Existem vários exemplos da utilização da matemática no cotidiano que são importantes para o professor aplicar em sala de aula, pois ao transmitirem seus conhecimentos, repassam aos alunos situações diárias comparando com a realidade mais próxima, refletindo num melhor aprendizado e ao mesmo tempo estimulando o raciocínio lógico.


[…] saibam usar a Matemática para resolver problemas práticos do cotidiano; para modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento; compreendam que a Matemática é uma ciência com características próprias, que se organiza via teoremas e demonstrações; percebam a Matemática como um conhecimento social e historicamente construído; saibam apreciar a importância da Matemática no desenvolvimento científico e tecnológico (BRASIL, 2006, p. 69).


Através de suas descobertas com o decorrer do tempo, o avanço tecnológico permitiu novas tendências de ensino na prática pedagógica. Trazendo inovação e comodidade aqueles que a utilizam no dia a dia. Assim, observando a cultura regional, a matemática é aplicada de acordo com necessidades básica do cotidiano. D’Ambrósio (2001, p.22) diz:


O cotidiano está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura. A todo instante, os indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.


Dessa forma, pode-se considerar a matemática como uma ciência de fundamental importância para a nossa vida, pois ela condiciona a pensar e criar um senso crítico, trabalhando o raciocínio diante das tarefas que encontradas diariamente.


Fonte:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/matematica-no-cotidiano




Abril


06/04/2020


        


13/04/2020

Olá amores, na aula de hoje vamos ver um pouco mais sobre unidade de tempo. Peço compreensão pelo vídeo, pois estamos iniciando nesse mundo digital.
Bjos




16/04/2020
Olá queridos, na aula de hoje vamos começar a ver operações com unidades de tempo.

Bjos




17/04/2020
Olá amores,
Hoje vamos continuar vendo Operações com unidades de tempo.

Bjos





Queridos devido ao feriado de terça-feira(21/04/2020), retornaremos as aulas, aqui no blog, na quarta-feira (22/04/2020). Bom feriado a todos.



23/04/2020

Oá queridos,
Vamos continuar vendo operações com unidades de tempo.

Bjos



24/04/2020
Olá amores,
hoje é a nossa última aula sobre operações com unidade de tempo, espero que esteja tudo tranquilo.

Bjos


27/04/2020
Olá amores, 
Hoje vamos ver como resolver problemas matemáticos.

Bjos




30/04/2020
Olá amores,

espero que todos estejam bem. Hoje trouxe um texto que tem uma parte no livro de vocês, achei legal traze-lo na integra.

Bjos



Brasileiro tira de circulação um terço das moedas emitidas no país por ano
Brasileiro chega a tirar de circulação 7,4 bilhões de unidades. Sem ter condições de dar troco, comerciantes tentam conscientizar população sobre a necessidade de disponibilizar o dinheiro de metal e oferecem ágio e prêmios a quem as usa



O hábito dos brasileiros, de encher cofrinhos, tira de circulação um terço das moedas emitidas no país por ano. Para desespero de comerciantes, caixas e cobradores de ônibus, a população guarda até 7,4 bilhões de unidades que deveriam estar no mercado, facilitando o troco e viabilizando transações. As medidas para driblar a falta de moedas passam pela compra com ágio, apelo aos clientes e até recompensas para os consumidores que pagam com o dinheiro de metal. Para piorar, o custo de produção das moedas é maior do que o das cédulas e, na maioria delas, o valor de face não paga o gasto com a confecção.


Nos mercados menores, distantes de bancos, é comum ter cartazes pedindo por troco e até oferecendo dinheiro para compra. Em Tamandaré (PE), um estabelecimento oferece 3% a mais para quem estiver disposto a trocar moedas por papel. Na capital federal, o supermercado Veneza precisa apelar ao bom senso dos clientes. No microfone, o fiscal de loja Sebastião Batista, de 24 anos, implora para que quem tem cofrinhos leve as moedas para trocar nos caixas e ajudar no atendimento.


O gerente do estabelecimento, Evantuir Ramos, 48, explica que não basta ir ao banco para conseguir troco. “Muitas vezes, o banco também não tem. A gente precisa fazer um agendamento para as trocas. Não é fácil”, alerta. Outro problema, ressalta, é quando saem moedas comemorativas, como na época das Olimpíadas. “A situação fica ainda mais crítica. As pessoas colecionam”, diz.


O quadro poderia ser ainda pior, mas, atualmente, 70% das compras são feitas com cartões. O caixa Kairo Noleto, 18, conta que a saída é arredondar, às vezes para cima, outras para baixo. “Mas os clientes reclamam. Acham que o mercado lucra com isso. Só que tem dias que fecho com menos dinheiro, outros com mais. Faço um fundo de caixa porque sempre vou precisar arredondar”, conta. Kairo revela que muitas pessoas nem sequer se esforçam para facilitar o troco. “Aí quando veem que preciso trancar o caixa e sair para conseguir moedas, é que elas começam a olhar nos bolsos”, reclama.


Não é o caso do motorista Benjamin Bispo de Miranda, de 47 anos. Consciente, ele, que sempre compra com dinheiro, não guarda moedas em casa. “Eu ando com elas no bolso. Sei da dificuldade que é fazer troco, então faço minha parte. Moeda é para circular”, ensina.


Pesadelo


Pois é na circulação de passageiros, todos os dias, que o problema se agrava. Com tarifas quebradas, de R$ 3,50 e R$ 4,95, as moedas são o pesadelo dos cobradores de ônibus. “O pessoal tem que se virar porque nem a arrecadação tem o suficiente para distribuir”, conta a assistente de Arrecadação da empresa de transporte coletivo Piracicabana, Cleide das Graças Oliveira. Ela diz que os cobradores trocam entre eles, na virada dos turnos, apelam aos passageiros e até guardam de um dia para o outro.


A falta de moedas acabou até mesmo com um tipo de comércio muito comum, as lojas de R$ 1,99. O dono da Casa Melo Presentes, Victor Hugo Melo, de 23 anos, afirma que precisou abolir o valor depois que a Casa da Moeda parou de emitir as de R$ 0,01. Embora elas tenham validade até hoje, deixaram de ser produzidas em 2004 e sumiram de circulação. “Nós arredondamos os preços, mesmo assim é difícil. Nos faltam, principalmente, as de R$ 1 e R$ 0,50”, assinala.


O comerciante explica que muitos consumidores compram, com notas grandes, mercadorias de baixo valor só para trocar o dinheiro. “Isso atrapalha demais o nosso negócio. Temos que apelar aos clientes mais fiéis. Eu, casualmente, estou com o porta-moedas cheio hoje porque um deles abriu o cofrinho e trocou o dinheiro na nossa filial em Taguatinga. Aí eu trouxe um pouco para cá”, diz, organizando a nova unidade, no Sudoeste.


Entesouramento


O Banco Central (BC) explica que esse fenômeno de guardar moedas em cofrinhos, gavetas ou no carro, chamado “entesouramento”, ocorre no mundo inteiro. Estudos da instituição apontam que os brasileiros entesouram 7,4 bilhões de moedas. A autoridade monetária admite, no entanto, que a produção de numerário foi impactada, desde 2014, pela “necessidade de redução da despesa pública” no âmbito federal. Mas ressalta que “a área técnica tem envidado esforços para administrar os estoques disponíveis com a finalidade de atender de forma mais equânime possível às demandas”.


Em 2016, o BC disponibilizou 761 milhões de novas moedas, volume 11% superior a 2015, quando foram 685 milhões de unidades. “Em 2017, já foram disponibilizadas mais 86,7 milhões de moedas, alcançando 119 moedas por habitante”, explica, por meio da assessoria de imprensa. Existem em circulação 24,68 bilhões de unidades de moedas ou R$ 6,23 bilhões em valor, o que corresponde a uma disponibilidade per capita de R$ 30.


Falta de hábito


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que estudo do BC mostra que as moedas acumuladas representaram 32% do total emitido em 2015. Atualmente, o estoque de moedas existente no mercado corresponde a 100 unidades para cada habitante, números equivalentes à média internacional, destaca a entidade. Entretanto, usar moedas não é hábito dos brasileiros, diferentemente do que ocorre em outros países em que é comum o maior pagamento e recebimento de moedas metálicas.


O diretor de operações da Febraban, Walter de Faria, explica que o hábito de guardar e não usar moedas é um resquício do período de inflação alta. “O dinheiro perdia valor muito rapidamente e, por isso, as moedas eram menosprezadas”, diz. Após a estabilização do real, no entanto, as moedas esquecidas na bolsa ou na gaveta podem ser suficientes até para pagar pequenas contas. “É importante que as pessoas se sensibilizem sobre o valor que elas têm e sobre a importância também das cédulas de pequenas denominações. Elas precisam circular no mercado, pois facilitam o troco no comércio e reduzem as despesas do governo com novas emissões de dinheiro”, explica o executivo.


Para quem possui o saudável hábito de economizar, o diretor de Educação Financeira da Febraban, Fabio Moraes, orienta que não é preciso abrir mão da poupança diária para ajudar na circulação de moedas. O diretor aconselha que se abra o cofrinho com frequência para a troca de moedas poupadas por cédulas de maiores denominações. Outra sugestão do executivo é que se faça uma aplicação com o montante guardado. “Além de ajudar o sistema financeiro a colocar moedas em circulação, você também faz o seu dinheiro render, ao colocá-lo em uma aplicação financeira em vez de mantê-lo parado em casa, perdendo valor”, sugere.


Iniciativa


O Banco Central considera relevantes todas as iniciativas que levam à conscientização da população sobre a importância de as cédulas serem preservadas e as moedas, postas em circulação. “Mostraram-se exitosas experiências como a do Metrô de São Paulo, que desenvolveu uma campanha de comunicação e instalou máquinas ‘Cata Moedas’ nas estações, incentivando a compra de bilhetes com moedas e dinheiro trocado e estabelecendo pontos para a realização da troca”, ressaltou a assessoria da autoridade monetária.


Fonte:
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/02/13/internas_economia,573091/por-que-o-brasileiro-tira-de-circulacao-um-terco-das-moedas-emitidas.shtml

3 comentários: